Ciência explica por que o seu café pode ficar melhor com sal

O café é a bebida que a maioria dos brasileiros ama. Há quem não consiga começar o dia sem um cafezinho ou que nem conversa pela manhã se não sentir aquele cheirinho gostoso e o café quente na boca. O amor pela bebida pode ser uma coisa quase universal e conhecida por todos. No entanto, existem variações no seu modo de fazer.

Uma coisa que provavelmente poucas pessoas tentaram fazer é colocar sal no café. Claro que à primeira vista isso pode parecer estranho e até mesmo uma ideia sem sentido nenhum, no entanto, ela é uma prática bem antiga e tem sido feita em várias culturas do mundo todo.

Essa tendência ficou mais evidente com chefs e especialistas, como Alton Brown. Eles pontuaram os benefícios e sabores únicos que essa mistura pode trazer. E como dito, a prática é bem antiga. Em 1997, uma pesquisa, feita por P. Breslin e G. Beauchamp, publicada na revista Nature mostrava que o sal conseguiria realçar o sabor e diminuir a amargura tanto de alimentos como de bebidas.

Sal no café

Terra

No caso dessa mistura feita por Alton Brown, ela ficou bem famosa por conta da sua capacidade de neutralizar o amargo do café. Fazer isso pode ser bastante útil quando a pessoa usa grãos torrados de forma intensa, já que eles trazem um sabor mais forte e amargo para a bebida.

De acordo com o chef, ele usa um quarto de colher de chá de sal kosher, que é aquele que não tem adição de iodo, para cada seis colheres de pó de café.

Conforme a pesquisa de Breslin e Beauchamp, o sal consegue diminuir a sensação do amargor porque ele consegue afetar os receptores gustativos que são relacionados ao amargo.

O sal tem o poder de influenciar os cinco sabores básicos, azedo, doce, salgado, amargo e umami. Ele pode aumentar ou diminuir a sensibilidade dos receptores no paladar das pessoas. Por conta disso que colocando um pouco de sal no café o amargor da bebida diminui um pouco e a faz ser mais agradável ao paladar. Essa função é parecida com a que o sal faz nas sobremesas doces.

É prejudicial?

Terra

Claro que por não ser um hábito tão corriqueiro as pessoas têm dúvidas sobre ele e se ele pode ser prejudicial à saúde. A verdade é que o sal colocado no café não traz desvantagens para a saúde, desde que seja colocado moderadamente. Contudo, as pessoas que são sensíveis ao sódio ou que têm problemas de pressão alta precisam evitar colocá-lo na bebida. Até porque, se isso for feito, a ingestão de sódio delas aumentará e isso pode resultar em problemas de saúde, principalmente os relacionados com o coração.

Outro ponto importante de ser lembrado é que quando o café tem uma qualidade alta, ele tende a ser menos amargo e por isso pode não ser preciso a adição do sal, até para quem for bebê-lo conseguir apreciar todo o sabor da bebida.

Isso mostra que o sal no café pode ser uma alternativa bem curiosa e saborosa para as pessoas que têm vontade de explorar um novo rumo na conhecida e amada bebida. Mas é claro que não deve ser esquecido que o sal tem que ser usado de forma moderada e levando em consideração as necessidades de saúde de cada um.

Formas de beber

Café fazenda aliança

As pessoas que gostam de beber café e querem variar a maneira de tomá-lo podem olhar para o resto do mundo para saber como a bebida é tomada nesses lugares. Ele é ingerido das mais diversas maneiras. E o melhor de tudo é que, para tomá-lo de outras partes do mundo, não é preciso sair de casa. Veja algumas formas.

Expresso

Essa é uma das formas mais simples de tomar a bebida. Ela foi inventada na Itália e é uma dose de café expresso servida em uma xícara para esse tipo de café.

Doppio

Essa é outra forma de tomar a bebida que também foi inventada na Itália. O doppio são duas doses de expresso em uma xícara de café expresso.

Ristretto

Os amantes de café devem muito à Itália pelas mais variadas formas de ingerir a bebida. Nessa forma temos um café expresso, mas com metade da quantidade de água. Isso cria um sabor bem mais concentrado e um paladar mais forte.

Café longo

A origem dessa forma de beber é da Austrália. Dessa forma, ele é servido como um café expresso com água. Mas a água quente é adicionada antes e depois do café para que não atrapalhe o creme.

Café cubano

Como o próprio nome diz, ele foi inventado em Cuba. Nesse jeito, a pessoa bebe um café expresso adoçado com açúcar mascavo.

Café bombón

Esse café tem origem na Espanha. Ele é um café expresso com leite condensado.

Macchiato

Essa é uma das formas mais conhecidas também de se tomar a bebida. Ela foi inventada na Itália e é um café expresso, com um toque de leite no vapor.

Galão

Essa forma de tomar a bebida foi inventada em Portugal. Nela, as pessoas tomam um quarto de café expresso e três quartos de espuma de leite.

Capuccino

Essa é uma das formas mais amadas de se tomar o café. Ela foi inventada na Itália e, geralmente, é preparada com um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite. O capuccino é servido em uma xícara grande e com um toque final de canela ou chocolate em pó.

Affogato

Outra invenção maravilhosa da Itália de como tomar café é uma colher de sorvete de baunilha em um copo de café expresso derramado por cima.

Fonte: Terra

Imagens: Café fazenda aliança, Terra

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...