• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 coisas incríveis que você pode fazer com gelo seco e não sabia

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      18/12/15 às 15h55

O gelo seco é a sólida forma de dióxido de carbono. Essa substância é extremamente vantajosa pois a sua temperatura de congelamento é menor do que a da água e é mais eficiente para preservar alimentos congelados gelados.

O gelo seco pode ser perigoso de se manipular sem um equipamento adequado. Ele pode causar queimaduras causadas por congelamento. Embora não seja muito tóxico, a liberação de gases do gelo seco pode causar hipercapnia (quando o dióxido de carbono fica em nível altos no sangue).

Conheça a seguir alguns truques que você pode fazer com gelo seco:

Combustível de foguete

Se você misturar gelo seco com água ele vai sublimar. Se a sublimação acontece dentro de um recipiente fechado, o dióxido de carbono que é produzido vai causar uma pequena explosão. Com algumas etapas extras, você pode usar essa mesma reação explosiva como combustível para um foguete simples.

Cerveja-de-raiz

11

Já que gelo seco é simplesmente dióxido de carbono e dióxido de carbono sólido é o que dá ao refrigerante o aspecto gaseificado, você pode fazer sua própria bebida gaseificada como a cerveja-de-raiz. Para fazer um litro de cerveja você precisa de um galão de água, 1 kg de gelo seco e extrato de cerveja de raiz. Algumas também usam duas xícaras de açúcar.

Conservação

12

Gelo seco pode ser usado para congelar alimentos com extrema rapidez. O gelo seco reterá a textura original e não vai deixar o produto encharcado quando você descongelar.

Proteja-se de pragas urbanas

13

Mosquitos e outros insetos são atraídos pelo gás dióxido de carbono. Assim, o gelo seco pode ser utilizado para atrair estes insetos para longe de sua casa. Ao pendurar um saco de pano com blocos de gelo seco, você pode aumentar significativamente a eficácia da armadilha para insetos.

Balões que se inflam sozinhos

10

Para esse truque, você deve colocar um ou dois pedaços de gelo seco dentro de um balão e amarrá-lo. Você vai perceber que os balão vão começar a se inflar sozinhos. A desvantagem é que demora em torno de 25 minutos para que o balão encha completamente.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Viral Nova  
Imagens Avito
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+