Curiosidades

5 coisas que as pessoas com deficiência querem que os outros saibam

0

Um em cada quatro cidadãos estadunidenses é portador de algum tipo de deficiência. Apesar de ser comum, pessoas com deficiência ainda lidam com a ignorância, o estigma, a exclusão e a falta de acessibilidade.

Esses obstáculos sistêmicos e o comportamento insensível ou impensado tornam a realidade dessas pessoas ainda mais difícil. Muitos até recebem apoio de amigos, colegas ou conhecidos, mas por falta de informação até os mais próximos erram ao tentar acertar.

Diante deste cenário, o portal de notícias Huffpost pediu a uma série de pessoas com deficiência que compartilhassem o que elas gostariam que as pessoas soubessem ou entendessem. Confira, agora, quais foram os posicionamentos.

1. “Ser deficiente não é uma coisa ruim – o que é ruim é a forma como as pessoas me tratam”

“Eu gostaria que meus amigos soubessem que a parte mais difícil de ser deficiente não é ter que lidar com a minha própria deficiência. O mais desafiador é a forma como a sociedade me trata. Vivemos em um mundo inacessível e que não prioriza a inclusão de pessoas com deficiência. Quando as pessoas olham para mim, quero que essas pessoas vejam minha deficiência e tudo o que ela traz. Afinal, essa é a minha condição”.

2. “Deficiente não é um palavrão”

“Muitas pessoas que não são deficientes se sentem desconfortáveis ​​com a deficiência. Essa implicação, que muitas vezes é silenciosa, existe. Se uma criança, por exemplo, fizer uma pergunta a uma pessoa com deficiência sobre sua deficiência perto de adultos, ela será rapidamente repreendida por parecer rude. Mas elas não são. E por serem repreendidas, essas crianças, quando se tornam adultos, acabam tendo dificuldade em lidar com pessoas que são deficientes e muitas até sentem medo de pronunciar a palavra em si, como se fosse um palavrão, mas não é”.

3. “Não me exclua dos planos só porque você acha que não poderei participar”

“É natural que as pessoas pensem que não posso fazer algo por causa da minha deficiência, mas estou sempre disposto a tentar qualquer coisa nova e, consequentemente, me aventurar. Em 2019, viajei sozinho para mais de 30 cidades dos EUA”.

4. “Pode ser que eu precise cancelar”

“Ter uma deficiência que me limita, às vezes, me faz me sentir esquecido ou ignorado, porque as pessoas, em algum momento, param de pensar em me incluir. O outro lado disso tudo, é que eu, vez ou outra, preciso cancelar um compromisso. E faço isso por questões pessoais, não porque deixei de ter vontade de fazer o que eu havia combinado”.

5. “Não preciso de uma solução”

“Já ouvi inúmeras pessoas tentando me sugerir um monte de coisas, como, por exemplo, ioga, acupuntura, tratamentos quiropráticos, CBD e por aí vai. Essas coisas são úteis, mas não vão eliminar minha deficiência. Não vão me fazer acordar normal. Antes de tentar consertar um deficiente, lembre-se que, se realmente houvesse uma solução, essa pessoa, provavelmente, já teria tentando. Pessoas com deficiência são especialistas em viver com suas próprias condições. Se você tiver uma sugestão genuína, pergunte primeiro se a pessoa gostaria de ouvi-la. Se a resposta for não, aceite. É melhor”.

Os melhores e os piores ingredientes para adicionar no café

Artigo anterior

7 fatos sobre o Fiuk do BBB 21

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido