Curiosidades

5 coisas que podem queimar a câmera do seu celular

0

Hoje em dia é quase impossível se imaginar sem um celular. Até porque, nele está praticamente a vida das pessoas. No entanto, mesmo que ele tenha vários recursos e componentes, alguns são mais sensíveis do que outros. Justamente por isso é preciso ter cuidado com os que são mais sensíveis, como por exemplo, a câmera do dispositivo.

Mesmo que a câmera seja um dos pontos principais no momento da escolha de um aparelho, existem formas corretas de usá-la para fazer fotos ou vídeos e evitar que ela estrague. Saiba aqui quais são as coisas que podem acabar danificando a câmera caso sejam registradas.

1 – Luz do sol

Tecmundo

As câmeras dos smartphones atuais têm sensores que ajudam a filtrar a quantidade de luz que o dispositivo captura. Mesmo assim, é bom ter um cuidado com a incidência direta do sol.

O sol ou qualquer outra coisa brilhante pode causar problemas na câmera do celular. Esse brilho pode até mudar a forma como a luz é filtrada pelo dispositivo. E em casos mais extremos, a exposição pode acabar quebrando o sensor.

2 – Laseres de shows

Tecmundo

É normal ir a um show e querer registrar o momento. No entanto, algo muito comum neles são os laseres. O que muitas pessoas não sabem é que eles podem acabar danificando as lentes da câmera.

Ano passado viralizou no Twitter um caso de uma pessoa que disse que os feixes de luz em um show do Alok queimaram a câmera do seu celular. Isso deixou muitas pessoas incrédulas, mas a realidade é que isso pode sim acontecer.

O motivo principal para isso é que o laser gera muito calor. Por conta disso o celular pode estar em perigo ao receber a incidência de um feixe de luz caso esteja cerca de cinco metros de distância da fonte.

3 – Fotografar eclipse

Tecmundo

Recentemente aconteceu o eclipse solar anular e claro que várias pessoas quiseram fotografar e registrar esse momento. Contudo, os eclipses, principalmente os solares, podem resultar em consequências graves para as câmeras do celular, ainda mais se ela não usar filtros especiais.

“Infelizmente não dá para olhar direto, não dá para usar equipamento de fotografia e nem de filmadora. Algumas pessoas usam, mas pode vir a danificar”, explicou Fernando Maia da Cunha, diretor de fotografia, pesquisador e professor doutor de audiovisual do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

4 – Exposição a vibrações

Tecmundo

No caso da câmera de iPhones, a própria Apple faz a recomendação aos seus usuários para terem cuidado com o aparelho acoplado em uma motocicleta por conta das vibrações que ela emite. Isso pode acabar estragando os sensores do dispositivo.

De acordo com a empresa, as vibrações podem ser repassadas pelo chassi ou guidão até mesmo em modelos como scooters e outros mais “leves”. Por isso que se a pessoa quiser usar o celular nesse tipo de veículo o recomendável é usar acessórios para amortecer as vibrações.

Além disso, quem usa o celular acoplado em uma moto que é mais potente tem que ter mais cuidado. Isso porque os movimentos bruscos podem fazer com que a qualidade das imagens e vídeos diminua a longo prazo por conta de danos no sistema de estabilização e foco.

5 – Acessórios magnéticos

Ainda para os iPhones, a Apple também recomenda que seus usuários tenham cuidado com o uso de acessórios magnéticos perto do dispositivo. Isso porque eles podem acabar trazendo prejuízos.

Assim como no caso das motos, esses acessórios magnéticos podem acabar interferindo de forma direta no sistema de estabilização das imagens e no foco automático. Contudo, eles não farão com que a câmera fique inutilizável para sempre, mas irão desabilitar o acesso aos dois recursos.

Fonte: Tecmundo

Imagens: Tecmundo

Tubarões são tão velhos que já deram a volta na galáxia duas vezes

Artigo anterior

Cientistas acreditam que descobriram “novo órgão” no corpo humano

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido