Curiosidades

Governo irá criar app para proteger celular contra roubo

0

Hoje em dia é impossível se imaginar sem um celular. Até porque, através dele é possível resolver praticamente tudo da vida. Por isso, quando perdemos o nosso é uma das piores coisas. E é ainda pior quando o dispositivo é roubado, porque com isso vem a preocupação a mais de um prejuízo ainda maior do que o valor do celular.

Infelizmente, o roubo de celulares é uma coisa corriqueira no nosso país. Claro que isso não irá acabar, mas o Ministério da Justiça e Segurança Pública está com planos de lançar uma plataforma para conseguir bloquear o celular em casos de furto ou roubo. Quem divulgou essa informação foi a Folha de São Paulo e depois a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou.

O objetivo da plataforma, que iria ter um aplicativo e um site, seria funcionar dessa forma: o usuário iria cadastrar previamente o celular para que suas pessoas de confiança pudessem bloqueá-lo. O plano do ministério é que essa plataforma seja lançada até o fim de outubro.

Plataforma para prevenir roubo

Olhar digital

Os usuários poderão fazer o cadastro através do aplicativo ou site, com a autenticação via Gov.br, do Governo Federal. Na visão de Ricardo Cappelli, secretário-executivo da pasta, colocar pessoas de confiança para também poderem bloquear o aparelho agiliza o processo. Até porque, o dono do dispositivo não vai ter que entrar em contato com os bancos e a operadora para fazer isso.

Essa iniciativa é uma parceria da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com a Anatel. O objetivo principal dessa plataforma é evitar que os assaltantes consigam um acesso aos aplicativos de banco e às informações pessoais, deixando a integridade dos dados dos usuários protegida.

Ainda conforme Cappelli, negociações estão em andamento com gigantes da tecnologia, como o Google e a Meta, para que também sejam bloqueados o sistema operacional Android e as redes sociais.

Na visão dele, a plataforma pode ter um impacto bem significativo na diminuição dos índices de roubo de celulares no Brasil. Isso sem a necessidade de violência ou confrontos.

“Você desestimula o roubo. O ladrão não vai ter acesso nem aos apps e o aparelho vai valer R$ 10. Se o Google entrar, vai apagar o sistema operacional Android. Aí vira um pedaço de metal”, disse ele.

Celular

@mmaviane

Muito fofa!! 😍❤️ #fyp

♬ som original – mavi

Claro que ninguém planeja perder o celular, mas infelizmente isso pode acabar acontecendo. Quando isso acontece, o dono do dispositivo torce para que quem encontre seu celular seja uma pessoa honesta e tente devolver o aparelho ao dono.

Por mais que isso pareça quase impossível nos dias de hoje, felizmente existem casos que provam o contrário, como nesse em que uma menina gravou um vídeo para o dono de um iPhone depois de encontrá-lo no chão enquanto andava nas ruas de Porto Velho.

O vídeo feito pela adolescente teve quase três milhões de visualizações em apenas três dias. A adolescente em questão é Esther Araújo, de 16 anos. Em entrevista, ela contou que estava saindo da escola junto com algumas amigas, quando encontrou o celular no chão.

“Como eu tenho conhecimento sobre iPhone, eu sabia que se eu gravasse o vídeo ele ia conseguir acessar a nuvem e ver”, explicou.

No vídeo que ela gravou, Esther disse: “moço, dono do celular, você deixou cair. A gente encontrou, a gente está com ele”. Depois disso, a jovem fala o nome da escola onde deixou o aparelho e finaliza empolgada: “é isso, vem buscar seu iPhone!”.

O dono do celular é o arquiteto Luiz Carvalho. Ele estava trabalhando em uma construção perto da escola onde Esther estuda. Quando ele estava voltando para casa, o celular caiu da sua bolsa e ele só percebeu quando chegou em casa.

“Eu fiquei desesperado, porque tudo eu movimento no meu celular: conta, minhas mídias de trabalho, tudo está no celular. Tem tanta pessoa mal intencionada, que a gente já acha que não vai conseguir mais recuperar”, lembrou ele.

Quando estava em casa, Luiz resolveu acessar a nuvem e foi quando ele teve a surpresa de ver o recado de Esther.

“Ela foi muito fofa, o vídeo dela foi muito natural. Esperteza dela né de pensar assim de imediato: ‘vou abrir a câmera que dá pra acessar’. E ela fez tudo certinho, nem levou pra casa, deixou na escola com uma pessoa responsável. Eu acho que essa história inspira e serve para a gente acreditar que ainda existem pessoas boas”, disse ele.

Justamente por conta de toda essa repercussão que ela e Luiz se conheceram e tiveram o primeiro contato. “Ele falou que queria agradecer pessoalmente, mas a gente ainda não se viu. Fiquei feliz também pelas mensagens que eles mandaram pelo carinho. Que o meu exemplo sirva de inspiração para outras pessoas”, ressaltou a estudante.

Além de Luiz, a mãe da jovem também ficou extremamente feliz com a atitude da filha em gravar o vídeo e devolver o celular para o dono.

“O melhor presente que um filho pode dar pra uma mãe é uma atitude dessa, de honestidade, uma atitude de bom caráter. Então a gente olha e se alegra porque a gente vê que o que temos ensinado para os nossos filhos está fazendo efeito. Eu tenho muito orgulho da minha filha”, disse a mãe.

Fonte: Olhar digital,  G1

Imagens: Olhar digital,  TikTok

Brasil pode originar doença X, responsável pela próxima pandemia

Artigo anterior

Imortalidade humana pode ser alcançada em 2030, de acordo com cientista

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido