Curiosidades

Celular em sala de aula: vantagens nos processos de aprendizagem

0

O celular é um item indispensável hoje em dia. A vida das pessoas pode estar no aparelho e através dele elas são capazes de fazer praticamente tudo. Contudo, conforme esses dispositivos foram se tornando cada vez mais modernos e funcionais, o tempo que as pessoas passam olhando para eles também aumentou. E isso pode ser visto até em momentos que muitos podem considerar inoportunos.

Contudo, existem recursos que um celular pode proporcionar que podem ajudar bastante os alunos dentro da sala de aula, como por exemplo, bússola, calculadora, dicionário, tradutor de idiomas, conversor de moeda, comprimento, peso, temperatura, entre outros.

A realidade é que existem inúmeros aplicativos voltados para a educação. No entanto, é sabido que o celular pode ser um instrumento de distração, ainda mais na hora de aprender. Justamente por isso o aconselhável é que o aparelho fique longe nesses momentos.

Entretanto, todos sabem que uma “simples” proibição não é suficiente para que os alunos não mexam em seus dispositivos. Até porque, seria como se as conversas paralelas, passadas de bilhete ou outras formas de comunicação entre eles também fossem proibidas.

Por isso que muito se questiona sobre o uso da tecnologia no ambiente escolar. De acordo com uma pesquisa da TIC Kids Online Brasil feita em 2021, 93% das crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, usam internet. Isso é o equivalente a 22,3 milhões de pessoas conectadas. E o dispositivo predominante para esse acesso é o celular.

Isso mostra que já não é mais possível ir contra esse desenvolvimento informacional que o mundo vive. Em outras palavras, não incorporar a tecnologia tanto dentro como fora da sala de aula é uma coisa praticamente impossível. Por isso que é preciso pensar nesses dispositivos como uma ferramenta de apoio à educação.

Com isso, práticas que funcionem e que consigam ampliar as vantagens do celular na educação devem ser adotadas, ao mesmo tempo que limites e responsabilidades devem ser impostos também.

Vantagens do celular

Tecmundo

Crianças e jovens têm uma maior afinidade com a tecnologia

Ter o celular em sala de aula como uma ferramenta de apoio à educação pode ser algo bastante produtivo, já que a sociedade está cada vez mais conectada e os alunos já vão usar vários recursos em seus estudos de forma natural.

E eles podendo usar os smartphones para aprender ajuda a deixá-los mais motivados e isso fará com que o engajamento e a participação nos conteúdos seja maior.

Inovar o ensino

Os professores também devem ficar atentos aos avanços tecnológicos para elaborar planos de aulas mais criativos e interativos. Fazendo isso através do celular, os alunos podem ficar mais interessados e o conteúdo acaba sendo fixado de uma maneira mais eficiente.

Favorece o acesso à informação

O celular também dá aos estudantes o acesso a vários materiais de qualidade, como por exemplo, e-books, infográficos, vídeos e formas infinitas de pesquisa. Ou seja, eles têm o poder da informação em qualquer hora e lugar.

Tudo isso mostra que, quando se tem a tecnologia dos smartphones colocada de uma forma boa no ambiente escolar, os professores e os alunos saem ganhando. Isso mostra que o celular deixou de ser o vilão principal e é preciso que os educadores mudem seu olhar sobre o dispositivo e o vejam como um possível aliado.

Tempo de tela

Exame

Por mais que o celular possa sim ser um aliado no aprendizado, é notável que todas as pessoas estão passando muito mais tempo com os olhos nas telas deles. E quem também concorda com isso é Martin Cooper, que também é conhecido como “Pai do Celular”. O engenheiro disse que o aparelho tem um potencial virtual ilimitado e que, talvez em algum momento, ele poderia ajudar até mesmo no combate contra determinadas doenças.

No entanto, ele pontua que atualmente as pessoas podem estar um pouco obcecadas nele. “Quando vejo alguém atravessando a rua olhando para o telefone, eu me sinto péssimo. Eles não estão pensando. Mas, depois que várias pessoas forem atropeladas, vão entender”, disse o engenheiro de 94 anos.

Fonte: Tecmundo, Exame

Imagens: Tecmundo, Exame

Loira do banheiro: saiba a história real por trás da lenda urbana

Artigo anterior

WhatsApp está desenvolvendo recurso que permite acessar conversas de outros apps

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido