Ciência e TecnologiaCuriosidades

5 coisas que você deveria saber antes de abrir a sua boca para falar sobre ciência

0

Muitos se assustam quando o tópico de alguma conversa é sobre coisas como vacinas e elementos químicos e, muitas vezes nem participam da discussão por não terem autoridade sobre o assunto. E se eu te disser que tudo não passa apenas de química e física básica, daquelas que aprendemos no ensino fundamental?

“Ah não, química e física? Nunca aprendi e não vou começar agora”. Se você é desses que constantemente se apoia nessa frase ou então, se trabalha na área de humanas, diz que o único motivo para não saber das coisas é pela total falta de intimidade com as matérias que basicamente explicam como nosso mundo funciona, esse texto é para você.

5. Tudo é feito de elementos químicos

pc

Esse parece ser um conceito bem simples, mas muita gente tem uma imensa dificuldade de entender. Então vamos falar novamente: Toda matérias é composta por elementos químicos. Você é composto por eles, toda comida, ervas e remédios também compostos por elementos químicos. Então na próxima vez que escutar alguém falando “Sou contra vacinação pois sou contra químicos”, pode pedir para a pessoa sentar e palestre com um sorriso no rosto.

4. A dose faz o veneno

skull-and-bones

 

Não existe químicos tóxicos, apenas doses tóxicas. Vou repetir: Todos os químicos são seguros em baixa dosagem e todos são tóxicos em alta dosagem. Você que está lendo, tem mercúrio, arsênio, alumínio e vários outros químicos no corpo neste exato momento.

3. Não há diferença entre versões de químico “natural” e “sintético”

atom_img1

Constantemente as pessoas dizem que químicos sintético (feitos em laboratório) não são tão bons quanto suas versões naturais. A grande verdade é que isso representa uma confusão de um conceito fundamental da química. A unidade mais simples da matéria é o átomo, e há vários tipos diferentes conhecidos como elementos. Nós combinamos esses elementos para fazer várias moléculas, e a combinação determina as propriedades das mesmas. O processo pelo qual eles são combinados é completamente e totalmente irrelevante para como o químico final se comportará.

Por exemplo, a água consiste em três elementos: dois de hidrogênio e um de oxigênio. E há milhares de reações químicas que produzem água. Em outras palavras, podemos fazer água de várias formas, mas a água sempre se comportará da mesma maneira não importando como foi feita, pois ela sempre consiste em três átomos.

2. Químicos “naturais” não são automaticamente bons e “artificiais” não são automaticamente ruins

download

Várias pessoas insistem em dizer que químicos “artificiais” (não encontrados na natureza) são ruins para a humanidade e não deveriam ser consumidos. Há vários problemas nessa afirmação. Primeiramente, vale lembrar que todos os químicos podem ser perigosos dependendo de sua dose. Segundo, a natureza é cheio de químicos que mesmo em doses pequenas são extremamente perigosos, como cianeto e arsênio. Então não há motivo para dizer que só porque encontramos químicos na natureza eles nos fazem bem.

1. As propriedades de um químico são determinados pelos químicos que ele faz ligações

chemical_bonds_wallpaper_by_rhahsid

Compostos químicos são feitos combinando diferentes elementos e moléculas, e o produto final nem sempre se comporta da mesma maneira de suas partes individuais. Por exemplo, sódio é extremamente reativo e, literalmente, explode em contato com água, e cloro é muito tóxico mesmo em pequenas doses. Ao juntarmos os dois temos cloreto de sódio, o famoso sal, que não explode em contato com água e não é um veneno.

Constantemente ouvimos que vacinas nos fazem mal pois contêm mercúrio e mercúrio é tóxico. Porém o mercúrio das vacinas está ligado a um grupo etílico, e combinados se chamam thimerosal. Já o mercúrio venenoso, vindo de frutos do mar, está ligado a um grupo metílico. Isso faz com que os produtos finais sejam diferentes e não se comportem da mesma maneira. Então dizer que “vacinas nos fazem mal, pois possuem mercúrio” é o mesmo que dizer que “sal nos faz mal, pois possui cloro”.

6 pessoas que foram executadas por crimes que nunca cometeram

Matéria anterior

10 lugares da vida real que inspiraram filmes da Disney

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos