CuriosidadesEntretenimento

15 regras de etiqueta que todo mundo deveria saber

0

Apesar de já ter ouvido falar muitas e muitas vezes sobre etiqueta, você sabe do que ela se trata? De acordo com o site Dicas de Etiqueta: “A etiqueta pode ser entendida como um conjunto de normas ou regras que denotam boa educação e bom comportamento. Estas regras definem boas maneiras e bons costumes, tornando a vida cotidiana mais harmoniosa e elegante, servindo como um indicador de civilidade. O aprendizado e entendimento da etiqueta representa uma grande ajuda no desenvolvimento e crescimento pessoal do indivíduo.”

Infelizmente, nem todo mundo se lembra que, mesmo nos momentos mais simples é importante ter, mesmo que seja, um pouquinho de etiqueta, elegância, o que não tem nada a ver com ser rico ou não. As regras básicas de etiqueta são muito simples, se tratam de expressões, cortesia, aparência e controle de emoções.

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com 15 regras de etiqueta que todo mundo deveria saber. Confira:

1 – Você convida, você paga.

01

Se você disser que está convidando alguém para algum lugar, isso quer dizer que você irá arcar com a conta. O que é bem diferente de dizer “Vamos a tal lugar?”, nesse caso, cada um paga a sua parte.

2 – Nunca faça visitas surpresa.

02

Caso contrário, poderá encontrar a pessoa de pijamas e pantufas, ou em trajes íntimos. Uma maneira de se “livrar” da visita indesejada é atender a porta como quem estivesse saindo de casa, se for alguém que goste, é só dizer que acabou de chegar.

3 – Não coloque seu aparelho telefônico sobre a mesa.

03

Se você coloca seu celular em cima da mesa, mostra o quanto esse aparelho é importante na sua vida, que está extremamente entediado com a situação e que a qualquer momento você está disposto a ter uma conversa inútil.

4 – Cumprimente mesmo que não conheça.

04

Essa regra serve para aquele momento em que você está com alguém e chegam pessoas que você não conhece para cumprimentar sua companhia, mesmo que você não os conheça, seja cordial e cumprimente mesmo assim.

5 – Você pode comer sushi com hashis (pauzinhos) ou com as mãos.

05

Desde que você seja homem, segundo as regras de etiqueta.

6 – Seus sapatos devem estar sempre limpos.

06

7 – Não mantenha conversas bobas ao telefone.

07

De acordo com as normas de etiqueta, você deve conversar apenas o essencial por telefone, conversas importantes. Se quer bater papo, encontre-se pessoalmente com alguém.

8 – Se alguém te ofender, sorria.

08

Por mais que esteja morrendo de ódio por dentro, o faça por dentro apenas. Não levante a voz ou responda com palavras baixas, apensa sorria e deixe que a pessoa seja má-educada sozinha.

9 – Os homens sempre devem andar do lado esquerdo da mulher.

09

Com exceção dos militares, que devem sempre estar prontos a saudar.

10 – É preciso manter em segredo nove coisas sobre sua vida.

10

São elas: idade, riquezas, brigas familiares, religião, problemas médicos, casos de amor, presentes, honra e vergonha.

11 – No cinema e teatro, ao ir para seu assento, deve-se sempre estar de frente para aqueles que estão sentados.

11

Detalhe importante, o homem sempre vai na frente.

12 – Um homem nunca deve tocar uma mulher sem sua permissão.

Sensual portrait of cute couple

Ou seja, é inaceitável segurar a mão dela, tocá-la durante uma conversa, ou qualquer coisa do gênero. Salvo as exceções: ajudá-la a entrar ou sair do carro, ou atravessar a rua.

13 – Perfumes devem ser usados com moderação.

Seja discreto, use pouco perfume. Se à noite você ainda consegue sentir o cheiro dele quer dizer que ninguém mais aguenta.

14 – Respeitar a privacidade de correspondência.

14

Não interessa, os pais não devem ler as cartas dos filhos e vice-versa. Da mesma forma que os casais devem mostrar respeito um ao outro.

15 – Não ria nem fale alto demais.

15

Nem olhe fixamente para as pessoas, essas atitudes são consideradas insultos.

Para o ator estadunidense Jack Nicholson: “Eu penso muito na decência. Como passar um prato. Não gritar de uma sala para outra. Não abrir uma porta sem bater antes. Deixar uma dama passar. O objetivo dessas simples regras são tornar a vida mais agradável. Eu presto muita atenção às minhas maneiras. Etiqueta importa. É uma linguagem simples e compreensível de respeito mútuo.”

Então pessoal, o que acharam da matéria? Já conheciam essas regras de etiqueta? Acham que são válidas ou são muito exageradas? Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

8 direitos que você tem e não sabe

Matéria anterior

8 coisas que só quem namorou à distância vai entender

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications