Curiosidades

5 conselhos mais importantes para evitar o câncer

0

Câncer é um dos diagnósticos que as pessoas mais temem receber. Ele é o termo usado para um conjunto de centenas de mutações patológicas que têm um crescimento de células fora do normal e do controle. Quando o câncer não é tratado, esse crescimento exagerado celular pode levar à morte.

Infelizmente, essa doença atinge pessoas no mundo todo e não tem um critério. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, esse ano serão dados 700 mil novos diagnósticos. Normalmente, o que causa o câncer é multifatorial, visto que a doença pode estar relacionada tanto a fatores genéticos, como aos hábitos de vida de determinada pessoa.

Mesmo os cânceres sendo vários tipos de doenças, elas têm um fator em comum: o desenvolvimento de um tumor maligno. Até o momento, foram descritos 200 tipos diferentes de câncer.

“Apesar das causas variarem e cada paciente ter um histórico de saúde específico, as pesquisas já relacionaram alguns hábitos de vida como fatores de maior risco para o desenvolvimento de cânceres”, comenta e oncologista Janyara Teixeira, da Oncologia D’Ór.

Dentre as principais coisas apontadas como fatores de risco estão o tabagismo, alimentação com baixa qualidade, sedentarismo, obesidade, bebidas alcoólicas e exposição ao sol de forma incorreta.

Além desses, fatores relacionados ao contexto ambiental, como por exemplo, estar exposto a agrotóxicos e inseticidas, também estão relacionados com alguns tipos de cânceres.

Por ela ser uma doença que todos querem evitar, saber formas de fazer isso é sempre bom. Nesse ponto, os especialistas Janyara Teixeira e Anderson Silvestrini, da Oncologia D’Ór deram algumas dicas sobre o que fazer ou evitar.

Evitando o câncer

1 – Não fume

Rede hiperfarma

De acordo com o oncologista Anderson Silvestrini, 30% das mortes que são provocadas pelo câncer estão relacionadas com o tabagismo. Justamente por isso que uma das dicas mais importantes é que as pessoas deixem o cigarro de lado.

Além do conhecido, e associado ao fumo, câncer de pulmão, o cigarro também tem relação com a neoplasia no esôfago, nas regiões de cabeça e pescoço e na bexiga.

2 – Busque uma alimentação saudável

Camim

A maioria das pessoas sabe da importância de uma alimentação saudável para a saúde como um todo. E claro que ela também ajuda que as pessoas evitem o câncer.

Conforme pontua Janyara Teixeira, é importante que uma pessoa coma frutas e legumes e tente evitar consumir carnes processadas, como por exemplo, presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e peito de peru defumado.

3 – Mantenha o peso apropriado

Revista pilates

O peso tem sim relação com o desenvolvimento da doença, tanto que a obesidade pode aumentar as chances de alguém desenvolver tumores. “É importante manter o peso dentro dos limites recomendados de Índice de Massa Corporal (IMC). O limite considerado saudável para adultos é IMC de 18,5 a 24,9 kg/m²”, explicou Janyara.

Além disso, conforme ressaltou Anderson, a prática de exercícios físicos ajuda a manter o peso regulado e também faz com que o corpo se mantenha funcionando de forma eficiente. Logo, ela também é uma aliada para a prevenção da doença.

4 – Use filtro solar

Tenda atacado

Pode parecer um conselho de mãe, mas usar filtro solar realmente é importante. Isso porque, além do seu fator óbvio de proteção, com relação à prevenção do câncer, o mais comum no nosso país é o câncer de pele justamente pela falta de uso dele. “Usar protetor solar e evitar a exposição ao sol nas horas de maior incidência diminui o risco do câncer melanoma e não-melanoma”, afirmou Anderson.

Outra recomendação além do filtro solar é que as pessoas usem chapéu, camisa de manga longa e que elas fiquem embaixo das barracas quando estiverem em lugares que têm uma incidência solar grande e direta.

5 – Faça exames de rastreamento

Doctoralia

O mundo todo está vivendo um cenário no qual a incidência do câncer está aumentando porque a população está envelhecendo. Por conta disso, fazer o rastreamento é importante.

De acordo com os médicos, o rastreamento é uma forma de prevenção secundária, já que através dele os tumores podem ser detectados ainda em seus estágios iniciais. Com isso, as opções de tratamento são maiores e as chances de cura também.

Para se ter uma ideia, o exame ginecológico papanicolau é capaz de encontrar inflamações no colo do útero que podem receber tratamento antes mesmo de o câncer ser desenvolvido.

No caso da mamografia, se ela for feita a cada um ou dois anos depois de a pessoa atingir 40 anos, ela consegue diminuir 20% das chances de a pessoa morrer por causa do câncer de mama.

E a colonoscopia, quando feita de forma periódica, também diminui as chances de morte por conta do câncer de intestino em 20 ou 30%.

Fonte: Metrópoles

Imagens: Rede hiperfarma, Camim, Revista pilates, Tenda atacado, Doctoralia

Médicos chineses dizem que milhões podem morrer por Covid-19

Artigo anterior

Mulher pede para ver o celular de empresário e ele tira a própria vida

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido