Fatos Nerd

5 maiores diferenças entre os quadrinhos e os filmes da Marvel

0

Podemos dizer que adaptação também é uma arte. A exemplo, vamos pegar a mais utilizada: a cinematográfica. Escolher uma história – romance ou quadrinhos, separar seus principais elementos, seus personagens, cenários e encontrar um meio de apresentar tudo isso em algumas horas de filme é uma tarefa bem complicada. Uma coisa é certa, nada será exatamente como é na obra original. Até mesmo Watchmen, considerada uma das melhores adaptações de quadrinhos para o cinema já feitas, possui diferenças, portanto, a ideia de fidelidade torna-se uma ilusão, pois, ao transpor o modo de contar determinada história de um meio para outro, mudanças sempre serão necessárias. O segredo está em adaptar a narrativa de forma menos prejudicial possível para a trama como um todo, no entanto, o perigo está em não saber realizar tal processo de maneira adequada, o que normalmente é o que mais ocorre. Este é um processo que requer muita atenção, cuidado, dedicação e respeito pelo material original, por isso, também pode ser considerado arte.

Apesar de existir exemplos tanto para o bem quanto para o mal, esta matéria se destina a apresentar algumas mudanças bastante significativas que a Marvel Studios fez em suas adaptações cinematográfica. Para ela, deixamos de lado elementos como características físicas de personagens, trajes e ambientação, e nos concentramos em histórias que foram alteradas por completo. Lembrando que nossa intenção não é de criticar ou julgar o trabalho do estúdio. Nosso intuito é apenas de informar e entreter mentes curiosas!

1 – Nick Fury reúne os Vingadores

Nos quadrinhos, os Vingadores se juntam depois que Loki manipula Hulk para causar aquela bagunça básica em um ataque de fúria. Com isso, Thor, Homem de Ferro, Homem Formiga e Vespa aparecem, independentemente, para tentar detê-lo. Apenas depois de todo o sufoco com Hulk passar, os heróis percebem que seria muito mais vantajoso se eles trabalhassem juntos para deter Loki, formando assim os Vingadores. Capitão América se junta logo em seguida ao time. Em nenhum momento a formação da equipe teve o envolvimento de Nick Fury.

2 – Tony Stark cria Ultron

No filme faz todo o sentido a forma com Ultron foi criado, porém, originalmente Tony Stark não tem nada a ver com o nascimento vilão. Nos quadrinhos o responsável pela inteligência artificial é Hank Pym. Apesar de criar um assassino maníaco, ao desenvolver Ultron, Pym realmente acreditava em seu projeto e sempre desejou ajudar a humanidade da melhor maneira possível.

3 – Visão baseado em JARVIS

Visão, na verdade, é baseado nos padrões cerebrais de Magnum (Wonder Man), um personagem que não existe (ao menos por enquanto) no universo cinematográfico da Marvel. No filme, Ultron utiliza os códigos padrões de JARVIS para dar vida a Visão. Uma saída muito bem realizada.

4 – Feiticeira Escarlate e Mercúrio não são mutantes

Você sabe que a Marvel Studios não possui os direitos de vídeo sobre o universo X-Men, porém, você sabia que ela também não pode usar a palavra “mutante”? Justamente, por isso, no filme os irmãos Maximoff ao invés de nascerem com seus poderes, os adquiriram devido a experiências da Hydra.

5 – Donald quem?

Nos quadrinhos, Thor possui um alter ego na terra chamado Dr. Donald Blake. Para se transformar no Deus do Trovão, bastava Blake bater sua bengala no chão, caso ele ficasse mais de sessenta segundos separado do Mjolnir, ele voltaria a sua forma humana. Entretanto, no filme eles simplificaram a fórmula e deixaram Thor ser apenas Thor. Uma mudança brusca para quem estava acostuma com as leituras dos quadrinhos, no entanto, foi uma ótima solução.

As mudanças relacionadas acimas foram ríspidas, apesar disso, todas elas – dentro do universo cinematográfico da Marvel, se encaixam perfeitamente na narrativa apresentada por todos os filmes. Como dito anteriormente, a lista é apenas uma curiosidade, afinal, nem todos que assistem aos filmes leem quadrinhos!

Fãs de Hannah Montana recebem uma triste notícia em entrevista com Miley Cyrus

Artigo anterior

O que essa mãe fez por seu filho que sofre de paralisia cerebral vai te mostrar o verdadeiro amor

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido