CuriosidadesHistória

7 países que você nem imaginava que foram importantíssimos na 2ª Guerra Mundial

0

A Segunda Guerra Mundial foi a maior de toda a história da humanidade. Por toda a sua dimensão, quase todos os países do mundo acabaram envolvidos de alguma forma no conflito.

Os países que sempre vemos em destaque quando o assunto é a Segunda Guerra Mundial são os que compõem grupos adversários: Eixo, com Alemanha, Itália e Japão; e os Aliados, tendo França, Inglaterra e EUA.

Apesar desses países estarem no centro do conflito e das tomas de decisões, há outros que foram de extrema importância no desenrolar da Guerra. Confira agora essa lista de sete países que foram extremamente importantes para a 2° Guerra Mundial e que você nem imaginava.

1 – Canadá construiu uma força marinha durante a Guerra

No início da Segunda Guerra, o Canadá não tinha uma força militar relevante. Sua frota era de apenas 15 navios. Quanto à força aérea, o país tinha apenas 235 pilotos. No entanto, as coisas começaram a mudar quando a Alemanha invadiu a Polônia e os canadenses perceberam que estava na hora de se preparar para a guerra. O país investiu 20 milhões de dólares para construir o arsenal. O resultado desse investimento possibilitou a produção de 800 mil caminhões, 471 navios e 16 mil aeronaves. Além de treinar 50 mil pilotos e enviar 730 mil homens para o combate. No fim das contas o país se tornou referência em força aérea, criando a 3° maior marinha do mundo.

2 – Índia tinha o maior exército voluntário

A Índia, como vários outros países, convocou sua população para a guerra. E cerca de 2,5 milhões de cidadãos se voluntariaram, formando o maior exército voluntário do mundo. Junto com soldados britânicos, indianos e africanos, eles conseguiram recapturar a Birmânia. O que foi um momento muito importante no desenrolar da guerra.

3 – Suíça não era tão neutra

A Suíça não assumiu um lado na guerra, no entanto, ela protegia suas fronteiras e seu espaço aéreo. Foi com essa atitude que o país abateu 11 aeronaves alemãs que estavam a caminho da França. A Alemanha ficou completamente consternada com a situação e exigiu um pedido de desculpas, no entanto o país disse que estava apenas protegendo seu espaço aéreo e pediu para que parassem de invadi-lo. Houve outra situação em que o país foi atingido por uma bomba americana, que matou 100 pessoas. Apesar de os EUA afirmarem ter sido um acidente, a Suíça recebeu uma indenização de 14 milhões de dólares, pelos danos causados.

4 – Quenianos enfrentaram a Itália e o Japão

Quase 100 mil quenianos se alistaram para lutar pela Grã-Bretanha. Eles eram a maior parte do exército africano e lutaram bravamente para defender seu país de uma invasão italiana. Apesar do papel importante que desempenharam, os quenianos também tiveram de enfrentar o racismo na guerra. Eles não podiam ser promovidos a cargos de comando e também recebiam menos que os soldados brancos.

5 – Finlândia enfrentou um exército soviético de 1 milhão de soldados

A União Soviética estava tentando negociar o controle de algumas ilhas finlandesas, no entanto, as negociações não foram a frente. Foi nesse momento que o país passou suas tropas para dentro da Finlândia e eles perceberam que seria preciso enfrentar o exército. Eles pediram ajuda a países aliados, mas ninguém concedeu ajuda. Sozinhos, o exercito finlandês enfrentou o enorme exército soviético. Perdeu, no entanto, causou um grande dano ao inimigo. Eles abateram 320 mil soldados soviéticos, enquanto que perderam apenas apenas 70 mil dos seus.

6 – Quase todos os soldados da Armênia receberam medalhas

Grande parte da população de uma região da Armênia se alistou para lutar na guerra e desempenharam um papel importante extremamente importante. Fato que comprova isso é que dos 1250 aldeões de Chardakhlu, 853 não só lutaram como também receberam medalhas por seu desempenho. Outros 12 se tornaram generais, e sete foram considerados verdadeiros heróis da União Soviética.

7 – Rússia matou grande parte do exército alemão

A cada 10 soldados alemães, 8 foram mortos pela União Soviética. Apesar de ter entrado tarde na guerra, o país foi muito importante em todo o conflito e foi responsável pela morte de grande parte do exército alemão. Isso aconteceu principalmente durante a Batalha do Stalingrado, quando os russos mataram cerca de 20 mil soldados por dia.

Tente acertar qual é o filme vendo apenas um detalhe importante [Quiz]

Matéria anterior

7 costumes envolvendo beijos ao redor do mundo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos