5 maneiras que o Universo pode acabar

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      15/07/15 às 17h04

O Universo é tudo o que existe, todo o espaço-tempo e todas as formas de matéria, incluindo todos os átomos, partículas, moléculas, energias, planetas, estrelas, galáxias e os componentes do espaço intergaláctico. O universo observável tem de raio cerca de 46 bilhões de anos-luz, e descobrimos mais coisas sobre ele a cada segundo. Estima-se que o Universo tenha 13 trilhões de anos.

O nascimento do universo é aceito sob duas teorias principais: Big Bang e Criacionismo. Ainda que uma não anule a outra, o Big Bang é mais aceito cientificamente, e afirma que o Universo nasceu a partir de um estado extremamente denso e quente, se expandindo e continuando em expansão atualmente. Mas como será que o Universo vai "morrer"?

Confira cinco teorias sobre o derradeiro destino do Universo:

05 - Destruição Inteligente

space-explosion

Essa teria diz que o Universo pode acabar (ou pode já estar acabando) devido a alguma arma nuclear ultra potente. Se os seres humanos conseguiram construir uma bomba atômica que dizimou cidades, poderiam construir bombas nucleares o suficiente par dizimar a Terra. Com isso, a teoria afirma que alguma vida inteligente pode criar (ou já ter criado) uma arma de destruição tão grande que poderia consumir todo o Universo.

04 - Colisão com outro Universo

ngc2207_hubble_2907

São muitas as teorias que afirmam existir outros universos, ou universos paralelos, ou universos opostos. Essa teoria afirma que o nosso Universo pode se colidir com um desses outros Universos, o que resultaria na destruição de ambo, ou na fusão deles.

03 - Big Freeze

Big-Freeze

Com o Universo em constante expensão, o Big Freeze ("Grande Congelamento") é uma teoria que propõe um cenário no qual o universo tornaria-se muitíssimo frio para poder sustentar qualquer movimento ou interação atômica. Cm a expansão, as galáxias, estrelas, planetas, e eventualmente moléculas, partículas e átomos em si ficariam tao distantes um do outro que o universo inteiro seria congelado ao Zero Absoluto e tudo ficaria parado.

02 - Big Rip

galaxy_universe-normal

Essa Teoria é semelhante ao Big Freeze, mas vai além. O Big Rip ("Grande Ruptura") afirma que  Universo se vai continuar se expandindo perpetuamente até o ponto em que que todos as galáxias, planetas, os átomos e partículas iriam se "rasgar" e tudo seria desintegrado.

01 - Big Crunch

maxresdefault (2)

A teoria da morte do Universo mais aceita. O Big Crunch ("Grande Colapso"), é uma teoria que afirma que o Universo, que está em expansão, vai começar a se contrair-se, fazendo o caminho oposto; que como um elástico que você estica demais, mas depois ele volta À forma normal. Com isso, o Universo se contrairia até entrar em colapso sobre si mesmo. Ainda há teóricos que afirmam que esse modelo é o correto, e que  Universo renasceria com um Big Bang logo após o Big Crunch, um ciclo infinito.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+