A banda Capital Inicial tem uma música cujo trecho pode se resumir a um hábito que você pratica: "O que você faz quando ninguém te ver fazendo?"
Muita gente responderia que comer algo na geladeira, outras falariam que seria cutucar o nariz discretamente. E é exatamente isso que vamos falar nesta matéria.

Vira e mexe e flagramos alguém com o dedo no nariz, seja ela uma pessoa da família, um amigo, uma pessoa famosa e até mesmo você, ninguém escapa disso.

Mas tirar meleca do nariz pode causar danos à sua saúde e, pensando nisso, nossa redação separou para você uma listinha com algumas razões pelas quais você NUNCA deve colocar o dedo no nariz. Confira:

1 - A tendência é comer o que se tira

get1
Colocar o dedo no nariz pode te influenciar a desenvolver hábitos mais graves, como comer sua meleca retirada. O Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurociência concluiu, em um levantamento na Índia, que 4,5% dos adolescentes cultivavam o hábito de ingerir as melecas que retiravam do nariz.

Publicidade
continue a leitura

Se você gosta de "limpar o salão" com bastante frequência, essa preferência pode se desenvolver para um outro hábito que é o de ingerir as sujeirinhas. As chances são aumentadas potencialmente.

2 - Quem retira meleca do nariz, tem mais propensão a infecção nasal

dunga101015

Um estudo feito pela Universidade de Cambridge com mais de 250 pessoas que gostam de dar umas cutucadas no nariz mostrou que 53% delas são mais propensas a carregarem o germe que causa vários tipos de infecções profundas nas nossas vias de respiração, os staphylococcus aureus.

Esse germe perigoso pode causar furúnculos, uma doença de pele chamada impetido e até abcessos.

3 - Cutucar as vias nasais pode causar sangramento forte

Publicidade
continue a leitura

causa-sangramento-no-nariz

Um estudo publicado pelo The Journal of Clinical Psychiatry feito com 200 adolescentes mostrou que 25% dos voluntários que participaram da pesquisa passavam por sangramentos nasais bem frequentes e o motivo disso seria porque os adolescentes cutucam, em média, o nariz por cerca de três vezes ao dia.

Quando se enfia o dedo nas suas entradas nasais, muita pele morta e muco do nariz são arrancados e isso pode causar sangramentos.

4 - Você fica resfriado mais vezes

gripe_e_resfriado

Publicidade
continue a leitura

Na correria do seus afazeres diários, suas mãos acabam tendo contato com vários lugares e eles estão repletos de germes e bactérias que podem adentrar o seu organismo só cutucando o nariz.

A região do rosto é bem sensível e o ataque desses germes pode te causar um resfriado. Se você gosta de cutucar o nariz seguidas vezes, as chances de você ter resfriados frequentes é maior.

5 - Perfuração no septo

foto 1

O seu nariz pode resistir a algumas cutucadas, mas não vai pensando que ele é forte o bastante assim por conta das cartilagens e tudo mais. Segundo informou o American Journal of Neuroradiology, uma mulher de 53 anos conseguiu fazer um buraco na própria narina depois de passar 40 anos cutucando o nariz e retirando aquela meleca.

Agora você vai pensar umas 3 vezes antes de enfiar o dedo em seu nariz para tirar uma meleca depois de ter obtido informações importantes para sua saúde, com esta matéria? Mande seu comentário para gente!

Publicado em: 05/01/16 19h57