Curiosidades

5G do Brasil é um dos mais rápidos do mundo, conforme estudo

0

A tecnologia 5G veio como sucessora do conhecido 4G para trazer melhorias na internet móvel do país. E ao que tudo indica, a quantidade de usuários de 5G deve ter um crescimento considerável nos próximos quatro anos no mundo todo. Assim, nosso país irá ser um dos impulsionadores desse crescimento.

E isso não é para menos, já que no decorrer desse ano a velocidade de download da rede 5G do nosso país aumentou 1,4 vezes em comparação a 2022. Isso fez com que o Brasil fosse elevado para a quinta posição no ranking dos 10 países que tiveram melhor desempenho em 5G em 2023.

Dessa forma, o Brasil seguiu o exemplo dos líderes globais em 5G, como por exemplo, os Emirados Árabes Unidos e a Coreia do Sul. De acordo com o levantamento feito pela Ookla Speedtest, esses são os países que têm as velocidades de download mais rápidas do mundo.

5G no Brasil

Olhar digital

Colocando em números, a velocidade média de download 5G no nosso país foi de 312,09 Mbps para 443,93 Mbps de 2022 para 2023. Isso mostra o impacto positivo dos investimentos e iniciativas recentes vistas nesse setor.

A Ookla considera a ativação das redes 5G no Brasil em julho de 2022 um “momento transformador”. E o leilão de espectro que aconteceu em 2021 no país também foi um divisor de águas, visto que gerou 47,2 bilhões de reais em investimentos.

O esperado para o futuro é positivo, tendo uma previsão de crescimento contínuo. Além disso, acontecerá um novo leilão de espectro, o que irá permitir ainda mais o impulsionamento do Brasil para um cenário mais tecnológico.

Conforme o nosso país expande sua rede 5G, é esperado que mais pessoas e empresas sejam beneficiados com as oportunidades que essa tecnologia oferece.

Principais conclusões

Olhar digital

Como dito, esses dados foram do relatório feito pela Ookla Speedtest. E claro que esse relatório também chegou a outras conclusões.

Velocidade global de download 5G melhorou

Essa velocidade de download 5G teve um aumento substancial de 20% no terceiro trimestre de 2023. Com isso, ela chegou aos 203,04 Mbps, comparados com os 168,27 Mbps no terceiro trimestre de 2022. A melhoria vem junto com um aumento significativo nas assinaturas globais de 5G.

Desempenhos principais em 5G mudaram

Nos 10 países que têm o melhor desempenho foram vistas mudanças, como por exemplo, os Emirados Árabes Unidos ficando em primeiro lugar e ultrapassando a Coreia do Sul.

Avaliações dos usuários mostram espaço para melhora

Mesmo que a tecnologia 5G tenha avançado, aconteceu uma queda no Net Promoter Score (NPS) entre as pessoas que o usam. Alguns fatores que podem ajudar nessa insatisfação podem ser expectativas não atendidas e discrepâncias entre as velocidades anunciadas e as velocidades reais.

Avanços nas redes fixas

Em escala global, as redes fixas tiveram uma melhora significativa em seu desempenho, tendo um aumento de 19% na velocidade média de download (83,95 Mbps) e um aumento de 28% na velocidade de upload (38,32 Mbps) no terceiro trimestre desse ano comparado com o de 2022. Isso mostra a transição que está acontecendo para tecnologias de banda larga mais avançadas, especialmente a Fibra-para-o-Lar (FTTH).

Acessos

Conexão Algar Telecom

De acordo com dados da Omdia, empresa de consultoria, até 2027, 61% dos acessos à internet no Brasil serão feitos a partir dessa nova geração móvel de internet. Em julho de 2023, essa rede completou um ano de implementação no Brasil, tendo aproximadamente 10 milhões de acessos.

O que se espera é que esse número aumente em até 10 vezes até 2027. Conforme o levantamento, esse crescimento seria motivado por conta da expansão rápida da rede e também pelo lançamento de novos dispositivos que tenham a tecnologia 5G.

Ainda segundo o levantamento, nos próximos quatro anos, o 4G ainda será usado em 36% dos acessos à internet e o 3G em 3% deles.

Além da tecnologia 5G, de acordo com os dados da Omdia, o Brasil é um dos três países do mundo que mais tem clientes de fibra óptica todos os anos. Além disso, nesse setor ainda existe muito espaço para crescimento.

Até o fim do ano passado, o Brasil era o segundo país com mais clientes de fibra óptica. No entanto, fomos superados depois que o governo indiano fez grandes investimentos na tecnologia nos últimos dois anos. E no caso da China, ela tem um crescimento de 10% por ano.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, Conexão Algar Telecom

Entenda a doença que fez Céline Dion perder o controle dos músculos

Artigo anterior

Envelhecer tem um papel crítico na evolução das espécies

Próximo artigo