Curiosidades

6 atitudes que demonstram que as pessoas acham você inteligente

0

inteligência é algo que se adquire ao longo da vida. Um pouco dela talvez venha da herança genética, é fato. Mas boa parte é resultado de estudos e da vivência de cada um. Além do mais, existem tipos diferentes de inteligência, porém, claro que mesmo existindo variados tipos, todos sabem dizer quando uma pessoa é inteligente, pelo menos academicamente.

O que muitas pessoas podem não saber é que demonstrar inteligência é bem mais do que ter e exibir conhecimentos técnicos ou determinadas habilidades. Tanto é verdade que, várias vezes, as pessoas acham alguém inteligente quando percebem determinadas características que são diferentes das demais.
Isso mostra que a inteligência vai além do quesito acadêmico e também pode ser vista nas atitudes e nos comportamentos do dia a dia. Quando alguém é tido como inteligente, isso diz muito a respeito de como a pessoa aborda a vida.

Atitudes

Forbes

1 – Curiosidade aguçada

As pessoas inteligentes são movidas pela curiosidade. Isso porque elas estão sempre querendo aprender alguma coisa nova, com isso, fazem perguntas instigantes para quem está perto e quer entender o mundo à sua volta.

Essa constante busca por conhecimento e a disposição para explorar áreas diferentes dá a essas pessoas a possibilidade de entender o mundo por ângulos diferentes.

2 – Saber escutar

As pessoas que têm um QI alto têm a capacidade de ouvir com atenção e compreensão. Por conta disso, aqueles que consideram alguém inteligente valorizam muito essa capacidade de ouvir e realmente entender aquilo que está sendo dito.

Até porque, fazer perguntas reflexivas e dar respostas pensadas mostram que a mente de determinada pessoa entende as informações de forma profunda e empática.

3 – Resolução criativa

Uma das formas que a inteligência se apresenta é na habilidade de enfrentar desafios de forma criativa e resolver questões de formas inimagináveis. Isso acontece porque as pessoas inteligentes têm uma mente flexível e estão dispostas a explorar várias maneiras de abordar determinado problema para que ele seja resolvido.

4 – Empatia e compreensão

Uma parte essencial das pessoas inteligentes é a inteligência emocional. No caso dessas pessoas, elas podem compreender as emoções dos outros, mostram ser empáticas e conseguem se adaptar de acordo com a situação.

Esse poder de ler entre as entrelinhas sociais mostra uma compreensão profunda das relações e também uma grande maturidade emocional.

5 – Comunicação clara

Conseguir expressar os pensamentos de uma forma concisa é uma marca registrada das pessoas inteligentes. Por conta disso que muitos deles são extremamente hábeis na comunicação e conseguem escolher suas palavras de forma precisa.

Tendo essa habilidade, a convivência fica mais acessível e impactante na vida de quem está em volta dessa pessoa.

6 – Persistência

A última característica que vem muitas vezes acompanhada da inteligência é uma mentalidade de crescimento relacionada com a vontade de nunca desistir dos sonhos.

Isso vem porque os sábios compreendem que o aprendizado é um processo contínuo e por isso que eles estão dispostos a seguir em frente mesmo quando aparecem desafios em seu caminho. Na visão dessas pessoas, os erros são na realidade oportunidade de aprendizado e com eles vem uma melhora.

Pessoas inteligentes

Forbes

Essas atitudes podem dar a impressão de que alguém é inteligente para as pessoas que estão ao seu redor, mas claro que também existem outras formas de medir a inteligência de alguém.

Um dos fatores que compõe a nossa personalidade é o nosso QI. O QI, ou quociente de inteligência, é um fator que serve para medir o “nível” de inteligência das pessoas. Testes específicos são utilizados para mensurar e avaliar nosso desempenho cognitivo. E a ideia de medir algo tão subjetivo quanto a inteligência não é algo muito novo. Testes e exames para definir o QI de uma pessoa começaram a surgir no século XX.

Quando se pensa em testes de QI, normalmente vêm à mente provas muito grandes e com várias questões. Contudo, nem todas são assim. Por exemplo, Shane Frederick, um professor do MIT, criou um teste com somente três perguntas. E mesmo que sejam poucas, essas três perguntas não são nada fáceis.

Claro que a priori elas podem parecer uma coisa fácil, mas cada uma das perguntas tem uma armadilha bem sutil. O que faz com que a pessoa tenha que estar bem atenta para não cair nelas.

Quando esse teste de QI foi aplicado em três mil pessoas há alguns anos, somente um em cada seis pessoas conseguiu acertar as três perguntas. Isso foi o equivalente a 17% dos participantes, o que mostra que não importa o número de questões em um teste de QI.

Claro que sabendo de toda essa história, é natural querer saber quais são essas perguntas e ver se é possível respondê-las ou não. Aqui estão elas:

  1. Um taco de beisebol e uma bola custam 1,1 real. O taco custa 1 real a mais que a bola. Quanto custa a bola?
  2. Se 5 máquinas levam 5 minutos para produzir 5 itens, quanto tempo 100 máquinas levariam para produzir 100 itens?
  3. Em um lago, há uma vitória-régia que dobra de tamanho todos os dias. Se leva 48 dias para cobrir toda a superfície do lago, quanto tempo levaria para cobrir metade do lago?

Como dito, elas parecem simples de serem respondidas. No entanto, as respostas quem vem à mente, ou seja, 10 centavos, 100 minutos e 24 dias são pegadinhas. Por mais que elas pareçam estar certas elas não estão.

Para aqueles que não conseguiram pensar nas respostas certas, aqui estão elas:

  1. A bola custa 0,05 centavos. Isso porque se o taco custa 1 real a mais que a bola, então o taco deve custar 1,05 real, e a bola 0,05 centavos.
  2. As 100 máquinas também levariam 5 minutos para produzir 100 itens. Isso é explicado porque se cada máquina produz um item no mesmo intervalo de tempo, então mesmo com 100 máquinas, todas elas ficariam prontas em 5 minutos.
  3. Levaria 47 dias para a vitória-régia cobrir metade do lago. A explicação é que se a planta dobra de tamanho todo dia, então no dia anterior a cobrir todo o lago, ela teria coberto metade do lago.

Fonte: Portal 6,  Mistérios do mundo

Imagens: Forbes

Por que garrafas de champanhe estão sendo levadas para o fundo do mar?

Previous article

O que é o buraco gigante do tamanho de 60 Terras que surgiu no sol?

Next article

Comments

Comments are closed.