A inteligência é algo que se adquire ao longo da vida. Um pouco dela talvez venha da herança genética, é fato. Mas boa parte é resultado de estudos e da vivência de cada um. Além do mais, existem tipos diferentes de inteligência. Mas claro que mesmo existindo variados tipos, todos sabem dizer quando uma pessoa é inteligente, pelo menos academicamente.
E por mais que inteligência seja uma coisa subjetiva, é possível observar que as pessoas inteligentes tem alguns dons acima da média e elas mesmas não conseguem perceber que eles existem. Para aqueles que também não sabem quais são esses dons nós listamos aqui.
Tem e não percebem
1 – São bastante criativas
Um ponto em comum entre as maiores mentes do mundo é a criatividade. No caso das pessoas inteligentes, elas tem uma mente flexível e que foge dos padrões, por conta disso elas conseguem pensar diferente dos demais.
2 – São muito racionais
Outro dom que as pessoas inteligentes tem, mas podem não perceber é que elas são bastante racionais. Por conta disso, elas conseguem colocar sua razão em prática de uma forma mais lúcida e responsável. Além de conseguirem tomar boas decisões nas situações que exigem que decisões sejam feitas.
3 – São atrapalhadas e desorganizadas
Por mais que elas tenham uma grande inteligência, isso não quer dizer que elas não tenham algumas características não tão boas. Segundo um estudo da Universidade de Minnesota, um ambiente desorganizado serve como estímulo para a criatividade e raciocínio do cérebro humano.
4 – Insônia
De acordo com estudos, as pessoas inteligentes tem hábitos noturnos que acabam lhes causando insônia. E isso não é tudo. No caso das pessoas que conseguem adaptar isso em suas rotinas, elas são tidas como mais inteligentes ainda.
5 – Xingam muito
Pode não ser uma coisa que tem muita relação com a inteligência, mas segundo um estudo feito com pessoas de 18 a 22 anos, aquelas que xingavam com uma frequência maior tinham um vocabulário melhor em comparação com aquelas que não xingavam tanto.
6 – Tem bastante curiosidade com tudo
A última característica de pessoas inteligentes é que elas são genuinamente muito curiosas. Ser dessa forma quer dizer que a pessoa tem a humildade de se permitir entrar em contato com informações novas, o que a faz ficar ainda mais inteligente.
Pessoas inteligentes
Além dessas características, uma outra coisa pode ter relação com a inteligência de alguém: o tamanho das pupilas. Conforme um estudo do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, isso está intimamente relacionado com as diferenças de inteligência entre as pessoas.
De acordo com as descobertas feitas pelos cientistas, as pupilas maiores podem estar relacionadas à uma inteligência superior. Isso foi demonstrado em testes que mediram habilidades de raciocínio, memória e atenção.
Os pesquisadores afirmaram que a relação da inteligência com o tamanho da pupila é tão grande que pode ser observada a olho nu, sem a necessidade de qualquer instrumento. A pessoa deve conseguir dizer quem teve uma nota maior ou menor nos testes cognitivos somente olhando nos olhos dos participantes.
Essa relação foi observada, pela primeira vez, nas tarefas de memória observando as dilatações das pupilas como sinais de esforço mental. Os estudos foram feitos com mais de 500 pessoas, entre 18 e 35 anos, na área de Atlanta, nos EUA.
Foi através de rastreadores oculares que os tamanhos da pupila dos voluntários foram medidos. Esses aparelhos usam uma câmera de computador para capturar a luz refletindo a pupila e a córnea. Segundo a explicação dos cientistas, os diâmetros das pupilas variam de dois a oito milímetros. E para determinar o tamanho médio da pupila eles fizeram medições quando os participantes estavam olhando para uma tela em branco durante alguns minutos.
Feito isso, os pesquisadores chegaram a conclusão que ter uma pupila com um tamanho maior do que a linha de base estava relacionado com uma maior inteligência fluida, mais controle de atenção e uma maior capacidade de memória de trabalho.
Além disso, eles também descobriram que o tamanho da pupila parece diminuir com a idade. Foi observado que as pessoas mais velhas tinham pupilas mais restritas. Contudo, quando os pesquisadores padronizaram a idade, a relação entre tamanho e inteligência ainda continuou.
Essa relação entre o tamanho da pupila e a inteligência, provavelmente, acontece dentro do cérebro. Até porque, o tamanho da pupila foi previamente conectado ao lócus coeruleus, que é uma parte do cérebro responsável por sintetizar o hormônio e neurotransmissor noradrenalina, que por sua vez mobiliza o cérebro e o corpo para a ação. E a atividade no lócus coeruleus afeta a percepção, atenção, memória e processos de aprendizagem de uma pessoa.
“Essa região também ajuda a manter uma organização saudável da atividade cerebral para que regiões cerebrais distantes possam trabalhar juntas para realizar tarefas e objetivos desafiadores”, explicaram os pesquisadores.
De acordo com os pesquisadores, as pessoas que tem pupilas maiores em estado de repouso tem uma maior regulação da atividade pelo lócus coeruleus. Isso faz com que elas tenham um desempenho cognitivo melhor.
Fonte: Portal 6
Imagens: Edital concursos Brasil, Superinteressante