6 curiosidades sobre "Alice no País das Maravilhas" que você não conhecia

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      12/08/15 às 19h39

Quem não se lembra de Alice no País das Maravilhas? A história é tão antiga que vai completar 150 anos, em 2015.
Engraçado como todo esse tempo passou e as pessoas ainda curtem bastante acompanhar as incríveis aventuras de Alice no País das Maravilhas. Aqui no nosso site da Fatos Desconhecidos, já trouxemos um trabalho de um artista coreano que transformou a garotinha de Alice no País das Maravilhas em mangás(Clique aqui e veja a matéria).

Mas você sabia que o livro "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas" é um dos textos mais famosos da história que mais teve adaptações para o cinema e o teatro? Não? Então descubra um pouco mais dessa e outras curiosidades sobre Alice no País das Maravilhas que você não sabia.
Confira:

1 - O primeiro filme é datado de 1903

alice-in-wonderland-1903-2-homepage-carousel

A película lançada em 1903 tem tempo de duração de 12 minutos, um tempo bastante comum e básico para a época. Alguns anos logo após a morte Carroll, os diretores Percy Stow e Cecil Hepworth que filmaram a película.

2 - O autor Lewis Carroll

Charles Dodgson
Muitos biógrafos de Lewis Carroll(Charlie Lutwidge Dogson) retrataram o autor como um pedófilo. Em seus escritos, Carroll é tido como alguém de pouco interesse em mulheres adultas. A controvérsia é muita. Já outros biógrafos afirmam que Carroll já se envolveu com mulheres e teria ocultado isso para desonrar o nome dele. Ele se tornou famoso, enquanto vivo, por ter escrito suas obras mais famosas: Alice através do Espelho e Alice no País das Maravilhas.

3 - Existe uma síndrome chamada "Alice no País das Maravilhas"

114
Essa síndrome tem a ver com percepção dos objetos. A micropsia ou síndrome de "Alice no País das Maravilhas" costuma se manifestar diversas vezes por meio de enxaquecas ou epilepsia. Muitos críticos afirmam que o autor sofria desta doença e que ela foi a causa da inspiração dele para a obra.

4 - A história surgiu durante uma viagem de barco

56-3696425-1435697826a62d50caa0634d7dba5a4df871fc79d9

A história tem seu início dentro de um barco. Carroll teve suas primeiras ideias para a história durante uma viagem de barco com Alice e suas irmãs. Ávidas e encantadas pelo enredo, elas não pararam de pedir a ele que contasse mais da ideia. Tempos depois ele escreveu e a entregou de presente de Natal para Alice em 1864. No ano seguinte, ela foi publicada como novos personagens, entrando para o elenco o Chapeleiro Maluco e o Gato Risonho.

5 - A rainha Victoria era muito fã do livro

Queen-Victoria_OK

Segundo os comentários feitos na época, a rainha inglesa Victoria ficou encantada com a história do livro e pediu a Carroll que lhe dedicasse a obra seguinte à já escrita.

6 - A árvore é verdadeira

cheshire-cat-tree1920x10801
A famosa árvore do Gato Risonho é verdadeira e foi inspirada por uma semelhante que ficava nos fundos da casa de Alice, em Oxford. Naquele local, moravam a garota com seus pais e irmãs quando conheceram Carroll.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+