6 fatos que vão fazer você dar graças a Deus por não viver na Idade Média

POR Eduardo Coelho    EM Curiosidades      07/07/15 às 15h13

Quando se fala a Europa, podemos imaginá-la em seus moldes atuais, correto? Referência de desenvolvimento, de nações desenvolvidas, de qualidade de vida e de um grande foco em educação. Mas apenas relembrando: em seus moldes atuais.

Agora você que está lendo esse texto nesse exato momento: Já parou pra pensar em como era a vida na época medieval? Sem aquelas visões utópicas de RPG, poderzinho, dragões soltando bolas de fogo, princesinha? Será que era realmente bacana viver na belíssima França, Espanha ou Inglaterra, lá pelo século XIV por exemplo?

Continue atento, que logo abaixo enumeramos pra você, 6 fatos a respeito da época medieval que vai fazer cair por Terra essa concepção "rpgista" de que tudo era bacana, mágico e fantástico. Confira:

1. Casamento: Sim ou Sim?

Meister public domain-1

No período medieval o casamento era bem diferente do que é conhecido nos tempos atuais. A maioria das mulheres sequer poderia escolher seus maridos, e as vezes nem mesmo conhecê-los antes do casório. Sem contar que entre a nobreza era extremamente comum que parentes próximos eventualmente se casassem visando manter a fortuna dessas respectivas nobres famílias entre elas mesmas.

Era tensa a situação da mulherada naquela época. Elas mal tinham direitos e após casadas tinham que se manter submissas ao marido, não podendo nem se negar a manter relações sexuais. Pensa se elas fossem arranjadas pelos seus pais para algum maníaco sexual?

2. Celas da barbárie

CastlePrison_01

Vixe! Se caísse na prisão naquela época, era quase assinar uma sentença de morte ou se tornar um assassino profissional, já que as prisões na idade média eram uma barbárie. Pois além do contato direto e sem muitos pudores com outros criminosos, as condições de vida lá dentro eram sub-humanas.

E isso em todos os sentidos, pois as condições de saúde e higiene eram precárias, a alimentação limitada, fatores esses que induziam os detentos a aprontar um verdadeiro caos. Some isso ao fator do presidiário na época não ter nenhum tipo de direito, podendo ser torturado até a morte sem qualquer tipo de direitos humanos intervindo.

3. Cidades com cenários caóticos

bruegelcarnival

Além de não haver tratamento de água, água encanada ou sistemas de esgoto como conhecemos atualmente, na Europa medieval diversas cidades europeias apesar do crescimento constante não possuíam nem asfalto e nem calçadas.

A população convivia com um cenário bastante contrastante, onde de um lado da rua podia se ver uma série de vendedores, inclusive de alimentos, e do outros animais e seus excrementos, tudo isso sem uma separação distinta. Desgostoso, no mínimo!

 

4. Cardápio do Dia: CARNE mais CARNE

food15medieval.original

As refeições na época medieval, são conhecidas como referência negativa de falta de noções de higiene. A maioria da culinária medieval era embasada em carne + carne + carne. Onde o camponês ou caçador fisgava, capturava ou caçava suas presas e as consumia e/ou revendia para as demais pessoas nas cidades ou no campo, sem muito cuidado com a procedência voltada para a higienização e saúde.

As massas eram degustadas de um modo um pouco melhor e com mais abundância. Mas a própria água que é matéria prima para vários tipos de alimentos, era terrosa e sem filtração, o que de certo modo ocasionava inúmeros problemas de pele e de saúde nos europeus daquela época.

5. A prematura medicina

AristotleCompleat1753Zodiacman

Os tratamentos e intervenções médicas na época medieval eram embasados em crenças supersticiosas e realizados de modo bastante experimental. Ou seja, se você adoecia, por mais simples que fosse seu problema endêmico, você não tinha nenhuma certeza concreta do que poderia lhe acontecer devido ao amadorismo com que os problemas de saúde eram tratados naquela época.

Endosse a essa concepção, que a religião católica, dominante majoritariamente na época, não autorizava que os especialistas em medicina na época utilizassem os corpos humanos de pessoas mortas para testes e experimentações, barrando o progresso do que entende-se por medicina, por um período quase que milenar.

Ah, verdade. Não existia anestesia, né? Pense no quanto arrancar um dente, que seja, era dolorido.

6. Média de Vida: 30 anos e bolinha

black-death-8965913

A época medieval foi o período da famosa Peste Negra, uma grande pandemia que assolou a Europa no século XIV e que dizimou muitos habitantes.

A chance de ser europeu e a taxa de mortalidade ao contrair a doença naquela época era em torno de 50%. Fato esse que fazia os índices de expectativa de vida na Europa serem de míseros 30 e poucos anos. Quase um luxo viver esse tempo topo com essa ameaça constante.

 

E você querido leitor? Já se imaginou vivendo nessa época na Europa? Garanto que é totalmente diferente das concepções que temos atualmente sobre o velho continente que é conhecidíssima referência de condições humanas, dignidade, bem-estar. Certo?

 

Viver no período medieval era mais doideira que qualquer jogo de RPG mesmo...

tumblr_mzpt09cEL11sb177ko1_500

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+