• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 universidades portuguesas em que você pode entrar com a nota do Enem

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Mundo Afora      19/10/15 às 16h30

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado para a entrada em várias universidades públicas e também para candidatura de bolsas em universidades privadas. Em 2015, milhões de estudantes se inscreveram na avaliação de olho nas vagas disponíveis no ensino superior pelo país. No entanto, poucos deles sabem de outra possibilidade: é possível utilizar a nota do Enem para estudar em universidades estrangeiras.

Seis universidades de Portugal aceitam a utilização da nota do Enem para o ingresso em seus cursos. Então, se você sempre quis fazer a sua graduação fora, pode ser a sua chance. A seguir vamos mostrar para vocês quais universidades lusitanas oferecem a possibilidade e o que é necessário fazer para estudar nelas.

1 - Instituto Politécnico de Portalegre

portp

O Instituto fica localizado na cidade de Portalegre, região de Alentejo, no sul de Portugal. A apenas duas horas de Lisboa e a quatro de Madri, capital da Espanha, a instituição vai aceitar a utilização da nota do Enem para ingresso a partir desse ano. O processos seletivo do Instituto acontece em junho e cerca de 100 estudantes brasileiros podem ser aceitos. Além dele, outras cinco instituições do país aceitam a utilização do Enem.

2 - Universidade de Coimbra

coimbra

Desde 2014 os resultados do Enem podem ser aproveitados para ingresso nas graduações da Universidade de Coimbra. A universidade é uma das mais antigas do mundo, ela foi fundada em 1290. Na instituição são oferecidos cursos nas áreas de arquitetura, educação, engenharia, humanidades, direito, matemática, medicina, ciências naturais, psicologia, ciências sociais e esporte. Para saber como se candidatar, você pode acessar mais informações no site da universidade clicando aqui.

3 - Universidade do Algarve

algavre

Outra instituição portuguesa que recebe estudantes brasileiros por meio do Enem é a Universidade do Algarve. As candidaturas geralmente ocorrem no mês de março. Você pode obter mais detalhes no site da instituição. A universidade como é hoje existe desde 1982, após a união de duas instituições a Universidade do Algarve e o Instituto Politécnico de Faro. A sede da instituição se localiza em Faro, na região da província de Algarve.

4 - Instituto Politécnico de Leiria

ipl

O Instituto Politécnico de Leiria é outra opção para os brasileiros que pensam em estudar fora. Localizada em Leiria, a instituição existe desde 1987 e oferece cursos nas áreas de  educação, ciências sociais, tecnologia, gestão, artes, design, turismo, tecnologia do mar e saúde. Para se candidatar a uma vaga basta acessar o site da instituição. As candidaturas para estudantes internacionais costuma ser iniciada em junho.

5 - Instituto Politécnico de Beja

beja

Localizada na região do Baixo Alentejo, na cidade de Beja, o Instituto Politécnico também aceita a candidatura de estudantes brasileiros utilizando a nota do Enem desde 2014. Para se candidatar é preciso ter feito a prova de 2015 ou dos dois anos passados, 2014 ou 2013, além de ter o diploma de Ensino Médio. Para saber mais, basta acessar o site do Instituto e clicar em "Estudantes brasileiros - ENEM".

6 - Instituto Politécnico do Porto

porto

A sexta instituição lusitana que oferece oportunidade de ingresso para estudantes brasileiros por meio do Enem é o Instituto Politécnico do Porto. O Instituto existe desde 1985, depois da junção de vários institutos centenários e é frequentada por cerca de 15 mil alunos. Para mais informações, acesso o site da instituição clicando no link.

E aí, ficou interessado? Então veja também como chutar no Enem e acertar, para ter um melhor resultado na avaliação.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+