• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 animais que foram extintos em 2018

POR Diogo Quiareli    EM Natureza      04/01/19 às 14h05

Entra ano e sai ano e a única certeza que temos é que alguma coisa marcante acontecerá no decorrer desses 365 ou 366 dias. Há nascimentos que ganham destaque no mundo inteiro, descobertas científicas, arqueológicas, lançamentos de filmes, álbuns musicais e, é claro, mortes. Todos os anos podemos nos deparar com diversas retrospectivas das pessoas que nos deixaram. Diversos famosos nos deixam todos os anos de várias maneiras. O ano de 2018 foi marcado pela perda de Stan Lee, grande criador de personagens da Marvel, do DJ Avicii e vários outros. No entanto, não foram só as mortes de pessoas que nos chocaram não. Alguns animais entraram em extinção e deixaram de viver para sempre.

Você provavelmente deve ter visto a notícia de alguma espécie que deixou de existir em nosso planeta. Esses possivelmente não serão mais vistos no futuro, ou seja, foram totalmente aniquilados do planeta. Pensando um pouco mais sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, alguns animais que foram extintos em 2018. Se você souber de algum outro que esquecemos de colocar na lista, manda pra gente aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Ararinha-azul

Esse foi um dos primeiro obituário da vida selvagem. A ararinha-azul é uma estrela de cinema, sendo representada no filme "Rio" com uma plumagem azul brilhante. O animal foi dado como totalmente extinto, visto que existem hoje, no mundo inteiro, cerca de 100 pássaros e todos estão vivendo em cativeiro.

2 - Po"o-uli

Essa é uma espécie de aves de Maui, no Havaí. Ele possui (ou possuía) a cabeça preta, partes superiores marrons e patas cinzentas. O pássaro costumava habitar apenas os lugares mais secos e orientais de Maui. Um estudo recente de biólogos da BirdLife Internacional apresentou a probabilidade de sobrevivência da espécie em apenas 0,1.

3 - Gritador-do-nordeste

O Gritador-do-nordeste, nome dado ao cientificamente conhecido como Cichlocolaptes mazarbarnetti, é uma espécie de ave pertencente a família Fornariidae, também extinta em 2018. Ela costumava ser encontrada no Brasil, mais precisamente nos estados de Alagoas e Pernambuco. Alguns autores acreditam que ela esteja extinta há mais tempo, visto que os últimos registros oficiais foram feitos em 2007. Estudiosos acreditam que a chance de sobrevivência dessa ave seja de apenas 0,1.

4 - Puma Oriental

Esse felino também foi oficialmente extinto. Ele costumava vagar pelas florestas, montanhas e pastagens em diversos estados a leste do Mississippi. Ele foi dado como extinto após vários anos sem ser visto. Acreditam que o último animal da espécie a ser morto, morreu há 80 anos.

5 - Rinoceronte-branco do norte

O último rinoceronte-branco do norte macho morreu no ano de 2018. Ele reduziu totalmente sua população no mundo inteiro. Até esse ano, só havia 3 animais da espécie, sendo 1 macho e 2 fêmeas. O macho se foi e agora não há como procriar mais.

6 - Vaquita

Na água, também enfrentamos problemas. Os lindos e raros botos vaquitas estão correndo o risco de extinção. Acredita-se que haja apenas 12 animais dessa espécie no mundo e os cientistas consideram uma questão de tempo até que ele desapareça por completo do planeta Terra. "Estamos prestes a perder de vez a Vaquita", disse o professor de biologia no St. Mary"s College de Maryland, Sea McKeon.

7 - Orangotango-de-tapanuli

Essa é uma espécie originária de Sumatra, na Indonésia. A espécie foi descoberta em 2017 e, graças aos seres humanos, já enfrenta extinção. Isso tudo por causa da caça, seja esportiva ou não.

E aí, o que você achou dessa lista? Um absurdo estarmos perdendo a nossa fauna assim, né? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+