Curiosidades

7 artes de rua que conseguiram capturar a essência das cidades

0

Obra de arte é o termo utilizado para designar uma composição criada e avaliada por sua função artística. Do mesmo modo que é um produto que transmite uma ideia ou expressão da pessoa habilidosa que a fez. Algumas imagens podem levar dias, meses ou até mesmo anos para serem feitas. A arte tira as pessoas do mundo e celebra a criatividade.

Dizem que a arte não foi feita para entendermos e sim para sentirmos. As obras geralmente carregam os segredos mais ocultos das almas dos artistas. E isso é o que leva as pessoas a tentarem decifrar o que há por trás delas.

Em suma, seja apenas para olhar, ver as técnicas que o pintor usou, seu estilo de pintura, ou mesmo apenas dar um presente para os olhos com uma imagem bonita, é sabido que as obras de arte são uma coisa para se apreciar.

Se engana quem pensa que tais obras estão apenas dentro dos museus e galerias. Seja um grafite, mural, escultura ou qualquer tipo de intervenção, as artes de rua realmente capturam o espirito e contexto da cidade onde foram feitas.

Isso porque esse estilo de arte não segue um padrão estético predefinido. Em suma, porque cada artista tem um propósito individual que estimula a sua criatividade para a criação de determinada obra.

Uma das maneiras de conhecer uma cidade a fundo é dar uma caminhada por suas ruas e observar as artes urbanas que fazem parte da paisagem local. Muitos municípios ao redor do mundo têm murais e artes de rua que conseguiram captar a essência das cidades e valem a pena conhecer. Mostramos alguns deles.

1 – São Paulo

Esse mural fica na lateral de um prédio na avenida Santo Amaro, na Vila Nova Conceição, zona sul da capital paulista. O grafite gigante mostra a figura de uma veterinária segurando um gato. Quem fez essa obra foi o artista paulistano Tito Ferrara. Essa ação fez parte de um campanha para estimular os tutores a levarem seus gatos para consultas veterinárias.

2 – Melbourne

Melbourne é uma das captais mundiais da arte de rua. E não é para menos, já que a cidade tem mais paredes pintadas do que outros grandes centros urbanos, como Nova York e Berlim.

Esse mural em questão, foi pintado pelo artista Matt Adnate. O objetivo dele era chamar atenção para um problema habitacional que estava acontecendo na cidade.

3 – Roma

Roma é conhecida pelos seus prédios históricos. Contudo, o que muitos não sabem é que eles também recebem intervenções. Como por exemplo, essa feita pelo artista Hogre. O chamado LuchaYSiesta é um abrigo que dá segurança para as mulheres que fogem da violência doméstica.

Ele é um patrimônio comum. No entanto, em 2019, o coletivo recebeu ameaças de despejo. Dessa forma, Hogre destacou a palavra “Vendesi”, que significa “à venda”, para mostrar a hipocrisia das autoridades.

4 – Montreal

Para Anthony Bourdain, chef, escritor e apresentador norte-americano, Montreal sempre foi um dos seus lugares preferidos. O homem faleceu em 2018, e esse mural foi produzido como um tributo a ele. A arte foi feita pelo artista Stikki Peaches.

5 – Madri

O artista madrilenho Okuda tem várias obras espalhadas pela capital da Espanha. Um dos seus últimos trabalhos é esse mural que representa a liberdade, a cor e as luzes que se veem na cidade o ano todo. Além disso, a criação desse mural coincidiu com a celebração do Orgulho LGBTQIA+ em Madri.

6 – Lisboa

Em Lisboa, o artista Bordaloii desenhou essa raposa nas ruas centrais da cidade. Ele fez isso como parte de uma série que alertava a respeito dos perigos da poluição por resíduos plásticos que é a causa da morte de vários animais no continente.

7 – Lyon

Essa intervenção foi feita por Ememem às margens do Rio Saône, na França. A arte simboliza o multiculturalismo que faz parte da cidade. Ademais, o lugar também é ponto de encontro das pessoas e tem várias outras artes de rua.

Astrônomos descobriram o maior cometa da história

Matéria anterior

Floresta Amazônica agora é o quinto maior poluidor do mundo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar