7 coisas inúteis que o governo comprou com os impostos que você paga

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      10/08/15 às 15h22

Alguma vez você já se perguntou para onde vai os impostos que paga? De acordo com o governo, uma parte do dinheiro é destinado à saúde, à educação e também à programas de transferência de renda.

A outra é investida na construção e recuperação de estradas, infra-estrutura, construção de portos e aeroportos, segurança pública, esporte etc.

Mas não é apenas isso, o dinheiro do pagamento dos impostos também é usado para comprar pequenas coisas, alguns delas, digamos, não muito necessárias.

Veja alguns objetos que foram comprados pelo governo e que muita gente questiona a necessidade. A lista possui desde smartphones até sacolas plásticas. Confira:

1. Afiadores de faca

afiadores

De acordo com a ONG Contas Abertas, o governo federal comprou um afiador de facas que custa nada mais do que 9,3 mil reais.

2. Tapete

tapete

Os tapetes costumam ter um preço elevado, mas o tapete adquirido para o Senado Federal custou 540 mil reais.

3. Sacolas recicladas

sacola

Sacolas recicladas são um ótima opção para contribuir com a diminuição dos danos ao meio-ambiente. Além de ecológicas, elas também costumam ser mais baratas.

Ou talvez nem tanto, já que o Senado adquiriu 10 mil sacolas recicladas pelo valor de 30,7 mil reais. A compra foi feita para a livraria do Senado, que precisaria de sacolas mais resistentes para suportar o peso dos livros.

4. iPhones

iPhone

Quem não gostaria de ter um iPhone? Até os Senadores gostaram da ideia de ter o aparelho. Cerca de 91 mil reais foram gastos para comprar iPhones para 30 senadores.

5. Ração

ração

Você deve estar se perguntando porque o governo compraria rações. Muito bem, elas foram adquiridas para os animais do Palácio do Planalto se alimentarem. Aproximadamente 65,5 mil reais foram utilizados para comprar ração para mais de 500 peixes e 400 aves.

6. Combustível

gasolina

Em 2013 o governo comprou gasolina suficiente para ir da Terra a Júpiter. A conta disso? 374,5 milhões de reais, usados para abastecer os carros oficiais.

7. TV HD

tv HD

Além de iPhones, o Senado também parece gostar de televisão. Foram gastos cerca de 97,9 mil reais na compra de televisores.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+