Curiosidades

7 coisas que você não sabia sobre Henry Ford

0

A Ford Motor Company, ou simplesmente Ford para os íntimos, é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo inteiro. A companhia foi fundada em 1903 pelo icônico Henry Ford. Esse homem não foi apenas mais um empresário, entre tantos que passaram pela Terra desde a Primeira Revolução Industrial. Ele foi um gênio que pensou muito à frente do seu tempo. Ele foi a mente que idealizou e colocou em prática a produção industrial, ou seja, a produção em massa que hoje é a base da economia mundial.

A ideia da sua fabricação e montagem em grande escala era produzir o máximo de automóveis possíveis em menos tempo possível. Por ser tão importante no universo automobilístico, muita gente credita a criação do carro a Henry Ford. Isso é um engano, uma vez que o inventor do automóvel foi Karl Benz. Mas Ford foi o primeiro a criar um automóvel acessível para a classe média, o popular “Model T”. Esse carro revolucionou o transporte e o acesso ao carro, uma vez que era mais fácil de ser adquirido. Quer descobrir mais? Listamos 7 curiosidades sobre Henry Ford.

1 – Princípio

Henry Ford nasceu em 1863. Com 13 anos de idade, já perdeu a sua mãe. Após esse acontecimento foi forçado pelo pai a trabalhar no campo como todos da família. Apesar de não ser sua vontade, obedeceu seu pai em um primeiro momento. Com 15 anos, já começou a mostrar sua aptidão para as máquina. Com tão pouca idade, ele construiu o seu primeiro motor a vapor.

Só em 1891, é que Ford conseguiu começar os rumos que queria para a sua vida. Ele conseguiu entrar na Edison Illuminating Company e foi promovido como engenheiro chefe, em 1893. Nesse mesmo ano, ele criou o primeiro motor movido à gasolina, sua obsessão naquela época.

2 – Quadriciclo

Em 1896, Henry Ford completou o seu primeiro trabalho automobilístico: a carruagem motorizada. Chamado de Quadriciclo, a ideia era vendê-lo para conseguir a verba de fazer um segundo veículo mais avançado, do modo como queria. Nesse mesmo ano, ele teve uma reunião com Thomas Edison, que aprovou os seus planos. Uma frase de Henry Ford, define muito bem seu trabalho:

“Esteja pronto para revisar qualquer sistema, descartar qualquer método, abandonar qualquer teoria, se o sucesso do trabalho te exigir isso”.

3 – Ford

Em 1903, a Ford Motor Company foi incorporada por apenas 28.000 dólares. A Associação de Fabricantes de Automóveis Licenciados interveio pelo fato da Ford não ser uma fabricante autorizada. Com recurso, Henry Ford conseguiu vencer o caso, em 1911. Se ele tivesse perdido, o futuro automobilístico não seria como nós o conhecemos. Talvez a produção em massa de carros nunca tivesse existido, ou em um cenário mais otimista, fosse aplicada bem mais tarde. Isso, com certeza, minaria um desenvolvimento industrial e tecnológico tão rico e veloz como o visto no século 20.

4 – Guerras

Ford esteve envolvido nas duas grandes guerras que o mundo enfrentou. Na Primeira Guerra Mundial, ele tentou entrar na indústria de aviação, fundando a Ford Airline Company. Ele não conseguiu lucros e sua investida foi fracassada.

Na Segunda Guerra Mundial, Ford foi um grande patrocinador do exército alemão. Ele produziu os mais diversos tipos de produtos automobilísticos para os nazistas. Hitler, inclusive, já falou publicamente que Ford era uma inspiração pública. Além disso, Ford é citado – o único americano, inclusive – no Mein Kampf de Adolf Hitler.

5 – Fordlandia

Uma das grandes utopia de Henry Ford era criar uma cidade no meio da floresta Amazônica. Mais exatamente no interior do Pará. A nomeada Fordlandia tinha como objetivo estar próxima da extração de borracha, podendo fabricar pneus, mangueiras e juntas. O grande problema foi que a natureza não se curva as vontades do homem, e Ford descobriu isso da maneira mais amarga. Fordlandia nunca conseguiu se tornar o que Ford queria que fosse. Ela não passa de ruínas, e até hoje, é quase inabitável. Tudo o que restam são os vestígios em frangalhos do passado.

6 – Incentivo

Diferente da maioria dos donos de megaempresas, Henry Ford tinha um jeito especial de lidar com os seus funcionários. Por acreditar no potencial de seus funcionários, e por crer que funcionário que produz é funcionário feliz, ele pagava uma remuneração gorda aos seus trabalhadores. Ele afirmava que se os funcionários estivessem felizes, sendo incentivados com um bom salário – o dobro do que se pagava habitualmente na época -, eles produziriam mais e melhor.

Além disso, ele contribuía com uma parte dos lucros da empresa para funcionários com mais de seis meses de casa e que mantinham uma vida pessoal “correta” para a época. Apesar de tudo, esse último método foi abandonado porque estava sendo visto como interferência na vida dos funcionários.

A consequência direta disso é que a produção em suas fábricas era de alta qualidade. Isso alavancou a produção e o tornou bem sucedido.

7 – Fim

Em 1938, Henry Ford sofreu o seu primeiro ataque do coração, com 75 anos de idade. Isso o levou a passar a empresa para o controle do seu filho, Edsel. Em 1943, seu filho faleceu e ele precisou voltar a ficar à frente de sua empresa. Ficou no comando mais dois anos, e em 1945, cedeu o lugar de autoridade máxima dentro da Ford ao seu neto Henry Ford II. Desde então, ele se retirou por completo.

Ele só veio realmente a falecer em 1947, vítima de uma hemorragia cerebral aos 83 anos. Ele foi enterrado em Detroid, onde seus restos mortais descansam até os dias de hoje.

E aí, você sabia sobre esses detalhes da vida de Henry Ford? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. E escute Ford quando ele diz que:

“O fracasso é simplesmente a oportunidade de recomeçar, desta vez de maneira mais inteligente”.

Aquele abraço!

7 maiores estátuas do mundo

Artigo anterior

Elenco do filme de Breaking Bad vai te deixar ainda mais ansioso para assistir

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido