• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você não sabia sobre Isaac Newton

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      06/12/18 às 14h47

Em nossa história, temos alguns gênios como Einstein e Isaac Newton. Este último, inclusive, é considerado uma das mentes mais brilhantes de todos os tempo e deixou várias contribuições para a humanidade, como teorias sobre o movimento, gravidade e outros temas. Com relação a seu trabalho, relatos dizem que Newton era bastante reservado e solitário.

O físico e matemático é tido como um dos pais da Física moderna. Sua principal contribuição para a Física foi a Lei da Gravitação Universal, que diz que "toda matéria atrai outra matéria com uma força proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas". Ele fez outras contribuições para o estudo enquanto estava vivo. Falamos aqui mais sobre esse gênio de nossa História.

1 - Infância

Isaac Newton nasceu em 1642, em Woolsthorpe Manor, na Inglaterra. Seu pai morreu três meses antes de ele nascer e quando ele tinha três anos sua mãe se casou de novo com um clérigo rico que não queria enteados. Newton foi viver com a avó e foi tratado como um órfão por vários anos. Até que em 1653, seu padastro morreu e sua mãe voltou para casa e ele passou a viver com a avó, a mãe, um meio-irmão e duas meio-irmãs.

2 - Escola

Newton estudava na Escola Livre de Gramática de Grantham, e seus professores o achavam desatento e preguiçoso. Mas um acontecimento logo mudaria a postura do jovem Isaac Newton. Um dia, quando estava indo para escola, ele e um garoto começaram a brigar e o garoto chutou a barriga de Newton com força. Mas Newton não se deu por vencido e chamou o menino para um briga depois da aula.

Os dois garotos brigaram e Newton ganhou e o humilhou fisicamente. Mas isso não era o bastante para Newton. O garoto com quem ele brigou, era o melhor aluno da escola, então Newton quis humilhá-lo também nos estudos e se tornou o melhor estudante da escola.

3 - Negócios

A família de Isaac Newton tinha riquezas e sua mãe queria que ele se dedicasse aos negócios. Ela até o tirou da escola para que ele virasse um homem de negócios, mas não deu muito certo. Newton não tinha talento ou interesse pelos negócios.

4 - Faculdade

Depois de Newton ter deixado a escola, sua mãe conseguiu convencê-lo de voltar e passados alguns anos, ele entrou na Universidade de Cambridge. Ele entrou na faculdade pensando em se tornar um advogado, mas conforme foi lendo filósofos como Descartes, Gassendi, Hobbes e Boyle e cientistas como Kepler e Galileu, ele foi atraído pela ciência.

5 - Insight mais famoso

Em 1665, a peste bubônica fez com que a Universidade de Cambridge fechasse suas portas e obrigou Newton a voltar para casa. E um dia, quando ele estava sentado em seu jardim, ele viu uma maçã cair, o que lhe trouxe a inspiração para formular a lei da gravitação universal.

6 - Fim do mundo

O físico participava da seita herética denominada Arianismo que pregava a negação da Santíssima Trindade. Ele passava horas estudando a planta do templo perdido do rei Salomão de Jerusalém e até aprendeu hebraico para conseguir entender melhor os textos. Ele buscava pistas onde poderia saber as datas do segundo advento de Cristo e do fim do mundo.

7 - Alquimia

Em um leilão, em 1936, John Maynard Keynes comprou um baú de trabalho de Isac Newton e ficou espantado quando viu que ele se ocupava predominantemente da tentativa obsessiva de transformar metais normais em preciosos. E em uma análise de 1970, percebeu-se que o cabelo de Newton tinha mercúrio, que era um elemento que interessava muito aos alquimistas, em uma concentração 40 vezes maior que o normal.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+