• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Livro mostra imagens inéditas da Lua durante as missões Apollo

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      06/12/18 às 14h54

Ao pisar pela primeira vez na Lua, em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong trouxe a luz o sonho de milhares de pessoas que estavam trabalhando na missão de levar o homem ao satélite natural pela primeira vez. Nas palavras do astronauta e engenheiro espacial "esse é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade".

Agora, quase 50 anos depois de tal feito, acontece o lançamento de um fotolivro de algumas das missões mais importantes da NASA. O livro recebeu o nome de Apollo VII-XVII e foi editado pela teNeues. Seu conteúdo traz imagens inéditas das onze missões tripuladas Apollo. As imagens foram concedidas pela própria NASA.

Missão Apollo

As fotografias foram capturadas diretamente do módulo Command. Nas imagens, temos o vislumbre da superfície terrestre e algumas impressionantes imagens da superfície lunar. Essas imagens foram restauradas utilizando negativos originais que estavam em um arquivo fotográfico da agência espacial.

O registro visual das missões à Lua sempre foi considerado de suma importância. Afinal, apenas 12 homens pisariam na superfície lunar durante o projeto. Bem como as fotografias, alguns materiais foram coletados para que, uma vez em Terra, pudessem ser estudados. Além de servir como prova do feito da agência durante a Guerra Fria.

Um filme fotográfico de 70mm, especialmente desenvolvido, permitia registrar cerca de 200 fotos em um só rolo. As câmeras também foram especialmente desenvolvida para os registros. Elas foram pensadas para operarem mesmo sob condições térmicas extremas e para que pudessem responder à gravidade lunar. As marcas Nikon, Carl Zeiss e Hasselblad foram escolhidas pela NASA para as missões.

Milhares de fotos foram capturadas e, a partir de um processo onde foram excluídas as imagens que estivessem imperfeitas, destacaram-se as melhores, para levar ao público um conteúdo visualmente atrativo e rico. Quatro designers europeus participaram da seleção das imagens. Dentre eles, Floris Heyne, Joel Meter, Simon Phillipson e Delano Steenmeijer.

Foram escolhidas 225 fotografias entre aquelas que foram rejeitadas pela NASA. Uma delas, apesar de ser quase quinquagenária, será vista pelo grande público pela primeira vez através do livro. O Apollo VII-XVII ainda conta com prefácio escrito pelo astronauta Walt Cunningham, que esteve na primeira missão tripulada, a Apollo 7.

Abaixo, você confere algumas imagens da curadoria, feita por designers, e que integram o livro Apollo VII-XVII. Para mais informações, basta acessar o site oficial que está sendo utilizado para a divulgação do fotolivro.

Apollo VII-XVII

#1

#2

#3

#4

#5

#6

#7

#8

#9

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Publico  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+