• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Nosso sistema solar receberá um visitante especial esse mês

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      06/12/18 às 14h38

Nosso universo é imenso. Há bilhões de outras galáxias espalhadas pelo universo, a Via Láctea não é a única em toda essa imensidão. E por não ser única, vez ou outra, recebemos certos visitantes interplanetários. Dessa vez, um cometa, chamado de 46P / Wirtanen é o visitante da vez e é um dos poucos que já chegou assim tão próximo de nosso planeta.

No dia 16 de dezembro de 2018, o cometa vai alcançar o ponto mais próximo da Terra, 11.586.350 quilômetros de distância. Parece pouco, mas ele é o 10° corpo celeste a chegar tão perto de nossa planeta desde 1950. O cometa também orbita o sol e demora cerca de 5,4 anos para completar a volta. Por sorte, neste ano, a órbita da Terra sincronizou também com a do cometa e essa visita poderá se tornar real.

Conseguiremos ver o cometa?

Temos uma boa e uma má notícia. Talvez sim, seja possível ver o cometa. O problema é que aquela faixa de poluição que fica sob os céus pode dificultar que consigamos ver a passagem do cometa.

Aliás, aqueles que conseguirem ver, não vão ver a cauda do cometa, já que ele não é grande o suficiente para gerar uma cauda longa.

Aqueles que conseguirem ver, irão vê-lo do tamanho da lua, como uma grande estrela. Se você realmente não quiser perder esse momento, o recomendado é que vá para uma área bem escura. Longe das luzes da cidade e também da poluição. Dessa forma, será possível que você veja o cometa 46P / Wirtanen.

Cometa 46P / Wirtanen

O cometa 46P / Wirtanen é bem pequeno, quando comparado a outros corpos celestes. Ele tem apenas 1,2 quilômetros de diâmetro e faz parte dos asteroides de Júpiter. O cometa só foi descoberto em 1948 e também orbita o Sol.

Se você nunca presenciou um desses momentos astronômicos, essa pode ser a oportunidade ideal para você, afinal, não é sempre que esse tipo de coincidência acontece e um cometa passa tão próximo da Terra.

Estamos em um dos melhores períodos para ver o cometa, que agora está próximo da constelação de Touro. Se você estiver em um local bem escuro e longe da cidade, é bem provável que consiga vê-lo nos próximos dias. Principalmente no dia 16, que é quando estará mais próximo da Terra.

E aí, você vai tentar ver o cometa ou não liga muito para esse papo de astronomia? Conta aqui nos comentários para onde você vai para tentar ver o 46P / Wirtanen. E aproveita para compartilhar com aquele amigo que adora o assunto!

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+