• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 doenças aterrorizantes que os médicos não sabem explicar até hoje

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      04/10/17 às 18h21

Ao longo dos anos, inúmeras doenças foram registradas. Muitas permaneceram por muito tempo como incuráveis, mas graças aos avanços da ciência e da medicina, grande parte delas já foram completamente desvendadas e possuem tratamento. No entanto, ainda existe doença ou outra que nunca conseguiu ser explicada.

Temos a mania de acreditar que os médicos precisam realmente saber de tudo, mas não é bem assim. A medicina é uma área que está em constante movimento e passa por diversas mudanças. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos 7 doenças aterrorizantes que os médicos até hoje não conseguiram explicar. Dá uma olhada!

1 - Epidemia da dança

Julgando pelo nome, não parece ser algo tão ruim assim, não é mesmo? Bom, acredite, é bem pior do que se pode imaginar. Ao longo de nossa história, já atingiu um bom número de pessoas por aí. São atingidas por algo que as fazem dançar até a morte, seja por exaustão, ou devido à exposição climática.

Quando a pessoa não morre, desmaia. Certamente o caso mais famoso até hoje é o de uma francesa que dançou por 6 dias seguidos, no ano de 1518. Depois de um mês, la já havia contagiado outras 400 pessoas que também começaram a dançar incontrolavelmente. Existem muitas hipóteses sobre o que pode provocar essa condição, mas ninguém é capaz de afirmar o motivo com certeza. A única coisa que se sabe, é que é extremamente contagioso!

2 - Síndrome da Pessoa-Dura

Foi descrita pela primeira vez no ano de 1956, caracterizada como uma desordem neurológica raríssima, que enrijece de forma progressiva, os músculos da pessoa. É uma espécie de câimbra muscular permanente. À medida que a doença progride, os músculos vão se tornando cada vez mais atrofiados, até que chega um momento em que o movimento já não é mais possível.

Nos piores casos, ainda pode provocar dificuldade respiratória, ossos quebrados, rupturas musculares ou dificuldades para deglutir. Uma hipótese levantada pelos médicos, é que pode ter algo a ver com as diabetes, já que é uma doença auto-imune  e poderia resultar em um gene mutante.

No entanto, nenhum dos médicos ao redor do mundo foi capaz de explicar ao certo o porque da doença, muito menos se existe de fato um grupo de risco.

3 - Doença do suor excessivo

Essa foi uma doença que entre os anos de 1485  e 1551, matou mais de 3 milhões de pessoas na Inglaterra. Grande parte das vítimas tinham entre seus 15 a 45 anos, sendo que  a maioria eram homens. Ela apareceu no país durante os meses de verão, e de acordo com os registros, foi desaparecendo com a chegada do inverno.

Os sintomas iniciais incluíam febre alta, falta de ar e dificuldades respiratórias aliados à sudorese intensa. Por incrível que pareça, é uma doença bastante agressiva e capaz de matar a vítima em 24 horas! Nos piores casos, mata em 3 horas. À medida que a doença evolui, o doente vai se sentindo menos disposto e sofre com intensas dores.

Quando alcança seu estágio final, a pessoa pode apresentar confusões mentais, delírios e aceleração dos batimentos cardíacos e respiração, o que resulta em morte por falência respiratória. A doença desapareceu no ano de 1551, mas os médicos nunca conseguiram provar o que a provocava. As suspeitas são de que era causada por um hantavírus .

4 - O francês saltador do Maine

Alguns lenhadores franco-canadenses que viviam no estado norte americano do Maine, desenvolveram uma espécie de doença bizarra. Eles começaram a pular e gritar como forma de reação à menor provocação que fosse. Um dos sintomas mais estranhos ainda, é que eram influenciados facilmente. É bem provável que se você os pedisse para imitar um macaco, fariam isso sem exitar.

A tal doença não é nada comum e parece ter atingido apenas esse pequeno grupo no Maine. É restrita aos lenhadores canadenses. Devido a isso, sugere-se que esta tenha sido uma condição ambiental, genética, ou ainda psicológica.

5 - Doença do sono

A doença europeia do sono, também conhecida como encefalite letárgica, é algo que provoca sintomas bem estranhos, a exemplo de alta sonolência, ao ponto de ser realmente incontrolável. A pessoa também pode começar a tremer de repente.

Em muitos casos, a vítima não consegue se mover por mais que esteja completamente consciente, como se seus músculos estivessem atrofiados. O fato pode levar ao desenvolvimento de alucinações e até mesmo à loucura. Muitas pessoas não conseguem escapar vivas, mas aquelas que conseguem, podem passar o resto de suas vidas em estado vegetativo, deitadas em suas camas.

Médicos e cientistas não sabem ao certo o que acontece e quais são os agentes responsáveis pela doença, mas acreditam que é provocada por um vírus.

6 - Doença dos bezerros

Aconteceu na Alemanha , mas acabou se espalhando para a Bélgica. Sempre foi encarada como uma doença contagiosa, mas um vírus que pudesse ser responsável por isso, nunca foi encontrado. Os bezerros que foram infectados tomaram todas as vacinas, contra todos os tipos de doenças possíveis, no entanto, algo deu errado e adoeceram.

Os animais começavam a sangrar de forma incontrolável e os fazendeiros decidiram lhes dar vitaminas para coagular o sangue, mas nada resolvia. Um simples toque nos animais poderia provocar uma ferida terrível.

Uma hipótese bizarra apareceu: acredita-se que os pequenos bezerros acabaram desenvolvendo imunidade à própria medula, fazendo com que ela ficasse em estado gelatinoso, o que poeria ter impedido a produção de plaquetas no sangue. Bom, o fato é que isso nunca foi comprovado.

7 - Síndrome de Nodding

Se você está se perguntando o que diabos é "nodding", trata-se de um termo inglês, utilizado como referência para o ato de concordar com algo (balançar a cabeça para cima e para baixo). Já deu pra ter uma ideia do que se trata? Sim, as pessoas eram atingidas por uma síndrome que as fazia balançar continuamente a cabeça, como se estivessem curtindo um bom som.

Foi descoberta nos anos 60, mas havia sumido por um tempo, reaparecendo na África no ano de 2010. Pessoas que são atingidas pela doença acabam ficando desnutridas. Comer balançando a cabeça é extremamente difícil, acredite! Os médicos também nunca souberam explicar os motivos pelo qual a doença se desenvolve.

E então pessoal, já conheciam alguma dessas doenças? Compartilhem suas ideias com a gente, aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+