Nosso mundo é marcado por vastos acontecimentos históricos. Foram os grandes responsáveis por definir parâmetros para os dias modernos. Por exemplo, ao longo dos anos cientistas nasceram e foram capazes de fazer descobertas que simplesmente mudaram nossa visão de mundo. Imponentes construções foram levantadas, produções cinematográficas começaram a surgir, enfim... Eventos das mais diversas naturezas e que nos fazem ter outra perspectiva sobre a vida.

O que pouca gente percebe é que acontecimentos históricos aconteceram na mesma época. Ao mesmo tempo em que uma grande obra de arte era finalizada, outra grande obra arquitetônica também estava em seu estágio final de construção, por exemplo. Pensando em situações do tipo, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 eventos históricos que aconteceram no mesmo ano. Confere aí!

1 - A Noite estrelada, de Van Gogh e a Torre Eiffel - 1889

Não é novidade pra ninguém que a Torre Eiffel é uma das atrações turísticas mais visitadas do mundo. Muitos casais sonham em passar noites românticas tendo a torre como paisagem. O início da construção aconteceu no ano de 1887, no entanto, terminou praticamente ao mesmo tempo em que Vincent Van Gogh finalizava uma de suas mais renomadas obras de arte: A Noite Estrelada. São eventos realmente históricos em nosso mundo.

2 - Naufrágio do Titanic e a descoberta das vitaminas - 1912

Publicidade
continue a leitura

Antes do ano de 1912, ninguém sabia o que eram as vitaminas. Foi neste período que o bioquímico Casimir Funk fez a descoberta, junto a outros cientistas que trabalhavam com ele. Isso acabou rendendo-lhes um Prêmio Nobel de Medicina, no ano de 1929. Mas enquanto algo realmente promissor acontecia no campo das ciências, uma tragédia estaria por vir ainda no mesmo ano. Foi quando o famoso Titanic saiu para sua primeira e também última viagem, matando centenas de pessoas. Sem dúvida, dois eventos marcantes.

3 - Tabela periódica e o surgimento da marca Heinz - 1869

A tabela periódica tem uma história que começa muito antes dessa data. No entanto, foi apenas em 1969 que Dimitri Mendeleev a apresentou de forma concreta ao mundo. Um dos eventos que definiria muitos ramos da ciência dali por diante. No mesmo período, nascia uma das empresas que estava destinada a ser uma das maiores do mundo no setor alimentício, a Heinz, criada por Henry John Heinz.

4 - Marilyn Monroe e Rainha Elizabeth - 1926

Publicidade
continue a leitura

Marilyn Monroe foi uma atriz e modelo norte-americana, mais tarde, considerada como sex symbol na década de 1950. Curiosamente, a Rainha Elizabeth nasceu no mesmo ano que a atriz, 1926. Foi realmente um ano em que grandes nomes de nosso cenário mundial surgiram.

5 - Guilhotina na França e Indiana Jones nos EUA - 1981

A guilhotina permaneceu como um dos principais métodos de execução mantidos na França. No entanto, após ser julgado como extremamente cruel, foi abolida no ano de 1981. Foi um dos eventos mais importantes do país, marcando uma nova era em seus regimes. No mesmo ano, surgia o primeiro filme de Indiana Jones: Os caçadores da arca perdida, se transformando em uma das produções mais aclamadas pelo mundo.

6 - O primeiro iPhone e o sétimo livro da franquia Harry Potter - 2007

Publicidade
continue a leitura

A primeira geração do iPhone chegou ao mercado no mesmo ano em que J.K Rowling lançava seu sétimo livro da franquia Harry Potter: As relíquias da morte. Uma curiosidade é que uma loja online, por algum erro, disponibilizou o livro cinco dias antes de seu lançamento. Isso fez com que ele fosse rapidamente traduzido pra vários idiomas e muita gente  aproveitou a falha.

No entanto, o acontecimento não foi capaz de impedir que os verdadeiros fãs comprassem o livro. O iPhone também sofreu intensas críticas de seus compradores quando descobriram que ele não suportava certas funções.

7 - Reforma emancipadora na Rússia e a primeira foto colorida no Reino Unido - 1861

Sem dúvida, dois eventos marcantes em nossa história. No ano de 1861, enquanto uma reforma camponesa foi capaz de abolir a servidão no Império Russo, o físico britânico James Clerk Maxwell recebia sua primeira fotografia colorida no Reino Unido. A partir daí, as portas estavam abertas para a inovação no campo da óptica.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Publicado em: 31/01/18 17h59