Entretenimento

7 famosos que tem autismo

0

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento e possui três características fundamentais: as pessoas que têm tal transtorno são incapazes de interagir socialmente, possuem um padrão de comportamento restrito e repetitivo e têm dificuldade com a linguagem comunicacional e interação de jogos simbólicos.

Esse problema se divide em algumas fases de comprometimento. Começa pela Síndrome de Asperger, que seria a mais leve, e não compromete a fala e nem inteligência. E vai até os casos mais graves, onde a pessoa não consegue manter contato interpessoal, sendo bastante agressiva e apresentando retardo mental.

O diagnóstico para autismo é essencialmente clínico e depende muito do comprometimento e histórico do paciente. É acreditado que o gênio Albert Einstein convivia coma a síndrome de Asperger, de acordo com um artigo científico de 2003.

E muitas pessoas acham que quem sofre com autismo, ou com algum distúrbio neurológico parecido, leva uma vida totalmente diferente daquela com que sonhou. Mas a realidade não é essa. Várias celebridades possuem anomalias desse tipo e não só levam uma vida normal, como são bem sucedidas em suas áreas de atuação. Mostramos aqui algumas delas.

1 – Elon Musk

No dia oito de maio, o bilionário apresentou o programa “Saturday Night Live” e surpreendeu todos os espectadores. Ele contou que tem a síndrome de Asperger.

Musk revelou que ele era “a primeira pessoa com Asperger a comandar o programa de comédia de esquetes. Ou pelo menos a primeira a admitir”. Ele disse que já se envolveu em discussões por publicar tuítes polêmicos. E disse que a síndrome lhe faz pensar coisas fora da caixa.

“Sei que disse ou postei coisas estranhas, mas é assim que meu cérebro funciona. Para qualquer pessoa que ofendi, só quero dizer: reinventei os carros elétricos e estou enviando pessoas a Marte em um foguete. Vocês acharam que eu seria um cara normal e relaxado?”, disse ele no programa.

2 – Dan Aykroyd

O ator e comediante foi diagnosticado com síndrome de Tourette aos 12 anos. Além disso, Dan também descobriu que tinha síndrome de Asperger, na década de 1980.

Para quem não sabe, foi ele quem escreveu histórias de filmes icônicos como “Os Caça-Fantasmas” e “Os Irmãos Cara de Pau”. O comediante também já fez parte do elenco do “Saturday Nigh Live”.

“Um dos meus sintomas incluía minha obsessão por fantasmas e agentes da lei – eu carrego um distintivo da polícia comigo, por exemplo”, disse Aykroyd ao Daily Mail.

3 – Susan  Boyle

A cantora descobriu que estava com síndrome de Asperger em 2012. Mesmo com um diagnóstico mais tarde na vida, desde pequena ela já suspeitava que sofria de algum transtorno mental.

A personalidade ficou conhecida em 2009 depois de participar do programa “Britain’s Got Talent” e ser bastante elogiada por sua interpretação da música “‘I Dreamed a Dream”, do filme “Os Miseráveis”.

Boyle passou por um período complicado, mas conseguiu dar a volta por cima. Ela tem uma  fortuna avaliada em 40 milhões de dólares.

4 – Daryl Hannah

A atriz foi diagnosticada com autismo quando ainda era criança. Contudo, ela só revelou o fato publicamente em 2013. E o autismo não impediu que Daryl chegasse  ao estrelato.

A atriz já fez vários papéis de sucesso em filmes como, “Splash – Uma Sereia em Minha Vida”, “Wall Street – Poder e Cobiça”, na franquia “Kill Bill” e na série “Sense8”.

5 – Courtney Love

A cantora e compositora contou em sua biografia que recebeu a notícia de que estava com autismo aos nove anos. E o transtorno também não foi um impedimento para Courtney brilhar no mundo da música. Ela é a vocalista da banda “Hole” e já emplacou vários sucessos.

6 – Temple Grandin

A vida dessa americana que se tornou uma grande acadêmica, mesmo com autismo, é retratada no documentário “The Woman Who Thinks Like a Cow”. Além do documentário, a mulher foi interpretada por Clair Danes no filme “Temple Grandin”, de 2010.

Temple foi diagnosticada com problemas mentais quando tinha dois anos. Contudo,a descoberta do autismo só veio aos 40 anos.  Atualmente a mulher dá aulas de  ciências na Universidade do Estado do Colorado.

7 – James Durbin

O cantor ficou em quarto lugar na 10ª temporada do programa “American Idol”. Ele é portador da síndrome de Asperger e essa situação foi descoberta quando ele tinha aos 10 anos, mas vive uma vida perfeitamente normal. Tanto que, entre 2011 e 2016, James lançou três álbuns.

O poder do emoji

Matéria anterior

A triste história da última arara livre do Rio de Janeiro

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.