7 fatos que você provavelmente ainda não sabia sobre o Sistema Solar!

POR Pietro Bottura    EM Mundo Afora      04/11/14 às 20h47

Ah, o sistema solar. Tão perto e tão longe, tão conhecido e ao mesmo tempo misterioso, tão grandioso e ao mesmo tempo tão próximo, quanto pensamos na imensidão da galáxia, do Universo e dos multiversos ou seja lá o que estiver além dele. Apesar disso, de morarmos nessa vizinhança há tanto tempo, mal conhecemos nossos vizinhos e sabemos sobre a vida deles, muitas vezes criando concepções erradas. Você sabia, por exemplo, que não é só Saturno que tem aneis, ou que a Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol? Então sente-se confortável na sua cadeira, e descubra aqui 6 fatos sobre o espaço sideral que você provavelmente ainda não sabia:

1) Não é só Saturno que tem aneis

155244588

Júpiter, Netuno e Urano têm aneis ao seu redor, sendo que o último chega a ter 9 deles, todos bastante brilhantes e compostos de poeira espacial e meteoritos, que não visíveis da Terra.

2) Apesar do nome, a Terra não é o único planeta "terrestre"

earths layers

É considerado terrestre um planeta composto principalmente por rochas, com um núcleo de metal, uma superfície sólida e a ausência de aneis. Os 4 planetas mais próximos do Sol têm essas características, colocados em ordem no próximo item.

3) A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol

solar system nasa

Mercúrio, Vênus, Terra e Marte é a ordem dos planetas terrestres, que justamente têm atmosferas semelhantes pela temperatura. Já o mais quente deles não é Marte ou Mercúrio, diferente do que você imagina, e sim o próximo item da lista, que é...

4) Vênus

venus

Apesar de não ser o mais próximo do Sol, o planeta das mulheres tem um atmosfera que absorve melhor o calor de nossa estrela, chegando a impressionantes temperaturas de 460ºC, enquanto Mercúrio fica nos 420ºC.

Além de ser o mais quente, o planeta também gira no sentido anti-horário, contrariamente a todos os demais do Sistema Solar, incluindo a Terra. Não se sabe qual a razão para isso, e, para melhorar, o tempo que ele leva para dar uma volta em torno do Sol (224 dias da Terra) é menor do que o que leva para girar em torno de si mesmo (243 dias), ou seja, os anos são menores que o dia. Agora entendi porque mulheres são de Vênus: é impossível entender.

5) Gigantes de gás

gas-giant-planet-moon-space-stars

Já os planetas não-terrestres, os 4 mais distantes, são chamados de "Gigantes de Gás", já que praticamente não tem superfície sólida. Enquanto Júpiter e Saturno têm centros de rocha e são compostos por hidrogênio, hélio e metano, Urano e Netuno são feitos de gases voláteis, que dissipam o calor facilmente e por isso dão aos planetas superfícies congeladas, colocando-os na subcategoria "Gigantes de Gelo".

6) Plutão

planets-4-large

O nosso nono planeta foi rebaixado à categoria dos "planetas anões", que, como o nome sugere, são maiores do que satélites, como a Lua, e menores do que planetas, provavelmente num processo de acúmulo e/ou perda de massa que futuramente poderá lhes colocar em uma das outras categorias. Além de Plutão, nosso sistema tem mais 4 outros: Ceres, Eris, Haumea e Makemake. Na foto, Plutão é o menor planeta.

7) Grandes amigos

greatredspot

Júpiter é tão grande que tem um campo gravitacional que serve como uma barreira para a Terra, já que "puxa" muito do lixo espacial (em especial os cometas e meteoros de tamanho avantajado) que poderiam chegar ao nosso planeta, mais ou menos como ter aquele amigo protetor com 2 metros de altura quando alguém tenta te bater no recreio.

 

Gostou? Confira também esses incríveis GIFs sobre a natureza e astronomia, que vão te levar pro paraíso!

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+