icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 fatos sobre Kumbh Mela, a maior festa religiosa do mundo

POR Erik Ely EM Curiosidades 27/02/20 às 09h47

capa do post 7 fatos sobre Kumbh Mela, a maior festa religiosa do mundo

Recentemente, a Kumbh Mela, a maior festa religiosa do mundo, mobilizou dezenas de milhões de peregrinos, em sua última edição. Dessa forma, a festa acontece na Índia e desde os tempos remotos, a peregrinação religiosa conta com devotos, que mergulham nos principais rios indianos,, para se purificarem e renascerem.

Na festas, os participantes buscam se libertar das ilusões mundanas para se conectarem à consciência cósmica divina. Com isso, a festa acontece desde 2017, e vem crescendo desde então, chegando a inclusive, quebrar o recorde de maior festa religiosa do mundo.

1 - Como são escolhidos os locais do evento?

O Kumbh Mela é realizado a cada 3 anos. Contudo, também existem o Kumbh Mela-o Ardh (que significa metade) e que é realizado a cada seis anos, além do Kumbh Mela-Purna, (que significa completo) que ocorre a cada doze anos. Dessa forma, a celebração do Kumbh Mela normal acontece em determinados locais da Índia e em certos períodos. As datas do evento e seu feriado são calculados de acordo com a posição astrológica de Júpiter, do Sol e da Lua.

2 - Duração das comemorações

Cada peregrinação envolve cerca de 70 a 100 milhões de peregrinos, iogues, sadhus e pessoas comuns. Dessa forma, as comemorações duram 155 dias, com seis dias envolvendo ritos de purificação. Em 2019, por exemplo, o festival Kumbh Mela aconteceu na cidade de Prayagraj (ex-Allahabad). Além disso, por conta de sua importância cultural, a UNESCO incluiu o evento na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

3 - A história de Kumbh Mela

O Kumbh Mela tem origem na mitologia hindu. Assim, Kumbh significa panela, pote ou jarro. Enquanto Mela quer dizer festival ou feira. Por isso, Kumbh Mela significa "Festival do Pote", uma denominação que se relaciona com o Pote de Néctar, da mitologia hindu. Além disso, a origem da festa é uma guerra entre deuses e demônios, por causa de um pote que continha o néctar da imortalidade. Com a guerra, algumas gotas do néctar caíram em quatro cidades da Índia. Eram elas, Prayagraj, Ujjain, Nasik e Haridwar.

4 -  O significado por trás do festival

Este festival é o retrato do que a religiosidade e devoção podem fazer, levando pessoas a realizarem esforços e sacrifícios, para participarem do festival. Chegando a inclusive, suportar as dificuldades encontradas durante o evento. Para isso, milhões de pessoas se reúnem com o propósito de se libertarem do ciclo vicioso da vida terrena. Tudo para que possam avançar em busca do espiritual, transcendendo o sofrimento e a dor, em busca de uma vida eterna e livre de limitações.

5 - Cenas do Kumbh Mela

Apenas vendo dá para se ter uma dimensão da religiosidade e devoção de quem participa do Kumbh Mela. Para isso, separamos um trecho do canal India Travel, que é um pouco da dimensão do evento.

6 - Kumbh Mela e os Sadhus

Os participantes mais marcantes deste evento são os sadhus, considerados homens sagrados. Muitos peregrinos religiosos vêm ao Kumbh Mela para ver e ouvir esses homens, a fim de obterem mais conhecimento e iluminação espiritual.

7 - Rituais realizados no Kumbh Mela

Dentro do Kumbh Mela, o principal ritual é o banho de rio. Para os hindus, submergir nas águas sagradas, no dia mais auspicioso da lua nova, fará com que eles e seus antepassados sejam absolvidos do pecado. Conforme o sol vai surgindo, diferentes sadhus saem em procissão, se dirigindo ao rio para se banhar. Esse momento é místico e mágico e todos os presentes se sentem envolvidos nele.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest