História

7 guerras mais mortais da história da humanidade

0

As guerras são tão antigas quanto a civilização humano. Desde o período Mesolítico, que data de 10.000 A.C a 5.000 A.C, os povos entram em conflito causando a morte de centenas, milhares e até mesmo milhões de pessoas.

Apesar da expectativa ser de que as guerras atinjam militares e soldados que lutam nos conflitos, é natural que os maiores embates entre exércitos provoquem casualidades entre civis, resultando em verdadeiras tragédias devastadoras.

Para compreender melhor o efeito destruidor das guerras, nos listamos uma série de guerras da história humana. Não importa a motivação dos conflitos, o resultado é sempre de um número absurdos de morte.

7 – Primeira Guerra Mundial: 18 milhões

1

Entre julho de 1914 e novembro de 1918, a Primeira Guerra Mundial foi um evento global que começou na Europa e rapidamente tomou conta de todas as grandes potências econômicas do mundo. Ao fim do conflito, o número total de mortes incluiu cerca de 11 milhões de militares e 7 milhões de civis. Cerca de dois terços das mortes de militares durante a guerra aconteceram em batalha, diferente dos conflitos do século 19, quando os soldados morriam por doenças.

6 – Rebelião Taiping: de 20 a 30 milhões

2

A Rebelião Taiping foi um grande conflito na China que durou de 1850 a 1864. A guerra acontece entre a estabelecida dinastia Manchu-led Qing e o grupo cristão extremista Reino Celestial Taiping. Não existe um censo confiável e preciso da época, mas as estatísticas mais confiáveis apontam um número de mortos entre 20 e 30 milhões de pessoas, totalizando soldados e civis. A maior parte das mortes foi atribuída a doenças e fome.

5 – Conquista Qing: 25 milhões

3

Disputado entre 1618 e 1683, o conflitou colocou a dinastia Qing – que governava a parte nordeste do país – contra a dinastia Ming – que governava a parte sul. A guerra eventualmente terminou com a queda da dinastia Ming e a conquista dos Qing, causando a morte de cerca de 25 milhões de pessoas.

4 – Segunda Guerra Sino-Japonesa: de 25 a 30 milhões

4

A Segunda Guerra Sino-Japonesa aconteceu entre 1937 e 1945 entre a República da China e o Império do Japão. Depois que os japoneses atacaram Pearl Harbor, em 1941, a guerra passou a fazer parte dos conflitos da Segunda Guerra Mundial na frente do Pacífico. Ela foi reconhecida como a maior guerra asiática do século 20, contando com a maior série de casualidades da guerra no Pacífico, com cerca de 25 milhões de civis chineses e mais de 4 milhões de militares dos dois países mortos.

3 – Guerra dos Três Reinos: de 36 a 40 milhões

5

A Guerra dos Três Reinos foi uma série de conflitos armados na China Antiga (de 220 a 280). Na guerra, três estados – Wei, Shu e Wu – batalharam por poderes no país tentando unir as nações e tomar controle de tudo. O período foi um dos mais sangrentos da história chinesa, marcado por batalhas brutais que podem ter causado a morte de até 40 milhões de pessoas por todo o país.

2 – Conquista Mongol: de 40 a 70 milhões

6

As invasões mongóis do século 13 foram responsáveis pelo gigante Império Mongol que cobria grande parte da Ásia e da Europa Oriental por volta de 1300. Historiadores apontam que as investidas mongóis estão facilmente entre os maiores conflitos da história da humanidade. Além disso, o povo carregava a peste bubônica com as tropas, espalhando a doença pela Ásia e pela Europa, aumentando o número de vítimas da Peste Negra. O número total de mortes ligados às invasões são estimados entre 40 e 70 milhões.

1 – Segunda Guerra Mundial: de 60 a 85 milhões

7

Disputada entre 1939 e 1945, a Segunda Guerra Mundial envolveu grande parte das nações do mundo, incluindo as principais potências globais. Foi a guerra mais difundida da história e envolveu diretamente mais de 100 milhões de pessoas e 30 países. Marcada por mortes em massa de civis por eventos como o Holocausto e as explosões de bombas atômicas, resultou em cerca de 60 a 85 milhões de morte, o que torna a guerra o maior conflito da história da humanidade.

É lamentável pensar que tantas pessoas morreram por eventos violentos e agressivos. Só nos resta torcer para que cada vez menos os conflitos militares tomem proporções gigantescas e façam vítimas civis inocentes ao redor do mundo.

 

13 coisas que as pessoas que estão em um relacionamento nunca vão entender

Matéria anterior

Como seriam os personagens de animação caso tivessem olhos humanos?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não permitidos.

Mais em História

Você pode gostar