• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 guerras mais mortais da história da humanidade

POR PH Mota    EM História      28/11/16 às 18h32

As guerras são tão antigas quanto a civilização humano. Desde o período Mesolítico, que data de 10.000 A.C a 5.000 A.C, os povos entram em conflito causando a morte de centenas, milhares e até mesmo milhões de pessoas.

Apesar da expectativa ser de que as guerras atinjam militares e soldados que lutam nos conflitos, é natural que os maiores embates entre exércitos provoquem casualidades entre civis, resultando em verdadeiras tragédias devastadoras.

Para compreender melhor o efeito destruidor das guerras, nos listamos uma série de guerras da história humana. Não importa a motivação dos conflitos, o resultado é sempre de um número absurdos de morte.

7 - Primeira Guerra Mundial: 18 milhões

1

Entre julho de 1914 e novembro de 1918, a Primeira Guerra Mundial foi um evento global que começou na Europa e rapidamente tomou conta de todas as grandes potências econômicas do mundo. Ao fim do conflito, o número total de mortes incluiu cerca de 11 milhões de militares e 7 milhões de civis. Cerca de dois terços das mortes de militares durante a guerra aconteceram em batalha, diferente dos conflitos do século 19, quando os soldados morriam por doenças.

6 - Rebelião Taiping: de 20 a 30 milhões

2

A Rebelião Taiping foi um grande conflito na China que durou de 1850 a 1864. A guerra acontece entre a estabelecida dinastia Manchu-led Qing e o grupo cristão extremista Reino Celestial Taiping. Não existe um censo confiável e preciso da época, mas as estatísticas mais confiáveis apontam um número de mortos entre 20 e 30 milhões de pessoas, totalizando soldados e civis. A maior parte das mortes foi atribuída a doenças e fome.

5 - Conquista Qing: 25 milhões

3

Disputado entre 1618 e 1683, o conflitou colocou a dinastia Qing - que governava a parte nordeste do país - contra a dinastia Ming - que governava a parte sul. A guerra eventualmente terminou com a queda da dinastia Ming e a conquista dos Qing, causando a morte de cerca de 25 milhões de pessoas.

4 - Segunda Guerra Sino-Japonesa: de 25 a 30 milhões

4

A Segunda Guerra Sino-Japonesa aconteceu entre 1937 e 1945 entre a República da China e o Império do Japão. Depois que os japoneses atacaram Pearl Harbor, em 1941, a guerra passou a fazer parte dos conflitos da Segunda Guerra Mundial na frente do Pacífico. Ela foi reconhecida como a maior guerra asiática do século 20, contando com a maior série de casualidades da guerra no Pacífico, com cerca de 25 milhões de civis chineses e mais de 4 milhões de militares dos dois países mortos.

3 - Guerra dos Três Reinos: de 36 a 40 milhões

5

A Guerra dos Três Reinos foi uma série de conflitos armados na China Antiga (de 220 a 280). Na guerra, três estados - Wei, Shu e Wu - batalharam por poderes no país tentando unir as nações e tomar controle de tudo. O período foi um dos mais sangrentos da história chinesa, marcado por batalhas brutais que podem ter causado a morte de até 40 milhões de pessoas por todo o país.

2 - Conquista Mongol: de 40 a 70 milhões

6

As invasões mongóis do século 13 foram responsáveis pelo gigante Império Mongol que cobria grande parte da Ásia e da Europa Oriental por volta de 1300. Historiadores apontam que as investidas mongóis estão facilmente entre os maiores conflitos da história da humanidade. Além disso, o povo carregava a peste bubônica com as tropas, espalhando a doença pela Ásia e pela Europa, aumentando o número de vítimas da Peste Negra. O número total de mortes ligados às invasões são estimados entre 40 e 70 milhões.

1 - Segunda Guerra Mundial: de 60 a 85 milhões

7

Disputada entre 1939 e 1945, a Segunda Guerra Mundial envolveu grande parte das nações do mundo, incluindo as principais potências globais. Foi a guerra mais difundida da história e envolveu diretamente mais de 100 milhões de pessoas e 30 países. Marcada por mortes em massa de civis por eventos como o Holocausto e as explosões de bombas atômicas, resultou em cerca de 60 a 85 milhões de morte, o que torna a guerra o maior conflito da história da humanidade.

É lamentável pensar que tantas pessoas morreram por eventos violentos e agressivos. Só nos resta torcer para que cada vez menos os conflitos militares tomem proporções gigantescas e façam vítimas civis inocentes ao redor do mundo.

 

Próxima Matéria
Via   List 25  
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+