• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 lugares que você precisa visitar quando for a Istambul

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Afora      27/11/18 às 14h51

Já pensou em viajar o mundo e conhecer as mais diferentes culturas do nosso globo? Provavelmente sim, pois esse é um dos maiores sonhos de quase todas as pessoas. Infelizmente, a maioria das pessoas não consegue fazer muitas viagens internacionais, tendo então que escolher alguns países seletos para visitar. Quem gosta de conhecer lugares mais "exóticos", digamos assim, e fora do clichê, busca por países diferentes, mas ainda com um grande fluxo de turistas. A Turquia é um destino bastante buscado, mais precisamente Istambul, maior cidade do país, passando até mesmo a capital, Ancara. Istambul ocupa a quarta posição na lista das maiores cidades do mundo. Ela rivaliza com Londres na quantidade de habitantes, contendo mais de 13 milhões.

Historicamente, a cidade do país que faz fronteira com a Europa e Ásia é muito importante. Foi capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923. A cidade era ainda a mais importante de todo o Islã. Istambul, mesmo não sendo capital, é o principal pólo industrial, comercial, cultural e universitário da Turquia. É também a sede do Patriarcado Ecumênico da Constantinopla, sede da Igreja Ortodoxa. Existem vários lugares incríveis na cidade que você não pode deixar de conhecer se um dia visitá-la.

Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, alguns lugares que você precisa visitar quando for a Istambul. Se já conhece a cidade e sabe de algum que esquecemos de listar, manda pra gente aí embaixo nos comentários. Aproveite para compartilhar com seus amigos agora mesmo e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Torre Gálata

Essa torre histórica foi construída em 1348. A Torre Gálata oferece, no alto dos nove andares que a compõem, uma vista maravilhosa de toda a cidade antiga. Essa torre fazia parte da parede que protegia a colônia de Gálata. Posteriormente, por causa da vista que ela oferece de Istambul, passou a ser vigia de incêndios até 1960. Hoje podemos tomar um bom café no topo da "Christea Turris", Torre de Cristo, como também é conhecida. Visitar a cidade sem conhecer esse lugar chega a ser pecado.

2 - Praça do Hipódromo

Esse é o local onde ocorriam as antigas corridas de bigas e de cavalos no século 3. Hoje é uma praça conhecida como Praça de Hipódromo na cidade. A praça fica em frente à Santa Sofia e já foi um centro cultural e de convivência de pessoas. Foi também um dos maiores locais de entretenimento da época, que podia abrigar até 100 mil espectadores. O local é um dos mais chamativos para os turistas, pois mostra um pouco da história no centro, além de ser ótimo para passar uma tarde sem fazer nada.

3 - Palácio de Topkapi

O Palácio mais parece uma cidade dentro de Istambul. Sua área total é de 700 mil metros quadrados e possui 4 pátios principais. Quando foi construído, o lado que dava para o mar era extremamente protegido por um muro de 2 quilômetros. O Palácio foi construído pelo Sultão Mahmet II, em 1467, após uma conquista de Constantinopla. O seu nome, Topkapi, significa "portão do canhão". Esse palácio se divide em duas áreas, o Haren, onde Mohmet II morava e uma área administrativa onde viviam pelo menos 4 mil criados e soldados. Existia o Portão da Saudação, que ficava entre duas torres e servia para recepcionar os visitantes. Hoje podemos visitar o local para conhecer tudo, pois ele funciona como um museu.

4 - Parque Gülhane

O Parque Gülhane fica ao lado do Palácio de Topkapi. Ele já foi considerado parte do "pátio externo" do que é hoje o museu. Seu nome significa "Casa das rosas" e indica que o parque é repleto de flores e um ótimo lugar para passeio e para dar pausas após um dia de visitas. No parque, podemos presenciar um jardim de chá e uma cafeteria. Quem passa pelo local, não pode deixar de experimentar o Pão Simit, que costuma ser vendido em barrinhas nas barracas presentes no parque. O local fica tomado por pessoas no verão que buscam aproveitar o calor. O local ainda abriga árvores que foram plantadas no século 19.

5 - Basílica Santa Sofia

A basílica foi construída para ser catedral de Constantinopla. A Basílica Santa Sofía em Istambul foi, por muito tempo, a maior do mundo e hoje é a quarta maior. O seu nome pode significar "Sagrada Sabedoria" e sua arquitetura sobrevive há 1500 anos, mas passando por algumas reformas. O lugar é hoje um museu que mescla as religiões cristã e muçulmana, mostrando a cultura da cidade.

6 - Mesquita Azul

Essa é considerada uma das obras primas e símbolos para a religião muçulmana. É a maior mesquita do país e está localizada perto da Basílica Santa Sofía. Está por lá há 400 anos e seu nome é esse por conta da cor azul viva dos 20 mil azulejos que revestem o interior do templo. O ponto turístico chama muita atenção por ser a basílica com mais torres. Esse número representa a importância que a mesquita tem.

7 - Cisterna da Basília

Essa Cisterna foi construída pelo Imperador Justiniano, no século 6. Tornou-se um ponto turístico por causa de sua beleza e arquitetura, que serviram um dia para distribuir água pela cidade. O lugar é encantador e bastante misterioso. Já serviu de influência até para filmes, como "Inferno", de 2016.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via        
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+