• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 mensagens subliminares escondidas em séries que você provavelmente não viu

POR Gabriela Tyemi    EM Fatos Nerd      08/11/17 às 18h10

Um dos truques mais estranhos das nossas séries de TV favoritas, e que nós amamos descobrir, são as mensagens subliminares: a arte de esconder pequenas pistas, imagens ou dicas durante os episódios, que nem os espectadores mais atentos conseguem perceber. Também chamados de Easter Eggs, essas pistas escondidas muitas vezes podem nos revelar segredos que as séries ainda vão revelar.

Separamos algumas mensagens subliminares em algumas das séries mais assistidas. Será que você conseguiu identificar? Veja 7 pistas escondidas nas séries que você provavelmente não conseguiu identificar:

1 - Lost

Lost foi uma série carregada de mensagens subliminares escondidas. A série abordou mitologias do mundo inteiro, sendo o Mr. Eko o principal representante do cristianismo. O personagem tem um grande bastão de madeira com passagens da Bíblia esculpidas. Por que? Locke diz que é "porque ele é um padre", e é tudo o que precisamos saber. No entanto, se você é um daqueles espectadores curiosos que apertaram o "pause" para olhar de perto esse bastão de Eko, então você sabe que as passagens específicas da Bíblia rabiscadas na madeira explicam toda a história do personagem. Conforme análise do livro What Can Be Found in Lost? de John Ankerberg, as passagens incluem Tito 3, - que fala de pecadores vivendo em "maldade e inveja", mas encontrando a salvação em Deus - e o famoso Salmo 23:  "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam".

2 - Os Simpons

Apesar de Os Simpsons estar ao ar por três décadas, os habitantes de Springfield ainda parecem realmente estranhos. A pele amarela e os cabelos azuis são bastante esquisitos, além de ninguém ter mãos normais em Springfield. Mas você já se perguntou por que essa irregularidade tão consistente entre todos os habitantes da cidade? Como o A.V. O clube revelou, dessa forma fica mais fácil de animar, além de muitos outros motivos. No entanto, nesse mundo estranho e amarelado que os Simpsons vivem, há pelo menos um ser poderoso que possui mãos com cinco dedos. Sim, Deus! É um detalhe sutil, difícil de pegar se você não está procurando. No entanto, esta mensagem subliminar inteligente levanta muitas questões. Deus é o verdadeiro animador de Os Simpsons? Ele é um de nós, no mundo real, e é por isso que ele tem as mãos? Hmm.

3 - Game of Thrones

Não há nada de subliminar nas mortes brutais de Game of Thrones. No entanto, há algumas mensagens sutis escondidas nos trajes medievais dos personagens, desenhados por Michele Clapton. Como a estilista disse à Fast Company, ela usa esses figurinos como uma forma de contar histórias, decorando cada roupa com pequenos detalhes, como as escamas azuis de dragão no vestido da Daenerys. Talvez a mensagem subliminar mais engenhosa que Clapton tenha colocado em uma roupa de Game of Thrones esteja no vestido de noiva de Sansa Stark. O vestido representa um lobo - o símbolo da casa Stark - sendo embrulhado e dominado por um leão, que é o símbolo da casa Lannister, assim como a própria casa Stark está sendo dominada. Simbolismo!

4 - How I Met Your Mother

How I Met Your Mother certamente não utilizava mensagens subliminares regularmente, mas fez uso inteligente desta tática no episódio "Bad News". O truque mais esperto dos criadores da série durante o episódio, foi colocar o número "50" no fundo da primeira cena, imediatamente seguido de um "49." A partir deste momento, começa a contagem regressiva e cada cena mostra o próximo número colocado de forma sutil. Um personagem bebe uma cerveja com o número 48 escrito nela. Um livro é intitulado 40. Um calendário está virado para o dia 21 do mês. Só os espectadores mais atentos conseguiram notar que os números revelam que a "má notícia" está cada vez mais próxima de ser revelada.

5 - The Walking Dead

Assim como a maioria dos personagens de The Walking Dead, os créditos de abertura também evoluíram.  Na série, os "heróis" foram forçados a comprometer seus valores morais da pior maneira. Sua humanidade tem sido "decadente" desde o primeiro dia, até o ponto em que às vezes parecem mais vilões do que heróis. Enquanto isso, o título apresentado no início de cada episódio - você sabe, a fonte dizendo The Walking Dead - também está em decadência. Toda temporada, o título fica mais grosseiro e enlameado. Esta transformação também reflete os próprios caminhantes. Mas há esperança no caminho, porque o título da 8ª temporada da série é brilhante e intacto! Isso sinaliza uma mudança nas fortunas dos nossos protagonistas degradados.

6 - Breaking Bad

Ninguém pode negar que Breaking Bad é uma das melhores séries de todos os tempos. E entre todos os acertos da série, está a utilização das cores. Para resumir, as cores que os personagens usam em Breaking Bad sugerem o que está acontecendo na cabeça de cada um deles. Quando conhecemos o Walt, ele usa roupas com tonalidades suaves. Quando Walt se torna Heisenberg e começa a ser tomado pela sede do poder, seu guarda-roupa muda para cores mais escuras e mais fortes. Mas nos momentos de insegurança de Walt, como quando o câncer volta, ou quando ele é obrigado a abandonar seu negócio de metanfetamina, o personagem imediatamente volta a seu esquema de cores cáqui mais suave. E ele não é o único! Ao longo da série, Jesse, Skylar e Hank passam por essas mudanças de cores no visual, representando os seus níveis emocionais, lutas e traumas. Inteligente isso, não?

7 - Demolidor

Nos quadrinhos originais, Wilson Fisk se chama de Rei do Crime e sempre usa luxuosos trajes brancos. Mas na primeira temporada de Demolidor, Fisk nunca usa esse nome e, em vez disso, ele usa preto. De acordo com o ator que interpreta o personagem, Vincent D'Onofrio, as roupas pretas mostram que Fisk ainda não é o Rei do Crime. Ele é apenas o Fisk. O que, francamente, é bastante aterrorizante. Mas então, se a progressão do Fisk como Rei do Crime é mostrada através da codificação das cores, quanto mais malvado o personagem fica, mais clara são suas roupas. Esta codificação de cores desempenha um papel fundamental na psicologia do personagem. Quando menino, o pai de Fisk o forçou a encarar paredes claras como punição. Assim, a cor branca simboliza a fúria do personagem. Quando ele finalmente usa branco, significa que ele aceitou a raiva dentro dele, o que é uma má notícia para um certo advogado cego.

Para você, qual a série com a melhor mensagem subliminar? Deixe nos comentários e compartilhe a matéria.

Próxima Matéria
Gabriela Tyemi
Não tenho coisas preferidas.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+