• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mistérios da física que até hoje não foram resolvidos

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      08/09/17 às 16h49

Se você já terminou o colegial ou ainda está nele, como foi sua primeira reação quando teve que estudar "física" pela primeira vez? Foi bem complicado, não é mesmo? Mas, será que você sabe o que é a física em todo o seu contexto? Bom, ela se trata basicamente da ciência que estuda a natureza, procura descrever, prever e justificar através de leis os fenômenos que acontecem com a matéria no decorrer do espaço e do tempo.

Séries famosas como Star Trek ou The Big Bang Theory, abordam de maneira divertida temas físicos e mostram como podem haver conteúdos interessantes, para quem não é do meio. Mas, mesmo com diversos cientistas todos os dias trabalhando incansavelmente ainda existem mistérios que ainda não foram solucionados. Pensando nisso, nós da Fatos Desconhecidos, listamos alguns dos mais famosos. Confira:

1 - Energia escura e o nosso universo

Cientistas afirmam que a gravidade empurra tudo que existe para o centro do nosso universo, mas por incrível que pareça ele continua se expandindo. Tentando explicar isso, astrofísicos levantaram a hipótese da presença de uma energia invisível que se contrapõe a força da gravidade.

Essa energia é conhecida como energia escura, essa constante é vista como uma propriedade inerente do próprio espaço. Conforme o universo vai se expandindo, mais espaço é criado e, por consequência, mais energia escura.

Com base em algumas observações da taxa de expansão do universo, cientistas acreditam que mais de 70% do universo é composto por energia escura. Mas o contraditório é que ninguém sabe como confirmar de fato a presença dessa energia.

2 - Universos paralelos

Para os fãs de quadrinhos de super heróis, a ideia de existir vários universos, não é tão ruim assim, não é mesmo? Alguns cientistas defendem a existência do multiverso (diversos universos paralelos coexistindo sem que um tenha contato com o outro.

3 - Destino do universo

Você pôde acompanhar alguns tópicos acima que nosso universo está sempre em expansão, mas será que esse processo terá fim algum dia? Bem, segundo alguns cientistas, a resposta para essa pergunta depende de uma variável cuja o valor é desconhecido: a medida da densidade de matéria e energia no espaço.

4 - 84% do universo é matéria escura

Como vimos acima, 84% da matéria presente em nosso universo não emite nem absorve luz. A matéria escura, não pode ser vista diretamente e ainda não é possível detectá-la. Alguns cientistas acreditam na existência dessa matéria graças aos efeitos gravitacionais que atuam na radiação e estrutura do universo, além da matéria visível.

5 - Por que existe mais matéria do que antimatéria?

Quando uma partícula de matéria se encontra com seu oposto, as duas desaparecem. Mas, muitos acreditam que durante o Big Bang, a mesma quantidade de matéria e antimatéria foi formada. Mas se essa teoria fosse mesmo concreta, prótons teria sido aniquilados com antiprótons, nêutrons com antinêutrons e assim por diante. Basicamente o universo não teria sido criado. Por esse motivo existem especulações de que exista mais matéria do que antimatéria no universo.

6 - Existe ordem no caos?

Muito tempo se passou e até hoje, físicos não conseguiram resolver exatamente o conjunto de equações que descreve o comportamento dos fluídos, da água ao ar e todos outros gases e líquidos. Não se sabe exatamente se existe uma solução geral para as chamadas equações de Navier-Stokes. Como consequência disso, a natureza do caos não é muito bem compreendida.

7 - Violação da simetria CP

Se você fizer a troca de uma partícula por sua antipartícula irmã, as leis da física devem permanecer as mesmas. Um exemplo: o próton positivamente carregado deve parecer igual a um antipróton negativamente carregado. Esse é o princípio da simetria de carga. Se você trocar esquerda e direita, as leis da física devem ser iguais. Isso é simetria de paridade. Quando combinadas são conhecidas como simetria CP. Na maioria dos casos, essa regra da física não é violada. Mas, existem casos de certas partículas que conseguem quebrá-la, e não se sabe a causa.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta ai e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+