Em geral, as pessoas costumam temer a ação de hackers e cibercriminosos na internet. Muito devido à cultura popular, que criou um esteriótipo, sobre como essas pessoas são capazes de roubar todos os nossos dados com apenas um click. Além de muitos outros que continuam a assombrar o imaginário coletivo.

De fato, a ação criminosa dos hackers pode sim interferir significativamente em nossas vidas, causando diversos problemas. No entanto, saber o que é que eles verdadeiramente ou não fazer, nos ajuda a criar as condições adequadas para não nos tornarmos suas vítimas. Pensando nisso, hoje, listamos para vocês, alguns dos mitos que a grande maioria das pessoas ainda acredita sobre os hackers e o porquê elas deveriam parar neste exato momento. Confira!

1 - Hackers somente atacam companhias enormes

Muitas vezes, vemos nos noticiários sobre violações de segurança de grandes plataformas de softwares, empresas e entidades. O que não significa que empresas de médio e pequeno porte estejam seguras. Na verdade, não é incomum que pequenas empresas sejam alvos de ataques cibernéticos. Com isso em mente, sabemos que os dados, que compartilhamos com as empresas, estão, potencialmente, em risco.

2 - Os hackers não são organizados

Publicidade
continue a leitura

Eles não só são organizados, como trocam informações entre eles em uma rede ilícita de dicas e compartilhamento de técnicas. Seria ingenuidade pensar que cibercriminosos agiriam de forma amadora para roubar nossos dados. Suas ações definitivamente são planejadas, podendo levar meses para serem concluídas.

3 - Hackers fazem tudo correndo

Cibercriminosos não tratam violações de sistemas como assaltos a bancos. Muitos adotam uma abordagem lenta e metódica para obterem os dados desejados. Sem preocupar necessariamente com o tempo. Portanto, a ideia de um hacker invadindo rapidamente um sistema, e desaparecendo logo em seguida, não passar de um grande mito.

4 - Hackers não conseguem ver quando estamos navegando em modo anônimo

Publicidade
continue a leitura

Diversos navegadores oferecem modos anônimos, alegando ocultar nossa atividade na internet. O que não é inteiramente verdade. Apesar dos dados não serem salvos em nossos computadores e celulares, e isso não significa que eles não estejam visíveis para provedores de internet. Portanto, assumir que as informações trocadas durante uma sessão anônima estão protegidas, é uma grande ingenuidade.

5 - Hackers não podem invadir Smartphones

Sim, computadores costumam ser os alvos preferidos de hackers. Porém, eles podem tranquilamente invadir um Smartphone, caso desejem fazê-lo. Muitas vezes, tais invasões demandam que o cibercriminoso esteja próximo ao dispositivo. No entanto, eles também conseguem capturar informações dos usuários através de aplicativos maliciosos.

6 - Hackers só conseguem roubar dados quando baixamos arquivos/aplicativos maliciosos

Publicidade
continue a leitura

Induzir as pessoas a baixarem arquivos maliciosos, é uma maneira eficaz de instalar softwares nocivos em nossos computadores. Mas, essa não é a única forma que eles podem fazer isso. Uma simples visita em um site, por exemplo, pode permitir que eles compartilhem, de forma clandestina, seus arquivos e dados.  Portanto, é sempre bom evitar sites na internet os quais você não está familiarizado. Principalmente, aqueles que são sugeridos através de um link de e-mail.

7 - Hackers não podem interceptar e-mails

Os hackers, além de conseguirem invadir sua conta de e-mail, podem também ter acesso à mensagens enviadas a terceiros. O ideal, na hora de escolhermos uma senha para nossa conta de e-mail, é escolher uma senha complexa para aumentar os níveis de proteção. Também é bom considerarmos ferramentas de criptografia, que torne impossível a interceptação das mensagens.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Publicado em: 04/07/19 19h34