Entretenimento

10 estereótipos que todo mundo acredita sobre as enfermeiras

0

Conhecer a realidade de algumas profissões pode ser bem complicado quando a gente só precisa lidar com um lado delas ou lida com muitas informações não tão reais assim a partir do mundo do entretenimento. É exatamente isso que acontece com as enfermeiras.

Mesmo que às vezes você precise lidar com elas nos hospitais, na condição de paciente, pode ser difícil entender o que elas passam no trabalho, principalmente pois se você está ali não está nas melhores condições de percepção de tudo. Além disso, os filmes e séries adoram explorar os personagens na profissão a partir de estereótipos que nem sempre refletem a realidade.

Vamos conferir alguns estereótipos sobre a profissão que estão espalhados por aí mas não são tão verdadeiros assim.

1 – Toda enfermeira já teve um caso amoroso com um médico

Como se a vida seguisse os passos de um episódio de Grey’s Anatomy.

2 – As enfermeiras sempre são sensuais

Quando na verdade são profissionais preocupadas em ajudar a salvar e cuidar de pacientes usando seus uniformes de trabalho.

3 – Enfermeiras são apenas ajudantes de médicos

Na verdade, elas estão ali para trabalhar junto deles e sem algumas funções de enfermagem os médicos poderiam ficar completamente perdidos. Elas não trabalham para eles, mas sim com eles.

4 – Só existem enfermeiras mulheres

Esse estereótipo é tão real que até a gente caiu nele ao só usar enfermeiras no gênero feminino no texto, mas é importante lembrar que vários homens exercem a função tão bem quanto as mulheres. A profissão não tem nada a ver com sexo, gênero ou opção sexual.

5 – Enfermeiras são médicos frustrados

Pensar que alguém só escolhe a carreira da enfermagem como segunda opção após se frustrar não passa de um desrespeito à profissão, como se ela fosse inferior à da medicina. Como já explicamos, isso não existe e uma função depende da outra.

6 – Sempre precisam atender as vontades dos pacientes

Muito pelo contrário. É claro que é importante que eles se sintam bem, mas um paciente não está de férias num hotel, e sim no hospital. Muitas vezes enfermeiras vão precisar fazer coisas contra a vontade dos pacientes para que procedimentos sejam realizados.

7 – Enfermeiras realizam o trabalho fácil do hospital

Realmente parece muito fácil conferir os relatórios de dezenas de pacientes por dia enquanto lembra dos sintomas e dos efeitos de cada doença, remédio e problema que acontece no hospital. Ah, e tudo isso em plantões de horas sem dormir e longe da família. Quanta facilidade!

8 – Sempre que você estiver doente uma enfermeira vai poder cuidar de você

Certamente se você acha que está fazendo amizade ou saindo como uma enfermeira para ganhar uma funcionária particular, provavelmente está fazendo isso da maneira errada.

9 – Enfermeiras não fazem nada durante a noite

É fácil pensar que não há muito serviço quando os pacientes todos estão dormindo, certo? Errado. Primeiramente pois nem todos tem a noite de descanso que podemos ter em casa e, além disso, os hospitais não param de funcionar durante a noite quando estão em plantão, não é mesmo?

10 – Enfermeiras são assustadoras

Algumas pessoas acham que as enfermeiras servem para assustar os pacientes com injeções, remédios e outras coisas terríveis. A verdade é que elas só estão ali para ajudar quem está no hospital e fazer tudo correr bem.

O que achou de desvendar um pouco do mundo dessa profissão tão importante para a nossa saúde? É enfermeira ou conhece alguém na área? Conte para a gente outros segredos da profissão e compartilhe entre os amigos.

5 problemas do Batman que ninguém quer admitir

Matéria anterior

12 ilustrações que revelam a realidade da menstruação

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos