7 coisas que você não sabia que um hacker pode fazer

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      14/05/18 às 13h02

Algumas pessoas podem ser muito inteligentes quando o assunto é programar e usar isso para coisas boas. Outras pessoas podem ser excelentes programadores e usarem isso para fazer o mal. Para quem não sabe, hackear algo refere-se a manipular um computador e seus sistemas. Quando isso é feito, os hackers tem um grande poder e podem fazer coisas extremamente ruins.

Mas até onde vai o poder desses criminosos? Nossos computadores e celulares nós sabemos que eles podem invadir, mas existem outras coisas muito importantes que talvez você não saiba que eles podem violar. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com as 7 coisas que você não sabia que um hacker pode fazer:

1 - Sistemas de alarme

Imaginem um lugar onde o alarme de incêndio dispara, mesmo que não haja fogo no lugar. As vezes isso faz com que todo mundo saia do lugar e um ladrão comece a agir. Sistemas de alarme estão entre os equipamentos que podem ser hackeados, tanto para ativá-los quanto para desativá-los.

2 - Equipamento hospitalar

Hackear um equipamento médico pode muito bem colocar em risco a vida de vários pacientes. Por exemplo, existem máquinas que dosam automaticamente o medicamento dos pacientes. Caso um hacker tenha acesso a um equipamento hospitalar, ele poderia mudar a dosagem dos medicamentos e até matar alguém.

3 - Carros de nova geração

Os carros mais tecnológicos não são imunes a ataques cibernéticos. Em um experimento controlado, um jornalista entrou em um carro. Enquanto ele dirigia, hackers assumiram o controle do carro, que parou de responder aos comandos do jornalista. O carro foi parar em uma vala, mas como citamos, era tudo combinado. Essa é uma prova de que nem os nossos carros estão livres desse tipo de crime.

4 - Aviões

Se os carros são violáveis, por que os aviões não seriam? Alguns hackers já conseguiram interceptar até as comunicações entre aviões e torres de controle. Fazendo isso, eles tem o poder de, por exemplo, dar comandos para os pilotos, como um pouso de emergência ou até fazer dois aviões colidirem.

5 - Marca-passo

Existe muita gente ruim nesse mundo, inclusive pessoas capazes de hackear um marca-passo. O marca-passo é um microcomputador que ajuda na coleta de informações sobre o corpo e pode ser ajustado para aumentar ou diminuir a frequência cardíaca. Há alguns anos, um especialista em segurança que usava marca-passo conseguiu hackea-lo. É claro que ele não fez nada, mas um estranho poderia muito bem definir sua frequência cardíaca para zero.

6 - Chuva de dinheiro em caixas eletrônicos

Acreditem, isso é possível. Em uma das edições da Black Hat, uma conferência de segurança técnica, Barnaby Jack, o diretor de pesquisa em segurança da IOActive Labs, quis demonstrar o quão fácil era hackear um par de caixas automáticos. Fazendo tudo remotamente, com um laptop e um programa, ele conseguiu fazer com que os caixas cuspissem dinheiro para todos os lados.

7 - Armas

Runa Sandvik e Michael Auger conseguiram provar que a arma Tracking Point, um rifle inteligente de mira automática, pode ser hackeada usando apenas o wi-fi. Ao demonstrar isso, o casal provou que é possível mudar o alvo e fazer a arma acertar outro alvo determinado pelos hackers. Ah, eles também podem fazer com que a arma simplesmente não dispare.

E aí, caro leitor, já sabia que todas essas coisas podiam ser hackeadas? Comente!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+