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7 propagandas antigas que vão destruir sua autoestima

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A indústria da publicidade e propaganda fazem-se necessárias em um mercado competitivo, onde a concorrência saudável induz aos próprios fabricantes a melhorarem seus produtos a fim de facilitar a vida das pessoas. Esse mercado vende soluções para os nosso problemas. Alguns problemas que nem existiam, passam a ser preocupantes após a invenção de um produto milagroso. É o caso do enxaguante bucal. Antes da sua invenção, as pessoas nem mesmo pensavam que havia um problema com seu hálito. Pois foi exatamente a propaganda que vendeu a sua necessidade, tornando-o um produto de sucesso até os dias atuais.

Antigamente, a política de regulamentação da propaganda não era tão severa e os publicitários utilizavam dessa liberdade para mentir, ludibriar e até mesmo atacar o ponto fracos do seu público alvo. Vender era preciso, sob quaisquer circunstâncias.

Hoje o consumidor está mais atento a esse mercado de influência. A reputação da marca, está não só em sua qualidade, mas também em suas políticas praticadas pela empresa. Do mesmo modo, a publicidade e a propaganda são alvos não apenas ao severo escrutínio público como também de uma regulamentação mais rígida. Fica difícil atingir as pessoas como antes.

Mas imagine-se há 50, 60 anos atrás… você provavelmente teria sua autoestima destruída por essas propagandas, principalmente se fosse uma mulher. Acompanhe:

1 – Racista

A industria da cerveja é conhecida por utilizar a apelação sexual para vender a ilusão do alcool. Até hoje é comum a presença de estereótipos femininos nas propagandas de cerveja. Mas com certeza eles não teriam coragem de fazer a mesma afirmação racista que já fizeram no passado, como pode ser observado na propaganda. É claro que uma negra não precisa ter um corpo “escultural” para ser uma negra “de verdade”.

2 – Maternidade

Porque um produto da cozinha seria o preferido da “mamãe” e não do papai? A maternidade é constantemente sobrecarregada pelas propagandas que associam o trabalho da criação de filhos apenas às mães.

3 – Machista

A propaganda diz: “O chefe faz tudo, menos cozinhar — é para isso que servem as esposas!”. Se no passado as mulheres sonhavam com outra profissão, imagine a falta de autoestima delas ao se depararem com uma propaganda destas? Ela acabaria se convencendo de que seu futuro estava condenado apenas à cuidar e cozinhar para o marido, não possuindo talento para nada, além dessa atividade.

4 – Consumismo

O consumismo era incentivado de maneira exacerbada. Todo produto novo era vendido como uma necessidade urgente das famílias modernas. Quando se tratava de utensílios domésticos, mais uma vez as mães eram o alvo preferido das propagandas, uma vez que se vendia a imagem de que elas estavam relegadas ao ambiente da cozinha, como sendo a única função que elas eram capazes de realizar em casa.

5 – Beleza

Outro ponto fraco amplamente utilizado pelas propagandas antigas era o quesito “beleza”. Se você quisesse ser belo devia usar esse ou aquele produto específico. No exemplo acima, o sabonete era utilizado por todas as beldades famosas, esse era o “segredo” delas. Se você não o tivesse, você não teria beleza e consequentemente as mulheres mais sensíveis teriam sua autoestima prejudicada.

6 – Trabalho infantil

“Para tornar a tarefa do lar mais agradável, a Champion criou a enceradeira mirim para a sua filhinha” diz as letras pequenas da propaganda.

Além de incentivarem o trabalho infantil, as propagandas condicionavam as mulheres desde à infância ao trabalho doméstico. O incentivo dessa prática podia minar a autoestima e os sonhos de uma menina antes mesmo dela saber o que gostaria para o seu futuro.

7 – Violência doméstica

A propaganda mais terrível de todas incentivava a violência doméstica. Na primeira imagem em que o homem dará uma palmada em sua mulher, o texto ao lado diz: “É ousado”. Na segunda em que ele beija uma outra mulher, a mensagem diz “É audacioso”. Na terceira e última a mulher encantada observa seu companheiro com deslumbramento, o texto em inglês explica que “Esse é o visual mais ousado em camisas”.

Ou seja, para que o homem fosse ousado, amado e admirado pelas mulheres eles deveriam bater nelas e usar camisas dessa marca.

Você consegue imaginar o poder que as propagandas tinham para atingir e influenciar negativamente nos valores da nossa sociedade? Não esqueça de deixar o seu comentário sobre a matéria e aproveite para compartilhá-la com seus amigos. A propaganda já melhorou muito, mas só continuará se aprimorando se exigirmos uma postura correta de suas políticas de publicidade.

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