• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 razões pelas quais muitos nerds não suportam Sheldon Cooper

POR Gabi Noronha    EM Entretenimento      29/03/18 às 16h51

Ser nerd não está ligado a quantos filmes e séries você consegue assistir. A quantos livros consegue ler em uma semana ou quantas camisetas de super-heróis você tem no guarda-roupa. Ser nerd é muito mais um estilo de vida do que uma tendência. As pessoas que abraçam essa vida são as mais variadas possíveis. Elas tendem a consumir conteúdo diretamente ligados a cultura pop, mas não se restringem a isso. Afinal, os nerds são sempre curiosos e loucos para aprender mais sobre qualquer assunto que lhe despertar interesse. Mas claro, acerca de duas décadas muita coisa mudou nesse cenário. Se antes ser nerd era algum ruim, hoje é algo "da moda".

De certa forma a mudança foi muito boa, até porque queremos consumir cada vez mais produtos e apreciar mais obras. O problema são pessoas que não compreendem tão bem o que seja ser nerd produzir conteúdo para tal público. O maior exemplo atual é a série The Big Bang Theory. A princípio, o programa foi interessante por apresentar às pessoas de outras áreas, por assim dizer, as temáticas que os nerds mais aproveitam. No entanto, a série este longe de ser do meio.

The Big Bang Theory acabou se tornando uma referência de "série nerd", mas não chega nem perto de ser. O programa tem um alto índice de audiência e permanece como uma das comédias mais lucrativas da atualidade. Apesar disso, seu público não é nerd. Para usar o termo atual, o nerd raiz tem é ranço da série e, em especial, Sheldon Cooper. Interpretado por Jim Parsons, o personagem é um dos maiores problemas do programa. Para discutir melhor sobre o assunto, levantamos alguns pontos a seguir.

1 - Estereotipado ao extremo

Pasmem, mas não é regra nerds serem antissociais. Inclusive, não existe regra alguma para ser, como dito, está mais no estilo de vida que você leva. E nem sempre ela é solitária. Sheldon Cooper é um físico mal-humorado que odeia tudo e todos. Ele não é engraçado, tem trejeitos robóticos e é a primeira pessoa a julgar outras. Um nerd de verdade sabe como é ser ridicularizado, seja pelos seus gostos ou apenas por ser você mesmo. Então por que Sheldon age de tal forma? O personagem sempre tenta provar que está certo, enquanto na vida real, um nerd tem prazer em ensinar outras pessoas a respeito de qualquer assunto que tenha conhecimento.

2 - Síndrome de Deus

Além do péssimo hábito de querer provar o quão certo está em tudo, Sheldon Cooper realmente acredita saber de tudo. Mesmo quando o assunto é algo que ele não domine tanto, como relacionamentos afetivos, ele envolve dados ou curiosidades nada a ver na conversa apenas para se mostrar superior a quem seja. Ele é egocêntrico, narcisista, egoísta e um péssimo amigo e namorado.

3 - Força demais a relação

Com todo o respeito aos leitores que gostam da série, mas, tecnicamente falando, quase tudo em The Big Bang Theory é ruim. A começar pelo roteiro. Superficial, previsível e com o mínimo de desenvolvimento de personagem, o trabalho é patético. A construção do humor também é lamentável. Sheldon não é um personagem engraçado, mesmo assim, forçam piadinhas entre seus diálogos. Para as pessoas entenderem que determinada frase foi engraçada, ele precisa fazer uma pausa e, só então, continua com sua fala. Na verdade, o humor é maquiado com fatos sobre determinados assuntos que ele despeja.

4 - Exibicionismo

Sheldon Cooper é um físico com PhD e não há como ninguém esquecer disso porque ele mesmo não para de comentar. Quase que em todos os episódios o personagem precisa lembrar a seus amigos e ao espectador todos os cursos e diplomas que detém. Para que mesmo?! Na realidade, os nerds podem até colecionar títulos, porém, é para o próprio deleite e não para esfregar no rosto de seus amigos, familiares e até desconhecidos.

5 - Ser babaca não é ser nerd

Existe grande diferença entre um personagem ter dificuldade para compreender as próprias emoções e propositalmente ignorar a de outras. Não importa quem seja a pessoa, Sheldon não irá ajudar caso não ganhe algo. Isso não é bonito, engraçado e muito menos faz parte da personalidade dos nerds. A famosa frase que ele solta para Leonard quando este precisa de sua ajuda é absurda. Ele pergunta, "Isso me atinge? ", ao ouvir um não, ele simplesmente diz: "Então sofra sozinho". Quem gostaria de um amigo assim?

6 - Sem personalidade

Sheldon Cooper é um personagem que não consegue expressar emoções. Falam tanto de Kristen Stewart, porém, Jim Parsons não fica tão atrás. É quase impossível saber o que Sheldon está sentindo. Tudo o que espectador pode fazer é deduzir por meio da situação. Suas expressões são congeladas, até mesmo seu andar e movimentos são mecânicos. Além disso, ele tem o costume de reprimir todos seus sentimos, como se tivesse vergonha deles. Isso serve apenas para reforçar estereótipos.

7 - Sheldon Cooper não é um nerd de corpo e alma

Séries como Community e South Park conseguem - com muito inteligência inclusive, zoar a cultura pop com piadas internas insolentes e perdoáveis. Já The Big Bang Theory não é capaz de executar uma piada sobre a comunidade sem ofender a mesma. O personagem se disfarça como um nerd por usar camisetas com estampa de super-heróis, assistir filmes e séries e ser formado na área de exatas. Ele não faz sentindo algum. Sheldon não possui atitudes nem postura de um verdadeiro nerd. No fim do dia, ele não passa de uma vergonha para a comunidade.

Para os leitores que gostam tanto do personagem como da série, não há necessidade de se sentirem ofendidos. Gostar de séries ruins não é uma novidade, inclusive, o termo guilty pleasure serve justamente para isso. Entretanto, é uma pena que um programa tão popular como este não seja capaz de apresentar de forma coesa o universo tão maravilho que é o da cultura nerd!

Próxima Matéria
Via   SW     TOO  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+