Curiosidades

Esses são os sons mais desagradáveis que existem no mundo

0

Quando falamos de sons desagradáveis é quase certo que você se lembra de uma situação em que uma pessoa estava arranhando um quadro ou brincando com um balão, já que essas situações emitem sons que são horrendos para a maioria das pessoas.

Mas quais são os sons mais desagradáveis do mundo? Bom, pesquisadores da Universidade de Newcastle submeteram 74 voluntários diferentes para ter essa resposta. Os estudiosos tocaram gravações de vários sons para medir a atividade cerebral, usando aparelhos de ressonância magnética.

Esses processos revelaram que sons considerados desagradáveis provocam uma reação mais intensa no cérebro. Sons prazerosos são processados no córtex auditivo, já os que causam desconforto ativam a amídala cerebral, a região central do cérebro que processa emoções.

A partir desses estudos foi possível determinar a ordem dos sons mais desagradáveis do mundo:

1 ° – Faca raspando uma garra

2° – Garfo raspando vidro

3° – Giz no quadro negro

4° – Régua raspando em uma garrafa

5° – Unhas em um quadro negro

6° – Grito femino

7° – Rebarbadora

8° – Freios de uma bicicleta mal lubrificados

9° – Choro de um bebê

10° – Furadeira elétrica

Segundo o Dr. Sukhbinder Kumar, o ouvido humano é sensível a uma faixa de frequência entre 2.000 e 5000 Hz. Apesar de ter todos esses dados, os estudiosos ainda não sabem o motivo do cérebro reagir dessa maneira a esses sons. Além disso, consideram que essas descobertas podem dar uma nova interação da amídala e do córtex auditivo.

Como ouvimos?                                                                                              

Você sabe como funciona a nossa audição? Nossos ouvidos captam todos os sons ao seu redor e traduzem toda essa informação para o cérebro. Os sentidos de olfato, paladar e visão envolvem reações químicas, mas seu sistema auditivo é baseado somente em movimentos físicos.

Antes de qualquer coisa é preciso entender o que é um som. Um objeto produz som quando vibra. Quando algo vibra na atmosfera, move as partículas de ar. Estas, por sua vez, movem outras ao redor delas, carregando a vibração pelo ar.

Dessa maneira, as vibrações são envidas em uma onda de flutuação de pressão através da atmosfera. Nós ouvimos sons diferentes por causa das variações na frequência de onda sonora. Uma frequência de onda mais alta significa, simplesmente, que a flutuação da pressão do ar muda para frente e para trás mais rapidamente.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

7 razões pelas quais muitos nerds não suportam Sheldon Cooper

Matéria anterior

Estão construindo um sol em miniatura que pode oferecer energia ilimitada

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications