• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 tecnologias de filmes de ficção que estão invadindo nosso mundo

POR Isabela Ferreira    EM Inovação      12/03/18 às 23h14

Quem é que nunca assistiu a filmes de ficção científica, sem desejar que algum dispositivo maluco ali apresentado fosse real? Produções do gênero são marcadas por inovações, nos mostrando um mundo surreal de possibilidades que, em algum momento da história da humanidade, podem acabar se transformando em algo plenamente tangível. Em alguns casos, tecnologias que pareciam impossíveis de serem colocadas em prática, foram.

Em outros casos, é apenas questão de tempo até que se tornem possíveis. A grande questão é que a ficção inspira a vida real. A criatividade de verdadeiros autores pode acabar dando luz à ciência, fazendo com que algo seja questionado e então, colocado de fato em prática. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 tecnologias de filmes de ficção que estão invadindo nosso mundo. Confere aí!

1 - Controle mental de objetos inanimados

Constantemente podemos ver dispositivos em filmes, que possibilitam o controle de objetos externos. Não seria legal se pudéssemos realmente fazer isso? Atualmente, é algo que está muito mais perto de acontecer do que somos capazes de imaginar. Existe um projeto desenvolvido na União Europeia, chamado "Brainflight", em que o objetivo é controlar um avião usando os sinais de um cérebro humano.

A intenção é tornar os voos mais acessíveis e com menor custo, visto que poderão economizar com treinamentos de pilotos e será mais acessível. Dessa forma, também acreditam que a segurança será aumentando, reduzindo o peso sobre os pilotos. Os testes realizados mostraram resultados incrivelmente precisos. Os pilotos não precisam sequer tocar em equipamentos ou controles, tudo é feito apenas por meio das ondas cerebrais. Sete pessoas com variados níveis de experiência em pilotagem foram testadas e acredite... Todas se saíram muito bem, com resultados satisfatórios.

2 - Modificações temporais

Em alguns filmes, os personagens são capazes de evitar tornados e tantas outras ações temporais, com as mais variadas técnicas científicas. Embora sejam apenas fruto de imaginação, também estamos bem próximos de conseguir grandes feitos como estes. Pesquisadores da Universidade da Flórida Central e da Universidade do Arizona, estão trabalhando em um projeto que visa disparar um raio laser de alta energia nas nuvens, produzindo assim, relâmpagos e chuvas sob demanda.

Embora ainda enfrentem algumas dificuldades e precisem pensar em técnicas de ajuste, é possível que dentro de pouco tempo, seja possível controlar raios e chuvas dentro de determinada área. Já imaginou?

3 - Carros autônomos

Este é mais um tema recorrente em filmes de ficção científica que, até pouco tempo, parecia maluquice aos nossos olhos. No entanto, atualmente já podemos contar com carros que andam de forma completamente independente, um deles, é projetado pelo Google, sendo um dos mais avançados que temos.

Automóveis do tipo já foram testados em São Francisco, Estados Unidos, e conseguiram percorrer cerca de 300 milhas sem o auxílio de um condutor. Eles são capazes de mapear o ambiente em que se encontram e conseguem identificar a melhor rota para chegarem ao destinho final. Sensores localizados pelo veículo também ajudam a detectar a presença de pedestres e de sinalização.

4 - Cubos tranformers

Certamente você já viu Transformers e mesmo que não tenha visto, sabe do que se trata. São aqueles imensos robôs que funcionam de forma independente, mas que possuem também a forma de carro. Conseguem se transformar quando querem, mas obviamente, é algo que está longe da vida real, não é mesmo? Mais ou menos isso.

Embora ainda não tenhamos tecnologia suficiente para aplicar exatamente o que mostra os filmes, já foi possível fazer algo um pouco parecido. Os chamados "Cubos M", são pequenos robôs em formato de cubo, que conseguem se comunicar de forma parcialmente independente e se movimentar. Eles pulam e podem formar diferentes estruturas. Apesar de ser algo ainda muito primitivo quando comparado a um transformer dos filmes, certamente pode ser o primeiro passo para algo realmente grande no futuro.

5 - Tricorders

No universo de Star Trek, estes são dispositivo manuais que permitem digitalizar determinada área, interpretando dados de varredura. Também é possível utilizá-los para fazer diagnósticos médicos de forma rápida e ágil. A Universidade de Southampton te um projeto no qual cientistas trabalham no desenvolvimento de um scanner médico portátil, que faria exatamente isso.

Ele funcionaria a partir de componentes eletrônicos e sensores químicos. Dessa forma, amostras não precisariam ser encaminhadas para laboratório, demorando dias para ter um resultado. Elas poderiam ser analisadas de forma instantânea, concedendo os resultados e o tratamento mais adequado ao paciente no mesmo instante. Não seria algo completamente maravilhoso?

6 - Pagamentos biométricos, com varredura visual

Em muitos filmes de ficção científica, alguns acessos apenas são permitidos depois de uma análise de retina, feito por algum dispositivo. Fredrik Leifland, estudante da Universidade Sueca de Lund, decidiu aplicar este conceito para o pagamento de contas bancárias, tornando o processo muito mais seguro e confiável. Já no ano de 2014, 15 lojas e restaurantes utilizavam a tecnologia para efetuar o pagamento de seus clientes.

Cerca de 1600 clientes estavam ativos no sistema, o utilizando como alternativa para pagamentos com cartões de crédito. Certamente, este é um método bastante seguro e ágil.

7 - Robôs com autonomia

Diversos filmes por aí já mostraram robôs capazes de pensar e agir de forma completamente independente. Este é o motivo de muitos medos atualmente, visto que algum dia, eles podem realmente adquirir esta capacidade e se rebelar contra nós, não acha? Bem, esta pode ser apenas uma teoria da conspiração, mas o fato é que já temos tecnologia para que robôs atuem de forma mais autônoma, mesmo que não sejam tão complexos.

Pesquisadores já foram capazes de desenvolver robôs que se levantam e andam sozinhos, sem a ajuda de um humano. No entanto, eles não tem muitas funções e não conseguem realizar muitos movimentos. Por outro lado, eles podem ser aprimorados nos próximos anos e adquirir a habilidade de reparar uns aos outros.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+