• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas que você nunca imaginou que aconteceram em Woodstock

POR Mateus Graff    EM História      15/08/17 às 18h47

Para os desinformados, o festival Woodstock aconteceu há exatos 48 anos atrás. A festa que incluiu grandes artistas como Janis Joplin, Santana, Jimi Hendrix, Joe Cocker e a banda The Who, com o público sendo regado com LSD, mescalina e Rock and Roll de primeira qualidade. Woodstock aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969, na fazenda pertencente a Max Yasgur, mas mediações da cidade de Bethel, EUA.

Pelo fato do festival estar completando 48 anos e ser o maior e mais memorável do mundo, a Fatos Desconhecidos tem todo o prazer de mostrar para vocês algumas histórias sobre o festival, alguns detalhes que os amantes de Rock and Roll terão o prazer de conhecer. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com as 8 coisas que você nunca imaginou que aconteceram em Woodstock:

1 - Duas bandas iriam tocar no festival, mas acabaram não tocando

O que pouca gente sabe é que o Jeff Beck Group, com Jeff Beck, Rod Stewart, Ronnie Wood e Aynsley Dunbar chegou ao fim poucas semanas antes do festival, e por isso eles não se apresentaram. Já a banda Iron Butterfly ficou presa no aeroporto de Nova York e não conseguiu chegar ao festival por meio de transporte terrestre. Eles pediram para os promotores da festa para enviarem um helicóptero. Os promotores enviaram um telegrama para eles com as seguintes palavras: "F*** You". A banda não conseguiu chegar ao festival.

2 - O lugar do festival foi transferido pelo fato deles não terem encontrado o lugar ideal

Inicialmente, os organizadores do festiva queriam fazer o evento perto da aldeia Woodstock, porém, pelo fato deles não terem encontrado um lugar adequado e disponível para fazer o festival, eles resolveram mudar o local. Eles chegaram a se instalar em um local industrial perto de Middletown, em Nova York, mas suas permissões foram revogadas um mês antes do festival começar. A sorte foi que eles encontraram um fazendeiro no Condado de Sullivan, Max Yasgur, que concordou em ceder sua fazenda para o festival. Sua fazenda era na cidade de Bethel, Nova York.

3 - Woodstock não aconteceu exatamente na fazenda de Max Yasgur

Bom, essa história é um pouco complicada. Na verdade, o festival não aconteceu na fazenda leiteira de Max Yasgur. Como era um festival grande, Yasgur disponibilizou um de seus campos de feno a cerca de três milhas de sua fazenda. Yasgur tinha a maior operação de lácteos do município de Sullivan na época, e ele possuía várias extensões de terra para seu gado e para o cultivo do feno. O festival aconteceu em um campo aberto, longe de sua fazenda.

4 - O cartaz do festival

O Woodstock Ventures contratou David Edward Byrd para fazer o cartaz do festival, que acabou passando o trabalho para um artista local. O cartaz ficou estilizado, floral e com uma mulher completamente nua, cercada de querubins, corações e flechas, porém, sem espaço para os nomes das bandas. Os donos das lojas locais se recusaram a exibir o cartaz, e os promotores acabaram encomendando um novo projeto para Arnold Skolnick. O cartaz de Skolnick era de uma pomba empoleirada no braço de uma guitarra com um fundo vermelho. As palavras que Skolnick escreveu no cartaz, "Three Days of Peace and Music", tornou-se um hino do festival, e sua pomba em cima do braço da guitarra acabou sendo reconhecida internacionalmente.

5 - A abertura do festival

O trânsito pesado impediu que as bandas que iriam abrir o festival chegassem a tempo, e os organizadores resolveram colocar Richie Havens as 17 e 15 da tarde de uma sexta-feira para abrir o Woodstock. Ele foi aclamado pela multidão e foi tocando até ficar sem músicas, decidindo improvisar uma versão de "Motherless Child", a qual ele acrescentou um verso com a palavra "freedom" repetida várias vezes. Esta versão transformaria-se em um sucesso internacional com o lançamento do documentário Woodstock em 1970.

6 - O único ato violento do festival

Durante os três dias de festival, não houve nenhum incidente de violência relatado entre o meio milhão de pessoas. Mas as coisas não foram bem assim. Quando Abbie Hoffman subiu no palco em um intervalo de músicas do The Who, ele começou a falar coisas sobre libertar John Sinclair da prisão. Pete Townshend, disse para sair do "meu palco" e acertou Hoffman na cabeça com o braço da sua guitarra. Hoffman deixou o palco, e o The Who continuou o show.

7 - Vários artista que estavam programados para tocar em Woodstock, tocaram em Bethel

Entre os artista estavam Santana, Joe Cocker, Hot Tuna (Jefferson Airplane), Starship (Jefferson Airplane), Joan Baez, Country Joe McDonald, Richie Havens, Melanie, Crosby Stills Nash & Young, Levon Helm (The Band), Arlo Guthrie, John Sebastian, Leslie West (Mountain), The Family Stone, e Furthur, Phil Lesh & Friends, e Ratdog (todos os Grateful Dead).

8 - Algumas pessoas nasceram no festival

Segundo relatos, um bebê nasceu dentro de um carro a caminho do festival, e outro nasceu em um hospital local depois de sua mãe sair do festival porque estava em trabalho de parto. As identidades desses bebês nunca foram reveladas, porém, existem inúmeras pessoas que afirmam ter nascido no festival.

E aí, sabem de mais alguma história sobre o festival que podemos acrescentar na matéria? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+