8 invenções chinesas que usamos no Ocidente

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      16/09/15 às 18h01

Nós ocidentais ao ouvirmos a menção de nomes como Japão ou China nos recordamos de suas peculiaridades orientais e associamos eles ao gosto exótico e saboroso de suas gastronomias, ou mesmo as sonoridades de suas músicas ou os seus olhos levemente "puxados".

Existem uma série de segredos e detalhes interessantes à respeito dessas culturas que influenciaram diretamente nos costumes dos povos ocidentais e que quase ninguém sabia. A China é responsável por uma série de invenções icônicas e úteis para o mundo inteiro, até mesmo nos tempos atuais. Você, por exemplo, sabia que o papel é originário daquelas 'bandas'?

Pois é caro leitor, essa e outras sete curiosidades relacionadas as invenções chinesas, você poderá conferir logo abaixo:

1- Papel

oldest-existing-printed-paper-chinese-570x461

O papel e algumas de suas nuances como o papel de moeda, a impressão em papéis e tecidos de animais, a xilogravura, foram invenções oriundas da cultura chinesa. O eunuco da corte Han chamado Cai Lun, é considerado o inventor do papel no século 1 a.C.

2- Pólvora

gunpowder

A pólvora foi um invento acidental, protagonizado pelos alquimistas chineses no século 9. Aliás, as primeiras armas de fogo apareceram no século 13 e foram bastante utilizadas pelos mongóis, auxiliando-os em seus feitos.

3- Bússola

compass-ancient-chinese

Na Dinastia Han os primeiros compassos de ferro, similares à bússola, já haviam sido inventados. Mas um objeto datado do ano de 1044 d.C com metal aquecido em água, inserido ao compasso de ferro, e que produzia a força magnética suficiente para mover a agulha magnética.

4- Caixão

ancient-coffin

Os chineses foram os primeiros povos a se preocuparem com os enterros de seus mortos. Os primeiros caixões e tumbas são datados de antes mesmo dos egípcios. Foram achadas ossadas dentro de troncos de árvores ancestrais, que com um teste de carbono apontaram evidências de 7.000 anos antes de Cristo.

5- Garfos

chinese-forks

Os chineses são os responsáveis pela crianção dos garfos. Os primeiros exemplares eram feitos de ossos, e foram descobertos e catalogados em cerca de 4000 mil anos, antes do ocidente 'inventá-los'.

6- Saúde Holística

ancient-chinese-medicine-421x600 (1)

Mais impressionante que a invenção do garfo, era a medicina chinesa. A medicina tradicional e popular da China é muito rica, e as crendices e costumes populares desses povos influenciou até mesmo a medicina moderna. No século IV já haviam cirurgias com pontos milimetricamente realizadas, nutricionistas imperiais, endocrinologistas. No ano 1110, por exemplo, eles foram capazes já de extrair hormônios sexuais da urina utilizando gesso e sabonetes naturais, por exemplo.

7- Menus de Restaurantes

chinese-menu-570x445

Um dos motivos pelo qual a cultura chinesa era à frente de seu tempo, era que esse povo realmente pensava a longo prazo. Os menus dos estabelecimentos comerciais alimentícios chineses nasceram para fornecer um guia para as pessoas famintas, principalmente para os visitantes e forasteiros.

8- Papel Higiênico

toilet-paper

A primeira menção oficial do papel higiênico na China, é atribuída por Yan Zhitui no ano de 589 aC. E mesmo na versão um pouco mais recente, documentos arqueológicos das impressões de um visitante árabe ao conhecer a China, datados de 851dC, descreviam o hábito dos chineses serem bastante higiênicos e usarem um papel fino para se limparem após as suas necessidades fisiológicas. Detalhe que nessa época, o restante da humanidade usava água, as mãos, pontas de madeira ou rendas para realizarem a higiene pós -defecação.

Sabia da origem de alguma dessas invenções? Os povos orientais, de acordo com a sua visão, possuíam um olhar diferenciado à respeito das coisas comparados a nós ocidentais? Compartilhe seu ponto de vista conosco!

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+