• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 mitos que todo mundo aprendeu sobre os dinossauros

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      11/09/18 às 19h12

Dinossauros são um grupo de diversos animais membros do clado dinosauria. As suposições são de que eles apareceram na Terra há pelo menos 223 milhões de anos e foram os dominantes do planeta por mais de 167 milhões de anos em toda a era dos dinossauros.

Todos temos o conceito de dinossauro bem fixado na cabeça, seja por programas infantis como Barney ou Família Dinossauros, ou pelos filmes de ficção científica como Jurassic Park. O fascínio por essas criaturas e a vontade de vê-las vivas não diminuiu com o passar do tempo e continua fazendo sucesso em filmes de Hollywood. Os filmes podem elucidar as pessoas para um assunto, mas também podem trazer vários pontos errados. Nessa lista vamos falar alguns desses erros que muitos acreditam serem verdades.

1 - Dinossauro

Muitas pessoas acreditam que basta colocar um "saur" ou "saurus" no final de um nome que automaticamente aquilo é um dinossauro. Isso não é verdade. Os dinossauros são um grupo de répteis que pertencem a espécie da coroa arcossauros, que por sua vez pertence à classe reptilia. Os arcossauros incluem pterossauros e répteis marinhos que, geralmente, são chamados de dinossauros voadores ou marinhos. O termo "dinossauro" só é referente aos vertebrados terrestres da Era Mesozóica.

2 - Velociraptors

Pronto, você leu o título de tópico e aquela criatura cinza, escamosa e grande já veio na sua cabeça, mas os velociraptors na verdade eram um pouco diferentes. Quando em seu tamanho máximo eles tinham cerca de dois metros de comprimento, da cabeça à cauda, e apenas meio metro de altura. Ao invés das escamas, como vemos nos filmes, eles eram cobertos de penas e pesavam somente 15 quilos.

3 - Movimentação

Na primeira metade do século XX, se acreditava que os dinossauros eram criaturas lentas. Mas pesquisas sempre mostram novas descobertas. As pesquisas que vêm sendo feitas desde a década de 1970 mostram o contrário. Os animais tinham um metabolismo acelerado, eram muito ativos, interagiam e até brigavam entre si. Os herbívoros eram mais calmos mostrando poucas atividades durante o dia.

4 - Cauda

É normal pensarmos que os dinossauros andavam com suas caudas arrastando no chão. Contudo, a verdade é que as pesquisas mostram que alguns herbívoros tinham tendões que enrijeciam sua cauda e que os carnívoros entrelaçavam as vértebras e usavam suas caudas duras para corrigir o seu caminhar. E a razão mais óbvia é que nenhum rastro de causa foi visto junto às pegadas de dinossauros descobertas.

5 - Extinção

Quando os dinossauros comandavam a Terra e caminhavam por nosso planeta, junto com os enormes vertebrados estavam os terópodes. E fazendo uma regressão evolutiva vemos que as aves são os descendentes que evoluíram dos terópodes que sobreviveram à extinção cretáceo-paleogeno.

6 - T-Rex

Quando Henry Fairfield encontrou um esqueleto quase completo de Tiranossauro Rex, em 1915, ele achou que o animal andasse em pé com suas patas traseiras, se assemelhando à um canguru. Esse erro logo foi corrigido, na década de 1960, quando os pesquisadores descobriram que na verdade o dinossauro andava praticamente na horizontal com sua cauda equilibrando o peso de sua cabeça.

7 - Cor

Enganam-se aqueles que pensam que os dinossauros eram todos cinzas. Os paleontologistas fizeram descobertas recentes e, em 2010, encontraram penas fossilizadas e bem preservadas de Anchiornis e viram que tinham cores como preto, branco e vermelho-escuro. Também descobriram que o Sinosauropteryx tinha penas alaranjadas, cauda listrada e marcas no rosto parecidas com às de um guaxinim.

8 - Gigantes

Presumir que todos os dinossauros eram gigantes é compreensível, já que os ovos que vemos são de um tamanho descomunal. Mas a verdade é que existiam extremos tamanhos entre eles, e alguns tinham 50 centímetros de comprimento e 20 de altura, sendo mais ou menos do tamanho de um gato.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+