5 novas descobertas sobre dinossauros

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      22/08/14 às 21h14

Dinossauros! Um tema real e histórico que confunde a realidade com a ficção. Afinal, é necessária uma dose razoável de imaginação para ver a Terra sendo coberta e disputada por feras gigantescas, de sangue frio, que hoje têm como parentes distantes pequenos lagartos e aves como a galinha.

Por sorte, não tivemos que disputar a sobrevivência no meio com essas máquinas de matar, e talvez seja justamente por isso que parecem tão míticas. Confira, então, algumas das novidades e atualizações que a ciência tem sobre o mundo dos paleontólogos:

1 - Maior que o T-Rex

leinkupallaticauda

Foram descobertas ossadas do Leinkupal laticauda, um gigante herbívoro, do período Cretáceo. Caracterizado como um "titanossauro", esse gigante podia chegar a mais de 20 metros de altura e 40 de comprimento, pesando mais de 70 toneladas. Foi encontrado na Patagônia, na Argentina, e ocupa atualmente o posto de maior dinossauro já encontrado.

2 - Que dentes grandes você tem

dakosaurus-03

Se você acha que tubarões são um problema, deveria conhecer o Dakosaurus maximus, recentemente descoberto, que tinha presas de 6 centímetros. Os animais tinham em torno de 4,5 metros de comprimento e são antepassados dos crocodilos, mas, apesar disso, sua boca funcionava como uma grande ventosa, que usava para sugar peixes inteiros vivos (e moê-los com seus dentes de triturador).

3 - Aves reptilianas

hamipterus-maurilio-oliveira

Os pterossauros são famosos em filmes e na mitologia que envolve os dinossauros, inclusive tendo possivelmente gerado algumas das lendas acerca de dragões, quando encontrados na antiguidade. Mas por, como os pássaros, terem ossos finos e leves, que não resistem ao tempo, sempre foi difícil para os paleontólogos encontrar evidências sobre o tipo de dinossauro.

Isso mudou quando uma grande quantidade de ossadas foi encontrada em Xinjiang, no noroeste da China, com mais de 5 ovos intactos, o que possibilitou estudos até então nunca feitos sobre a espécie Hamipterus tianshanensis.

4 - Ele queria ser um menino de verdade

o-PINOCCHIO-REX-facebook

Foi descoberto um dinossauro "narigudo", que recebeu o apelido de Pinocchio rex. Essa improvável homenagem foi publicada na Nature Communications, que explicou que o focinho desse réptil era até 35% maior que o de outras espécies. Viveu há 66 milhões de anos e seu nome oficial é Qianzhousaurus sinensis. Pinóquio é mais fácil de pronunciar, né?

5 - Chuta que é macumba

Gigantoraptor-erlianensis-Wikipedia-Commons

Se você achou que o apelido dado ao Pinocchio rex foi maldoso, devia saber o do Anzu wyliei: galinha do inferno. Viveu há 65 milhões de anos e tinha penas na cabeça, além de um esqueleto bastante estranho e que lembra o de uma ave. Teria 3 metros de altura e 3,5 de comprimento, com 226 kg e garras cortantes. Imagine um desse na ceia de Natal.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+