• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 maiores segredos que os astronautas querem que você conheça

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      11/09/18 às 18h54

Muitas pessoas já sonharam em ser astronautas. Experimentar a grande imensidão do espaço e ainda ter o privilegio de poder observar a Terra de tão longe com os próprios olhos, é definitivamente algo único na vida de qualquer ser humano. Além de que, a ideia de usar todos aqueles trajes e viver sob gravidade zero, parece empolgante num primeiro momento.

Dá até pra imaginar que os astronautas vivam de piruetas num loop infinito. Mas nem tudo é tão fácil como vemos nos filmes e produções hollywoodianas. A vida no espaço não é tão simples como imaginamos. E, por isso, hoje trouxemos alguns segredos que os astronautas querem que você saiba. Dessa forma, podemos ter uma ideia de como é viver tão longe de onde nascemos. Confira!

1 - Arrotar

Arrotar no espaço é basicamente impossível. Caso você tente fazer isso, o resultado sera mais parecido com um vômito do que um arroto de fato. Um astronauta teria 'desenvolvido' uma maneira de arrotar se empurrando de uma parede. O que criaria um efeito de gravidade artificial.

2 - Vomitar

Os astronautas passam por muitos treinamentos e simulações para que seus cérebros se acostumem com as condições no espaço. Diariamente eles utilizam um máquina para treinar seus cérebros, de modo que eles não fiquem desorientados e vomitem.

3 - Odor

Cheiros ruins podem aparecer em todos os lugares do mundo. E no espaço parece que a coisa não é tão diferente assim. Ao longo do tempo surgiram muitas histórias contadas pelos astronautas de que alguns ônibus espaciais e alguns modelos de naves não cheiravam tão bem. Mas para o bem geral, a Estação Espacial Internacional instalou um sistema para a filtragem do ar, o que ajuda a reduzir os maus odores.

4 - Os filmes não retratam a realidade

Nos filmes, as viagens espaciais são incríveis, e tudo parece muito simples, e até mesmo fácil. Mas a realidade não é nada parecida com o que é retratado na sétima arte. Os astronautas recém chegados ao espaço, muito comumente acabam se debatendo nas paredes por todo recinto até se acostumarem com a gravidade, a ponto de inclusive racharem seus capacetes.

5 - Espirros

Quando eles estão usando o traje espacial, com capacete e tudo mais, se por acaso surgir vontade de espirrar, o que eles podem fazer é posicionar a cabeça no peito e espirrar. Apesar de parecer um pouco nojento, é a melhor maneira para evitar ter secreções por todo o seu visor, uma vez que não existe uma maneira para evitar os espirros.

6 - Estar na água e no espaço são coisas diferentes

Alguns astronautas treinam debaixo d'água numa tentativa de simular a gravidade zero e também para testar como eles podem trabalhar sob pressão em certos ambientes. No entanto, estar debaixo d'água e estar no espaço, sob gravidade zero real, são coisas bem diferentes. Isso porque a água oferece uma resistência e a flutuabilidade acontece de maneira distinta.

7 - Música para acordar

Para que os astronautas acordem e tenham ciência de que estão na estação espacial ao invés de sua confortável cama na Terra, uma seleção de músicas ou até mesmo diálogos de filmes e programas de TV são selecionados para serem transmitidos para eles.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+