CiĂȘncia e TecnologiaCuriosidades

8 mitos sobre a tecnologia que vocĂȘ ainda acredita

0

A tecnologia veio a essa mundo para facilitar a vida do ser humano. Hoje, dependemos de mĂĄquinas e eletrĂŽnicos para praticamente tudo! Mas algumas informaçÔes polĂȘmicas sobre tecnolĂłgicos que circulam ainda deixam muita gente com o pĂ© atrĂĄs. O fato Ă©: a maior parte dessas informaçÔes Ă© falsa.

CĂąncer causado por celular, baterias de celular que explodem se ligados na tomada de forma contĂ­nua, os mitos sĂŁo vĂĄrios, e a maioria acredita fielmente neles como se fossem uma verdade absoluta. Muitas informaçÔes surgem, Ă s vezes, exatamente para “trollar” a população.

Confira 8 mitos sobre a tecnologia que vocĂȘ ainda acredita, e espalhe para os amigos. Vai que eles juram que esses mitos sejam de verdade.

1. Ficar com o notebook no colo pode te deixar estéril

homem-notebook-colo

Esse é um mito muito comum, e que muita gente acredita. Se um computador se superaquece, obviamente ele provocarå danos em sua pele, mas não existe nenhum estudo 100% comprovado de que usar o notebook no colo causa esterilidade, segundo o Dr. Robert Oates da Sociedade de Reprodução Masculina e Urologia dos Estados Unidos.

2. Smartphones provocam cùncer no cérebro

547_ext_arquivo

Informação falsa. Não existe prova científica de que os smartphones provocam cùncer no cérebro. Apesar de os celulares emitirem radiação eletromagnética, que pode ser absorvida por nossos tecidos, essa radiação é de baixa intensidade. Por isso, não hå indício de que seja prejudicial para o ser humano.

3. Limpar sua lixeira deleta permanentemente os dados

lixo-virtual-teclado-lixeira

Não é verdade. O que acontece é que, os documentos não são apagados: eles só deixam de ser visíveis para o sistema operacional. Quando o usuårio apaga um arquivo, o sistema operacional marca o espaço que era ocupado por ele como livre. Mas os bits com as informaçÔes continuam lå. Existem programas utilitårios que varrem a unidade de disco e recuperam arquivos que haviam sido apagados nela.

4. Recarregar o smartphone antes da bateria acabar por completo faz ela ficar viciada

28167359

Esse Ă© um dos mitos mais famosos, o de que a bateria do smartphone fica viciada se este for recarregado ente de ‘morrer’ por completo. As baterias antigar eram feitas de nĂ­quel-cĂĄdmio e sofriam de efeito memĂłria. A bateria “lembrava” o ponto onde a recarga começou no ciclo.

Entretanto, as baterias atuais são feitas de lítio-íon e não sofrem do efeito memória. Por isso, não hå vantagem em deixå-las descarregar-se completamente.

5. Quanto mais megapixels, melhor a cĂąmera

LG-KC910-Cellphone-

Uma maior quantidade de pixels na cùmera não necessariamente significa mais qualidade de imagem. Hå vårios fatores que interferem na qualidade da foto, como o tamanho e a tecnologia do sensor de imagem, a qualidade das lentes, a presença de um mecanismo redutor de vibraçÔes e o software que processa a imagem.

Em alguns casos, ter mais pixels no sensor pode atĂ© prejudicar a imagem. Num sensor pequeno, como o de um celular, para que haja muitos pixels Ă© preciso que eles sejam minĂșsculos.

6. Deixar seu smartphone plugado na tomada destroi a bateria

2013-10-23_celular_carregando

NĂŁo, seu smartphone nĂŁo vai explodir se vocĂȘ deixĂĄ-lo na tomada a noite toda. Os smartphones atuais, com bateria do tipo lĂ­tio-Ă­on, nĂŁo se estragam quando ficam ligados Ă  tomada. Simplesmente o carregamento para quando a bateria atinge sua capacidade mĂĄxima.

7. MacBooks sĂŁo imunes a vĂ­rus

screen-shot-2013-06-05-at-10-19-47-pm

A empresa Apple afirmou por muito tempo que seus MacBooks eram imunes a vírus, o que os tornava superiores aos computadores que rodam o sistema Windows, da Microsoft.

Porém, no ano de 2012 a Apple tirou do ar a pågina em seu site onde fazia essa afirmação. A mudança ocorreu após um malware do tipo cavalo de Tróia invadir milhares de computadores Mac. Ou seja, a suposta imunidade do Mac era só um mito.

8. Janelas privativas no navegador mantĂ©m vocĂȘ em modo anĂŽnimo

853038405199421

Pois Ă©, na verdade vocĂȘ nĂŁo estava fazendo nada escondido. Um estudo de 2010 da Universidade de Stanford descobriu que alguns complementos de browsers conseguem armazenar informaçÔes sobre a sua navegação em janelas privativas. Ou seja, vocĂȘ nunca estĂĄ totalmente anĂŽnimo na internet.

5 coisas que te ensinaram errado sobre a Idade MĂ©dia

Artigo anterior

32 coisas que estĂŁo destruindo os seus neurĂŽnios e vocĂȘ nem imaginava

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido