Ciência e Tecnologia

8 pequenos erros que podem arruinar seu celular

0

Os modelos de smartphone estão cada vez mais capazes de oferecer recursos variados em seus diversos modelos, mas uma coisa continua incomodando usuários de iPhones, Samsungs, Nokias, Motorolas, etc: a duração da bateria. É verdade que algumas duram mais que as outras, mas todas elas parecem durar pouco demais depois de certo tempo de uso do aparelho, que é cada vez mais essencial.

O problema, é que grande parte da responsabilidade pela durabilidade das baterias dos telefones pode ser culpa dos próprios usuários. Deixar o celular conectado na tomada enquanto você está dormindo ou deixá-lo descarregar completamente para poder voltar a colocar no carregador, por exemplo, são hábitos prejudiciais que muita gente reproduz acreditando que vai prolongar a vida das baterias.

Alguns desses simples erros comuns podem ser evitados para valorizar mais o seu celular e maximizar o poder de vida de sua bateria. Vamos conferir alguns deles.

1 – Usar qualquer carregador

Evite utilizar carregadores alternativos de fabricantes desconhecidos. Esses modelos não costumam incluir os mecanismos de segurança que protegem o aparelho de variações de energia e aquecimento, dentro outros. Uma falha de um adaptador pode acabar provocando danos irreparáveis à bateria ou ao celular. Se o seu carregador não é de um modelo original, pode danificar a performance da bateria, como capacidade de reter carga ou sua vida útil. É claro que os problemas só aparecem se esse hábito for frequente, o que significa que você pode contar com essas alternativas em situações de emergência.

2 – Carregar o celular na hora de dormir

Mesmo que seja um hábito completamente comum, não deixe o seu telefone carregando durante a noite! Isso pode provocar uma espécie de carregamento em excesso que é prejudicial para a saúde da bateria e acontece porque, ao chegar na carga máxima, a bateria continua recebendo energia, o que provoca uma alta tensão. O desgaste provoca uma espécie de cansaço na bateria, que faz com que ela tenha um desempenho menor por causa disso.

3 – Usar aplicativos que prometem melhorar a vida da bateria

Evite utilizar aplicativos que prometem melhorar a qualidade de sua bateria. A maioria deles, na verdade, afeita as baterias de forma negativa por estar consumindo energia do aparelho o tempo todo, mesmo quando rodando apenas em segundo plano. Além de forçar a utilização da bateria, eles desligam outros aplicativos de forma agressiva e podem diminuir o desempenho deles ou forçar reaberturas, o que também consome mais bateria.

4 – Apostar em carregadores rápidos

Alguns modelos de carregadores rápidos prometem recuperar a energia de sua bateria com mais velocidade que os carregadores comuns, mas utilizar esses modelos com frequência pode não ser positivo para a saúde de sua bateria. O processo envolve voltagens mais altas enviadas para as baterias, o que resulta em aumentos de temperaturas prejudiciais. Escolha carregadores de ciclos normais e comuns para fugir dos riscos.

5 – Carregar o celular o tempo todo

Permita que a bateria do seu celular se descarregue ao menos até abaixo de 20% antes de voltar a carregá-lo novamente. Recargas constantes e desnecessárias ajudam a diminuir a vida útil da bateria. Por outro lado, não é interessante deixar que a bateria perca toda sua energia, como veremos num próximo item. Além disso, garanta o carregamento alcançou ao menos 80% de carga antes de removê-lo da tomada, sem se preocupar em alcançar a carga máxima.

6 – Usar o celular enquanto está sendo carregado

Evite utilizar o seu celular enquanto ele está conectado em fontes de energia. Ao utilizar o dispositivo dessa forma, você promove aumento de temperaturas que são terríveis para a bateria e ajudam a diminuir a vida útil do dispositivo.

7 РUsar capinhas de prote̤̣o durante o carregamento

Se é recomendado utilizar capinhas de proteção para o uso diário do celular, na hora de conectá-lo à tomada, é recomendado que as capinhas sejam removidas. É natural que a bateria se aqueça durante o processo de recarga e as proteções podem agir como barreira que impedem a dissipação do calor. Se possível, remova a capa e deixe o telefone carregando com a tela para baixo, utilizando um pano ou flanela para proteger a tela..

8 – Deixar a bateria acabar completamente

Se você está com a bateria com carga baixa, é melhor conectá-la a um carregador antes mesmo dela chegar ao fim. Por mais que muita gente tenha a crença de que a bateria carrega melhor se tiver alcançado 0% de carga, a ideia não procede. Evitar que a bateria perca sua carga mantém a atividade dos componentes químicos que garantem a energia e o funcionamento dela e ajuda a prolongar a vida.

E aí, será que seus hábitos de recarregar o celular estavam corretos? Com essas dicas, agora você pode tentar rever alguns costumes e prolongar a bateria do celular do jeito certo. Aproveite para compartilhar a matéria com amigos e familiares que também precisam das dicas.

7 coisas surreais que alguns homens querem que as mulheres façam num relacionamento

Artigo anterior

Como funciona o cérebro de um psicopata?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido