• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 torturas psicológicas mais violentas utilizadas em humanos

POR Mateus Graff    EM Terror & Sobrenatural      18/08/16 às 18h20

Agressão psicológica é um tipo de agressão que visa primeiramente afetar o indivíduo psicologicamente (óbvio), ficando a violência física em segundo lugar. Esse tipo de violência ocorre sempre em uma relação desigual de poder, em que o agente exerce autoridade sobre a vítima, sujeitando-se a aplicação de maus tratos mentais e psicológicos de forma continuada e intencional.

A forma como é feita a tortura psicológica não provoca dor física em nenhum momento, mas a humilhação, estresse e angústia causada pode deixar cicatrizes psicológicas permanentes. E hoje, pensando em mostrar para vocês algumas técnicas cruéis de torturam, nós trouxemos 8 torturas psicológicas mais violentas utilizadas em humanos:

1 - Chantagem

001

Chantagem é considerada uma forma de tortura psicológica. Ela pode ser usada para coagir ou forçar outra pessoa a agir de forma involuntária devido à intimidação e ameaças feitas contra eles. Uma lei foi criada na Inglaterra, no ano de 2015, depois de um homem ter feito chantagem emocional para torturar a mãe do seu filho. O homem ameaçou se suicidar pelo fato de sua namorada ameaçar deixá-lo. Ele também monitorou as páginas das redes sociais da sua namorada, e controlou a sua vida por um bom tempo. Ele foi preso por seus atos e condenado a 15 meses de cadeia.

2 - Longos períodos de interrogatório

002

Interrogatórios muitas vezes dependem de métodos psicológicos para conseguir responder a certas perguntas. Os métodos psicológicos são usados especificamente sobre os detidos com o objetivo de fazê-los falar alguma coisa. Porém, tem havido muitas controvérsias ao longo dos anos para determinar quais métodos de interrogatórios são legais e quais seriam classificados como tratamentos cruéis e desumanos.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha publicou um documento sobre a tortura psicológica, que diz que a tortura durante os interrogatórios inclui métodos que são agressões físicas, mas sim métodos psicológicos utilizados durante os interrogatórios, que muitas vezes causam perturbação dos sentidos. Em interrogatórios policiais, os presos são questionados por um longo período de tempo, enquanto alguém o questiona, acusa e intimida. As vezes esses métodos podem fazer com que a pessoa assuma um crime que não cometeu.

3 - A privação do sono

2

Para praticar a privação do sono como tortura em um ser humano, eles devem ser mantidos acordados por até 180 horas. Durante esse tempo, as pessoas ficam muitas vezes em pé ou em posições desconfortáveis. As pessoas que passam por esse tipo de tortura, muitas vezes sofrem alucinações, pois a privação do sono é uma forma debilitante da tortura psicológica, porque ataca as funções biológicas profundas.

O núcleo da saúde física e mental de uma pessoa depende da quantidade de sono adequada que ela tem. Sem uma quantidade boa de sono, a tortura pode ser mais prejudicial e dolorosa do que qualquer outra. Os primeiros sinais da privação do sono incluem a sensação de fadiga, irritabilidade e dificuldade de concentração.

4 - Confinamento solitário

003

Confinamento solitário tem sido uma forma de tortura psicológica usada há séculos. Essa tortura é conhecida por trazer a loucura e até hoje é usada nas prisões. A pessoa começa a enlouquecer quando percebe que vão passar meses sozinha em um quarto. A falta de contato humano pode trazer a depressão e a ansiedade. Prisioneiros em confinamento solitário, muitas vezes começam a conversar sozinhos para combater a solidão, além de trazer a angústia física e mental.

5 - Humilhação pública

004

Humilhação pública é um tipo único de manipulação e tortura psicológica. Um exemplo é quando alguém tira fotos de uma pessoa nua e coloca na internet, sem o conhecimento da pessoa, bom, para muitos, essa pode ser a pior forma de humilhação pública. Isso acontece com bastante frequência na forma de cyberbullying, com adolescentes na escola. Os jovens enviam fotos nuas uns para os outros pensando que essas fotos nunca será divulgadas, e vocês sabem que a história é bem diferente.

6 - Tortura chinesa da gota de água

06

Esse tipo de tortura psicológica é feita com gotas de água que caem repetidamente na cabeça de um indivíduo. Embora as gotas de água parecem não prejudicar fisicamente a pessoa, as constantes gotas de água as vezes podem ser insuportáveis, trazendo fortes dores de cabeça e fazendo com que a mente vagueie, induzindo uma grande quantidade de agonia mental. Essa forma de tortura foi inventada depois de um homem observar gotas de água caindo em uma pedra, que acabou criando um buraco. Depois ele pensou, porque não aplicar esse método em humanos? Maldita ideia.

7 - Tortura com música

07

A música é considerada uma forma de entretenimento, mas você sabia que ela também pode ser usada como forma de tortura? A tortura com música é feia com o som bem alto, sendo tocada para pessoas mantidas em cativeiro. Atualmente, tanto o Tribunal de Direitos Humanos e das Nações Unidas Europeia proibiram o uso de música alta durante os interrogatórios.

Músicas com volumes extremamente altos criam uma vibração que viaja profundamente dentro dos ossos de uma pessoa, e viola o seu bem-estar. Tortura com música tem sido usada em regimes totalitários ao longo do século 20, e em uma variedade de outros contextos da Idade Média. Os detentos que sofreram com essa tortura também eram privados de sono enquanto eram obrigados a ouvir uma música. Uma curiosidade é que as músicas populares usadas pela CIA para tortura são: Eminem "The Real Slim Shady", Dope "Take Your Best Shot" e "Dirrty" da Christina Aguilera.

8 - A exploração das fobias

06-1

A exploração das fobias é frequentemente utilizada pelos torturados que conhecem suas vítimas ou são capazes de fazer as pessoas revelarem seus medos. As pessoas que tem medo de cobras, por exemplo, pode ser colocadas em uma sala sem saída e cheia de cobras. Como a pessoa está confinada, fica impossível se mover com uma dúzia de cobras rastejando pelo chão, certo?

Os torturados pode incluir qualquer coisa que os torturados tenham medo, desde medo de altura à visão de muito sangue. Esse método era muito usado pela CIA, e eventualmente foi usada nos centros de detenção dos EUA no Afeganistão e no Iraque.

E aí amigos, já conheciam todos esses métodos de tortura psicológica? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+